Babel Trek

Compartilhe este artigo!

_E qual é o problema do planeta então, Spock ?
_Fascinantemente simples, meu bom doutor McCoy. Há 50 anos eles mal haviam descoberto usos práticos para a eletricidade. 30 dias atrás uma de nossas sondas detectou explosões atômicas na superfície de Taxmar. Neste momento eles estão desenvolvendo protótipos rudimentares de espaçonaves movidas a fusão nuclear. Simplesmente eles pularam todo o processo de foguetes químicos. Nessa progressão em mais 50 anos eles descobrirão o segredo da Dobra Espacial e se espalharão pela galáxia. Crianças com poderes de reis. Eles cometeram o maior -se me permite a palavra- pecado que uma civilização pode ousar: Poder sem maturidade.
_E o que causou isso, Spock ?
_Fácil, doutor. Os Taxmarianos são extremamente inteligentes, e nenhum simples habitante do planeta deixa de se distinguir em alguma área do conhecimento. A massa crítica de cérebros para desencadear tal salto tecnológico já existia, mas eles não conseguiam se comunicar. graças a nós, esse “problema” foi resolvido, e todos eles falam a mesma língua.
_Como, “graças a nós” -perguntou McCoy, indignado.
_Uma de nossas sondas orbitais deixou de se comunicar com a Base Estelar 47, responsável pelas pesquisas neste setor. Apesar de muito difícil de acontecer, esse tipo de revés existe, e é tido como normal. Outra sonda foi providenciada, e a sonda muda foi esquecida. Descobriu-se depois que um meteoro passou próximo à sonda, tocando-a de raspão. Sua órbita foi alterada, e graças a mecânica celeste um barco de pescadores observou uma estrela cadente mergulhar no oceano, voltar à tona e começar a emitir um bip de localização.
_Bonito, eles pegaram uma sonda nossa. E daí ?
_E daí que, depois de analisada por uma junta de notáveis cientistas, nossa sonda foi desmontada, dissecada e, o que é pior, entendida. Entre outras coisas que eles descobriram, foi o nosso Tradutor Universal. Graças a ele todas as nossas comunicações com a maioria das raças da Federação acontecem de forma transparente. Ou o senhor acha mesmo que todos os Vulcanos falam Klingon, Andoriano ou Rigeliano ?
_Eu sei o que é o Tradutor Universal, seu petulante de sangue verde.
_Então o senhor deve imaginar o impacto que ele teve, ao ser copiado e difundido pelo planeta. Logo a sociedade inteira, não só a ciência, avançou de forma assustadora. Muita coisa não era sequer produzida. Ainda na prancheta de projetos se tornava obsoleta de um dia para o outro.
_E você acha que esses Taxmarianos vão representar uma ameaça para a Federação ?
_Eu não acho nada, doutor McCoy. Quem acha são os psicólogos da Federação. E a ameaça não é para a federação, mas para milhões de planetas em condição de inferioridade. Os Taxmarianos estão começando a falar em Espaço Vital e supremacia da Raça Taxmariana sobre as outras intelectualmente inferiores.
_E nós temos o direito de impedi-los ?
Calado até então, James Kirk opinou:
_A questão, meu caro doutor, é: Nós temos o direito de intervir, ou temos o dever de intervir ? Fomos nós que os lançamos nessa corrida tecnológica, mas como podemos retirar o conhecimento que eles obteram ? Nós já enfrentamos situação semelhante, mas, se todos se recordam, os Klingons deram armas de fogos para uma facção de uma luta tribal, e nós demos as mesmas armas para a outra facção, depois de impedir os klingons de futuras intervenções. Nesse caso é tudo mais complicado.
_Com certeza, mas nào estamos violando a Diretriz-Primeira ?
_Um problema filosófico e tanto, senhor Scott. Vejamos o que diz a Diretriz. Computador ! -disse Spock- leia para nós o texto da Diretriz-Primeira.



Compartilhe este artigo!