Celacanto Provoca Maremoto

Descobrir que a famosa frase Celacanto Provoca Maremoto foi obra do C@T deixou um vazio em minha vida. Felizmente um outro mistério surgiu para entreter minha mente complicada. Vejam que estranha pixação (em estêncil) achei nas ruas de Botafogo; alguma idéia do que seja?


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Eu sei o que é

    Criei uma comunidade no orkut pra mudaram a merda da música da ligação a cobrar.

    Esta é uma extensão da campanha.

  • PGMULLER

    Tambem pensei nisso, mas não sabia que tinha esta comunidade no ORKUT.

  • Cardoso,

    a objetividade, mesmo que verdadeira, magoa a poesia, independente dos movimentos acima mencionados, a frase solta pichada na parede de um viaduto, mostra a mim a desorganização urbana global e desorientação mental de todos, hoje aqui, amanhã ali, depois do sinal ou farol, ou fumaça, algum indicativo do outro, solicita ; " me diga: onde estás? "

    lembro a vc uma outra, " ninguem me ama, ninguem me quer, ninguem me chama de Baudelaire", atribuida ao falecido Cacaso.

    bom sábado

    AWUÍKA !

  • Xará Cardoso, já que tocou no saudoso Celacanto Provoca Maremoto, ouso então relembrar o grandioso Gilson de Abreu Marinho, contemporâneo meu nas escritas murais urbanas. Só que ele era um ativista limpo, escrevia apenas em giz. E escrevia poesias. Numa delas, ali perto do Shopping Rio Sul, ainda num dos tapumes azuis da construção do metrô, escreveu o mestre: "Se eu fosse o banco do carro / Que diriges com leveza / Eu tirava muito sarro / Desse rabo de princesa." — c.a.t.

  • marco figueiredo

    Cardoso,

    Aqui me tens de regresso e suplicante te peço…

    brincadeira…não peço nada e ainda te dou bom domingo e te digo que re-citei este teu post na GL…

    Maremotos ainda são dependentes de Celacantos, como os poetas dependem de giz e parede, ou será que é ao avesso ?

  • Marcelo Bragança Rua

    O título do episódio National Kid Contra os Seres Abissais, do seriado japonês National Kid, patrocinada pela National Electronics Inc (atual Panasonic) e exibido pela televisão brasileira, durante a década de 1960), deu origem a uma famosa pichação.

    No filme, um sinistro oceanógrafo adverte um grupo de garotos: "Não se aventurem nas profundezas dos oceanos. O celacanto quando se enfurece emite grandes ondas de ódio". A frase, Celacanto provoca maremoto, aparentemente enigmática, tornou-se onipresente nos muros do Rio de Janeiro, em 1977. O autor da pichação era o jornalista carioca Carlos Alberto Teixeira, então com 17 anos. Na mesma época, havia uma outra pichação, o Lerfá Mu. Os dois pichadores estudavam na PUC-Rio e inicialmente eram rivais. Inspirado nestas pichações foi lançado, em 1979, o filme Lerfá Mu escrito e dirigido por Carlos Frederico Rodrigues.

    Na mesma época, a frase inspirou a ação de um hacker, que sabotou o computador de Instituto Militar de Engenharia, um IBM 1130, substituindo a função raiz quadrada (SQRT, square root) por outra, de mesmo nome. A nova função calculava normalmente a raiz quadrada, mas, como brinde, a cada dez frases impressas, uma era "Celacanto Provoca Maremoto", Coelacantus agitat mare ou similares.

    (FOnte: Wikipedia.)

  • João Tolentino

    Hahahahahaha, agora fui surpreendido!

    Fiz este stencil em 2003/2004, e saí para mandar um rolé por botafogo com o camarada "Thiago Lara" que na época tinha feito um stencil que dizia "Hello Kitty de cú é rola". Fizemos na Voluntários, Mena Barreto e São Clemente. COM CERTEZA NÃO TINHA NADA A VER COM ESSA TAL COMUNIDADE DO ORKUT… fala sério.

    Falta uma informação chave nessa equação pra vocês pegarem meu objetivo! Esta parede tinha muita textura o que ajudou a criar o mistério, mas a imagem em duas cores é a do presidente BUSH falando ao telefone.O Bush pra quem não se lembra incomodava bastante… na época eu tava muito ligado em uns videos que estavam questionando o 11/09 (destaco o "911-Loose Change" e "Surplus") eu ficava puto com a cara de pau que ele fazia saca… sempre sonso, evasivo. Um dia numa conversa com amigos eu brinquei que ele era tão FDP que devia ligar a cobrar pras pessoas e isso ficou na minha cabeça. Comecei a achar que esta imagem fazia sentido! No entre linhas, se fosse no chapolim seria assim: – Ó, mas e agora, quem será o FDP que vai me ligar a cobrar???

    Em fim, isto já tem tempo, e eu estava pesquisando "celacanto provoca maremoto" para um novo trabalho quando o google images me mostrou a imagem do stencil que me levou ao seu post. Curti relembrar assim como ler os desdobramentos.! Deixo um obrigado e um abraço após o sinal! túúúúúúú.