Pingback to the Future

Compartilhe este artigo!

Há um bug muito interessante que afeta as plataformas de blogs mundo afora, é um bug que traz a você informações do futuro, mas também entrega os posts que você irá fazer.

A ferramenta de pingback (tudo sobre ela aqui) permite que você comunique a outro blog que está fazendo uma citação a um determinado post. Esses pingbacks (e também os trackbacks) são enviados no momento em que o texto é submetido ao gerenciador do blog. O problema é que em alguns casos a entrada é criada, submetida mas sua publicação é agendada para o futuro.

O gerenciador nada sabe, ele não mantém uma agenda de pingbacks a enviar. Ele envia na hora da criação, depois não mais. Quem recebe também não verifica a data, apenas inclúi o pingback em sua lista de comentários, ou simplesmente o ignora. Assim, um post agendado para amanhã irá aparecer, na lista de comentários do post a que se referencia, com seu título e um resumo de seu texto, no momento em que foi criado.

Isso aconteceu com este post do Bernabauer. Por causa disso minha resposta estava pronta antes do texto dele ir ao ar. Esse bug pode ser útil, ao dar uma vantagem estratégica para quem é trackbackeado, ou perigoso, se você agendar informação sensível. Imagine um post “ahah adeus cambada de otários, o desfalque deu certo, estou nas Bahamas” sendo lido três dias antes do devido?

Assim, quando usar os recursos de trackback / pingback, cuidado com o que você linka.


Technorati : ,



Compartilhe este artigo!