Alguém que dorme com as galinhas acessa este blog

Compartilhe este artigo!

Embora eu duvide que o George Clooney ou o Dado Dolabella visitem o Contraditorium, não posso deixar de suspeitar. Quase todo dia, bem cedo, por volta de 6 da manhã, tenho visitas e cliques nos banners. Ou seja, alguém que além de consumir o conteúdo consome a publicidade.

Isso não é normal.

Mesmo removendo os robôs, o blog consegue ter visitantes todas as horas do dia, mas de todos os perfis e hábitos dos leitores, o Clcador Matutino é o que mais me intriga. Acho que tenho um benfeitor anônimo que sofre de insônia.

O normal dos cliques em banners é acompanhar a visitação, então cliques matutinos são desproporcionais, uma espécie de falha na Matrix. Vejamos meu gráfico de acesso de um dia normal, com uma legítima análise ₢ Cardoso:

Entre 03:00AM e 07:00AM a visitação atinge seu nível mínimo, em geral 3:00AM é o pior horário. Só loucos como eu estão acordados. Entre 6:00AM e 7:00AM então mesmo quem conheça o blog ou está acordando ou se preparando para levantar e ir trabalhar. Assim, os números também são baixos.

08:00AM até 09:00AM o pessoal está se acomodando no trabalho, pegando um café, ligando o micro e checando os sites. A visitação sofre uma subida acentuada, atingindo o 3o maior pico do dia.

10:00AM é a hora que o pessoal começa a trabalhar efetivamente. Notem a queda nas visitas. Isso vai até 11:00AM, quando os emails já foram enviados, meia-dúzia de linhas (de código ou de relatórios) escritas e é hora de pensar no almoço.

Entre 11:00AM e 12:00PM temos quase nenhum aumento. É compreensível, faz parte do momento do dia onde todo mundo começa a decidir onde vão almoçar. O tráfego de Instant Messengers chega às nuvens.

Entre 12:00PM até 14:00PM, o maior pico do dia.Ninguém decidiu onde almoçar, então os visitantes gastam seu tempo visitando sites. Só conseguem sair para almoçar quase duas horas da tarde, pombas gente!!!! (sim, já passei muito por isso).

Entre 15:00PM e 18:00PM algum trabalho é feito. Os acessos são menos frequentes, com uma queda perceptiva à medida que o final do expediente vai chegando.

Entre 18:00PM e 19:00PM temos um aumento de visitação. Embora teoricamente seja o horário que o pessoal está em trânsito, na verdade o chefe esperto pediu pro sujeito ficar até mais tarde pra terminar o relatório / rotina / modelo, que será usado na reunião do dia seguinte. Conhecendo seu gado, o sujeito esperará o chefe se mandar 17:40, dará mais 20 minutos e passará as próximas uma ou duas horas piranhando na Internet esperando o trânsito melhorar. O relatório? Fará no dia seguinte, por volta de 10:00AM. A diretoria sõ chega às 11:00AM mesmo…

Entre 19:00PM e 21:00PM está todo mundo na rua, ou chegando em casa. A visitação cai novamente, enquanto o pessoal vai jantar. Muita gente come com o prato na frente do micro, pelo jeito.

Entre 21:00PM e 22:00PM há uma queda acentuada, indicando que ou o pessoal foi cumprir suas obrigações conjugais ou está assistindo Lost. Segunda opção, se forem usuários Linux.

De 23:00PM até 00:00AM é o último pico do dia. Depois de um bom tapa na aranha, os visitantes deixam a patroa esbaforida embevecida e descabelada (estou sendo bem otimista aqui) e vão checar seus emails e feeds uma última vez. Daí em diante é ladeira abaixo até 3 da madrugada.

Claro, se seu site é visto em Portugal, ou é em inglês e atinge público disperso pelo mundo, todo esse tratado que você acabou de ler não significa absolutamente nada, então para que ele faça um mínimo de sentido, somente leia este blog 3 da manhã.



Compartilhe este artigo!