Comprovado: Celulares podem explodir

Compartilhe este artigo!

bigbang.jpg
Em uma reviravolta dos fatos, nossa equipe investigativa comprovou o que você já imaginava: Seu celular pode explodir sim, mas os fabricantes escondem de sua vista essa informação. Veja depois do clique as provas irrefutáveis do poder explosivo desses dispositivos, bem como provas de que sua casa está cheia de bombas-relógio esperando para transformar seu lar em um inferno de destroços e chamas.

Agora que obtive sua atenção, vamos lá. Novas tecnologias (mesmo uma “nova tecnologia” dos anos 50) atraem arautos do apocalipse, gente que culpará todos os males da humanidade como oriundos desses equipamentos.

Com os celulares não é diferente. Afirmações de que estamos em um mar de ondas eletromagnéticas são descartadas, os míseros 10 miliwatts de um celular são mágicos, causam muito mais danos que a estação de rádio na esquina da minha rua, jogando 10 mil Watts no ar.

explosao.jpg
Explosão de celular, segundo a mídia

Agora surgiu a moda dos “telefones que explodem”. Pelas descrições temos equipamentos com alguns quilotons detonando bairros inteiros. Na prática o que se viu até hoje foi calor, com alguns casos do aparelho pegar fogo. Ou, mais precisamente, a bateria.

Um aparelho celular não tem nada que efetivamente pegue fogo. Não há um centelhador, não há capacitores químicos, alta voltagem, nada. O único ponto vulnerável na equação é a bateria, mas dizer que “a bateria pegou fogo” não vende jornal.

“Baterias não deveriam pegar fogo”

Concordo. Baterias só pegam fogo por defeito de fabricação ou acidentes, como curto-circuitar os terminais. Isso gera um superaquecimento da bateria. Não é culpa do fabricante, reações eletroquímicas geram calor, não há o que fazer, ninguém mais desrespeitar as Leis da Termodinâmica em nome da segurança.

Eu uma situação dessas, a energia não tem para onde ir, o circuito é ótimo, tecnicamente. Não há “trabalho”. A saída, respeitando mais uma vez a Termodinâmica, é essa energia se transformar em calor.

Uma bateria decente terá dispositivos de proteção e capacidade de resistir a um curto-acidental sem pegar fogo. As baterias xing-ling de R$10,00 que os “espertos” compram no Camelódromo e no StandCenter já não são tão seguras.

“Mas como ninguém nunca me avisou disso?”

Avisaram sim. Se você não presta atenção, ninguém pode fazer nada. Veja o que diz uma bateria normal de celular:

baterias2.jpg

Isso mesmo, pode explodir se danificada ou jogada no fogo. Duvida? Clique na imagem abaixo, para ampliar…

baterias.jpg
Nada demais, uma BL-5C padrão da Nokia. Como milhões que existem por aí. SIM! milhões de baterias de celular, prontas pra explodir ao menor acidente! ou não?
Na verdade não. A possibilidade de uma bateria decente explodir é tão pequena quanto a possibilidade de um celular soltar uma faísca e explodir um posto de gasolina. O alarmismo em torno dos celulares é tão grande para as baterias quanto para os postos, o anúncio colocado nos postos exigindo que se desligue o celular depõe contra o conhecimento científico de nossa classe dirigente, apenas.
Duvido que algum deles entenda o conceito de “Motor a explosão”.
Pela presença dos avisos nas baterias, fica claro que o lobby dos paranóicos é mundial. Afinal, ninguém pede avisos de perigo iminente em botijão de gás, garrafa de álcool, conhaque, vodca ou fornos de microondas. E todas essas coisas podem explodir. Chuveiros elétricos também. Você acha seguro carregar 70 litros de líquido altamente inflamável a 80Km/h a menos de 20cm do chão? Pois é, seu carro faz exatamente isso.
Curiosamente carros não vêm com aviso de que podem explodir, mesmo com Hollywood nos catequisando da flamabilidade dos automóveis.
“Mas os celulares são especialmente malvados, certo?”

Da mesma forma que a radiação eletromagnética dos celulares é diferente de todo o resto das ondas de rádio do planeta, pelo visto as baterias também são. Afinal, ninguém reclama de controles remotos, lanternas, palms, walkmans, CD Players, máquinas fotográficas ou vibradores explodindo, reclama?

Pois deveria. Veja o que diz uma pilha comum:

baterias3.jpg
Clique para ampliar

Isso mesmo… também pode explodir. E nem é por ser alcalina, veja uma amarelinha comum:

baterias5.jpg

Isso, “As pilhas poderão explodir”.

Não vou disputar no caso dos vibradores, mas a quantiade de radinhos de pilha é muito maior do que a de celulares. Quem já ouviu falar de uma pilha explodindo nessas circunstâncias?

Dessa forma, há uma chance ínfima de você dar azar e ver seu telefone em chamas. Mais fácil ganhar na Sena.

Seguindo os passos abaixo, você estará perto de zero de ver seu Celular ou seus gadgets à pilha explodindo:

  1. Nunca compre baterias ou pilhas falsificadas
  2. Nunca feche o circuito entre os terminais da bateria.
  3. Não molhe sua bateria. Irá produzir o número 2, mais Hidrogênio.

As dicas valem para pilhas também. Aliás, tudo vale para as pilhas inclusive a prova de que é tudo uma grande paranóia injustificada. Mas se mesmo assim você está pensando duas vezes em usar seu celular por causa dessas noticias, faça um favor a nós dois; Jogue na Sena.



Compartilhe este artigo!