Espionando o Flickr

Compartilhe este artigo!

flickrlogo.jpg

O truque que vou ensinar aqui não é ilegal, não envolve nada mais que inventividade, é só um grande economizador de tempo. Permite que você acompanhe os comentários públicos feitos por outra pessoa no Flickr. É útil quando alguém que você admira posta muitos comentários. É um truque muito fácil de implementar, seja você uma dona de casa, cozinheiro amador, um idiota apaixonado ou só queira quebrar o gelo.

morpheus.jpg
What you must learn is that these rules are no different than the rules
of a computer system. Some of them can be bent. Others can be broken

Lógica do funcionamento:
O Flickr disponibiliza varios feeds RSS, entre eles um para os “últimos comentários feitos pelo usuário”. Alterando a ID na URL, você visualiza o feed, mas de outro usuário.

Se você tem uma conta no Flickr, vá para sua página inicial, em http://www.flickr.com. Veja do lado direito, o link “Comments you’ve made”, conforme a figura abaixo:

flickr1.jpg
Link de comentários recentes destacado

Clicando nele, somos levados para uma página onde temos as fotos que você comentou e foram recentemente atualizadas. Assim você, em teoria, pode acompanhar as discussões, mesmo que alguém responda a um comentário seu de meses atrás.

No rodapé desta página, temos um link para o RSS.

O formato é:

http://www.flickr.com/photos_comments_feed.gne?
user_id=34972182@N00&format=rss_200

O Pulo do Gato

pulodogato.jpg

Os feeds do Flickr são públicos. Não há qualquer segurança impedindo o acesso a esse ou outros feeds. O usuário também não é encriptado. Alterando o user_id na URL do feed irá exibir os comentários do novo usuário.

Descobrindo o User_ID
A maioria das páginas do Flickr usa o formato de username por extenso, “cardoso”, por exemplo. Para descobrir o user_id de seu objeto de atenção, vá para a página de fotos dela(e). Geralmente no formato:

http://www.flickr.com/photos/cardoso/

Trocando o username, claro. Nela, desça até o rodapé. Há um feed RSS:

flickr2.jpg
Rodapé da página de fotos de um usuário Flickr

Copie a URL do RSS ou do ATOM para um Notepad ou equivalente. Será algo equivalente a:

http://www.flickr.com/services/feeds/photos_public.gne
?id=34972182@N00&format=rss_200

Notou a presença do user_id, aqui chamada apenas de “id”? Copie o código, inclua na URL do feed de comentários, como a abaixo:

http://www.flickr.com/photos_comments_feed.gne
?user_id=<INSERIR ID AQUI>&format=rss_200

Pronto. Copie a nova URL para um leitor de RSS, pode ser um online, como o Google Reader. Agora cada vez que seu leitor de RSS verificar o feed, irá identificar se aquela pessoa fez um novo comentário, ou alguma outra foto comentada por ela foi atualizada.

MWSnap012.jpg
Google Reader com feed de comentários

Que tal? Sei que esta dica vai despertar polêmica, mas eu sempre tive fama de malvado mesmo…

cartman.jpg

* Logo feito com o Flickr Logo Maker.



Compartilhe este artigo!