MMBLOG.COM.BR Alternativa Nacional para Blogs Móveis

Compartilhe este artigo!

O mercado de blogs mobile sempre foi meio desprestigiado, talvez por causa do virtual monopólio do Textamerica e sua interface depressiva. Agora surgiu uma alternativa bem interessante, em português, voltada para todo tipo de dispositivo, inclusive celulares.


telainicial.jpg
Tela inicial do MMBLOG
Clique para Ampliar

Vários serviços oferecem envio por email, mas além de exigir uma configuração extra, nem todo aparelho celular é bem-comportado nessa área. Mais ainda, aparelhos menos favorecidos não dispõem desses recursos.

O pessoal da Compass desenvolveu um serviço que supre várias dessas necessidades:

  • Envio por email
  • Envio por SMS
  • Envio por MMS
  • Thumbnails automáticos
  • Suporte a Imagens
  • Suporte a vídeos
  • Suporte a áudio / MP3

O site do serviço, http://www.mmblog.com.br é agradavelmente limpo, livre do excesso de poluição que afeta a maioria dos sites semelhantes. O cadastro é feito baseado no número de seu telefone celular. Dei sorte do Fernando, da WinCEBrasil ter divulgado, se tivesse dado de cara com a URL acharia que era o blog de um desafeto meu, e passado direto ;)

Foi levantada a hipótese do site ser uma forma de colher telefones válidos e enviar spams. Absurdo, não há motivo para tanto trabalho. Basta identificar os prefixos válidos das operadoras, e fazer um programa que adicione números, de 0000 até 9999 montando a lista. Não exatamente física nuclear.

Não há confirmação de segurança por email, acho que estão trabalhando em outras features, para depois se dedicarem aos pontos menos prioritários. Espero que não demorem.

adminconta.jpg
Tela de identificação do blog.
Clique para Ampliar

A criação do moblog é rápida e simples. Você define no nome, uma breve descrição, faz upload de sua imagem de identificação e voilá. Seu moblog está no ar. A possibilidade de utilizar um slogan é um toque interessante. Todas essas opções, inclusive o endereço do moblog são alteráveis posteriormente.

O endereço gerado é no formato:

http://blogs.mmblog.com.br/

O meu está no endereço:

http://blogs.mmblog.com.br/ccmobile

Existem seis estilos básicos de blogs disponíveis, não há opções de customização de cores, criação de caixas personalizadas ou edição da sidebar. Para os usuários do Blogger, WordPress ou MovableType, lembre-se que estamos falando de um MOBLOG, feito para ser alimentado de um celular, E visualizado em dispositivos portáteis. Quanto menos complicação no layout, melhor. O que vale é o Conteúdo, e não me consta que Shakespeare precise de figuras.

Após a inclusão dos dados iniciais, seu blog é montado. Não há necessidade de “remontar” o blog quando de alguma alteração, todo o conteúdo é dinâmico.

Envio de Mensagens

Existem 3 formas básicas de enviar mensagens, todas atreladas a seu número de celular:

  • SMS – somente para textos
  • MMS – textos, vídeos e imagens
  • MMS-Email – para operadoras que não sejam Claro e Tim


enviosymbian.jpg
Envio por MMS

A mais barata é por email. Basta configurar seu celular para enviar a mensagem utilizando como remetente o email cadastrado no site. As operadoras costumam fazer pacotes de MMS / SMS, inclusive nos pré-pagos. Isso pode evitar a tarifação, que é sempre por parte da operadora. O MMBLOG não cobra por seus serviços.

Fiz alguns testes de envio. O processamento não é instantâneo, em alguns casos foram precisos uns dois minutos. Como é um blog, não um jogo da Copa, não vejo problemas.

No envio por email, o subject da mensagem se torna o título do post.


novopost2.jpg
Tela de Criação de Posts do site
Clique para Ampliar

Uma dica importante: Crie uma entrada MMBLOG, MOBLOG ou algo parecido em sua agenda de endereços, e nela coloque o número 1185095000. Não confie em seus dedos, você fatalmente cometerá um erro em algum momento, enviando seu post para algum pobre coitado que não tem nada a ver com o peixe.

Imagens

As imagens do teste foram via mensagens MMS. Recebidas corretamente, junto com o resto do post. O posicionamento é determinado pelo servidor, assim como o tamanho, o que permite uma padronização de layout. As imagens, quando maiores que o original, são clicáveis, abrindo em outra janela. Faltou apenas um javascript com um this.close() na janela aberta, para evitar poluição, mas isso é algo absolutamente menor.


mmblogteste1capa.jpg
Visualização via Celular
Clique para Ampliar

Permalinks

Em teoria um permalink é um link fixo para um artigo em um site dinâmico. O MMBLOG disponibiliza permalink, iguais os blogs mais tradicionais. assim é possível colocar um link direto para um post. Ponto negativo não usarem permalinks amigáveis a search engines, isso no futuro irá diminuir a classificação de suas páginas no Google. Sites de busca odeiam parâmetros passados com interrogação e similares. Ponto positivo por desenvolverem o site em PHP, que é o caminho a verdade a luz e a vida.

Vídeos

Enviei um vídeo via MMS, gravado do Nokia 6600. Dado o retorno de visitas de meu post ensinando a converter vídeos 3GP para AVI, deduzo que não é uma atividade corriqueira. A maioria dos programas tem ojeriza ao formato, mas aparentemente alguém fez o dever de casa. O vídeo não só apareceu no post, como estava convertido e domesticado por um player em Flash, bem-comportado o bastante para funcionar no Explorer E no Firefox.

Veja neste link o post com o vídeo.

Áudio

Tentei enviar um arquivo de áudio AMR, mas não fui bem-sucedido. O post foi para o limbo. Lá se vão meus planos de um podcast via celular contando as aventuras dos assaltos a banco que terei que praticar para pagar a conta do GPRS.

Favoritos

Ou blogroll, ou bloglist. Um pequeno campo na sua sidebar, onde são incluídos os blogs de seus amigos. Ao visitar outro blog hospedado no MMBLOG, basta clicar em “Adicionar a Favoritos” e o link passará a constar em sua lista. É possível remover e alterar a ordem dos favoritos, no meu de administração. Não é possível incluir links de fora.


favoritos2.jpg
Admin de Favoritos
Clique para Ampliar

Syndication

testesymbian1.jpg
Links RSS no Symbian

O MMBLOG é bem simpático a agregadores RSS. Disponibilizam três versões, RSS 0.92, 1.0 e 2.0 dos feeds de cada blog, tanto dos artigos postados quanto dos comentários. Só não estão usando o ícone padronizado novo de RSS.


rss.jpg
Sage – Leitor RSS no Firefox mostrando o feed do mmblog
CLique para Ampliar

Contato e Ajuda

Como programador eu também odeio escrever helps, e o pessoal do marketing sempre tem algo mais nobre a fazer. Assim não há uma fartura de informação. Para o usuário em CNTP, a ajuda é suficiente, já para o usuário com problemas, pode não ser. Felizmente o suporte via email funciona muito bem. Fiz um contato, rapidamente respondido, de forma pessoal, sem aquelas mensagens automáticas que todos odeiam.

A parte de “esqueci minha senha” está muito bem resolvida. Como toda a aplicação gira em torno do telefone celular, nada mais lógico: Sua nova senha é enviada para seu celular, via SMS.

Uso no Celular

Nada impede que você se conecte, via um browser decente, e gerencie seu MMBLOG do celular. Por ter um layout minimalista, ele entra em boa velocidade, se encaixando em uma tela Symbian sem problemas. A única dificuldade encontrada foi na parte de vídeos, pois não existe player FLASH para Symbian, assim os vídeos gerados no celular e enviados a partir dele não são mostrados. Essas são as ironias da vida. Talvez no futuro uma função detecte o agente e envie os dados de acordo, passando um link direto para o arquivo original, bem como contornando outras limitações de layout.

Mesmo assim é recomendado utilizar leitores RSS ao invés de browsers, quando acessando de celulares. Sai mais em conta.

Conclusão

Existe um fenômeno comum a toda aplicação que chega “tarde”. Ela tende sempre a ser comparada com os líderes de mercado, mesmo que a proposta seja outra. Quando o Google Talk apareceu, todo mundo achou lindo, como era leve, bem mais simples que o MSN. Tempos depois começaram a reclamar da falta de features.

Seria extremamente injusto comparar o MMBLOG com o Blogger ou o WordPress. Não é o objetivo. A idéia é uma alternativa em português, simples e que tende a se sofisticar. Se forem espertos e ouvirem o input dos usuários, podem se dar muito bem. O Flickr começou assim.

Muitas features que faltam não são necessárias no momento, como uma ferramenta de buscas. Ainda não há massa suficiente de blogs móvels para justificar a criação de uma.

Gostei da rigidez do layout, evita a criação de blogs que mais parecem a penteadeira de uma “dama que troca favores por dinheiro”, e foca no conteúdo, que é o que importa realmente. Também facilida a vida de quem acessa via dispositivos móveis.


loginsymbian.jpg
Login, funcionando via celular

O uso de tecnologias da moda, como AJAX, foi evitado. Excelente. Meu celular não gosta muito daquela tonelada de javascript rodando em background. O Flash foi usado muito pouco. Só quando realmente necessário.

As instruções ainda estão bem vagas, um usuário realmente novato pode ter problemas. Sugeriria mais textos, ou pelo menos links explicando os conceitos de SMS, MMS, etc.

A Interface está muito limpa. Não vai durar, eu sei, mas por enquanto é bom.

Os permalinks vão ser problemáticos. Qual post é mais fácil de identificar?

http://www.mmblog.com.br/index.php?blog=114&title=user114_post05&more=1&c=1&tb=1&pb=1

ou

http://www.mmblog.com.br/cardoso/02/16/06/teste-via-email ?

No geral é um serviço que cumpre o que promete. Isso é mais do que se pode dizer da maioria das startups por aí. Fugiram das buzzwords da moda, não se preocuparam com tagclouds, tons pastéis e fontes enormes (OK, eles gostam de fontes enormes) e principalmente não estão se vendendo como “WEB 2.0”. Estão vendendo a tecnologia.

O serviço me parece interessante, vale a pena experimentar Me tornei usuário e irei utilizá-lo “de verdade” neste final de semana, durante uma pequena excursão para a Terra da Garoa.



Compartilhe este artigo!