Pingback to the Future

Há um bug muito interessante que afeta as plataformas de blogs mundo afora, é um bug que traz a você informações do futuro, mas também entrega os posts que você irá fazer.

A ferramenta de pingback (tudo sobre ela aqui) permite que você comunique a outro blog que está fazendo uma citação a um determinado post. Esses pingbacks (e também os trackbacks) são enviados no momento em que o texto é submetido ao gerenciador do blog. O problema é que em alguns casos a entrada é criada, submetida mas sua publicação é agendada para o futuro.

O gerenciador nada sabe, ele não mantém uma agenda de pingbacks a enviar. Ele envia na hora da criação, depois não mais. Quem recebe também não verifica a data, apenas inclúi o pingback em sua lista de comentários, ou simplesmente o ignora. Assim, um post agendado para amanhã irá aparecer, na lista de comentários do post a que se referencia, com seu título e um resumo de seu texto, no momento em que foi criado.

Isso aconteceu com este post do Bernabauer. Por causa disso minha resposta estava pronta antes do texto dele ir ao ar. Esse bug pode ser útil, ao dar uma vantagem estratégica para quem é trackbackeado, ou perigoso, se você agendar informação sensível. Imagine um post “ahah adeus cambada de otários, o desfalque deu certo, estou nas Bahamas” sendo lido três dias antes do devido?

Assim, quando usar os recursos de trackback / pingback, cuidado com o que você linka.


Technorati : ,


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Lu

    É uma das razões para eu nunca usar a ferramenta de rascunho do WP. Não que eu vá para as Bahamas após um golpe, claro.

  • Gostei do Título ! Show

    E obriogado por avisar.

  • Já aconteceu comigo. O engraçado é que no momento em que eu inseria o endereço de TrackBack, eu me questionei sobre um possível problema quanto a isso. Minha inteligência sacou antes. E foi o que aconteceu.

    Vou ler o link do seu artigo e ver se tem uma solução, que seria você poder optar por "Trackbackear" antes ou na hora.

  • foram algumas horas de diferença. O interessante do WP é que o artigo agendado para o futuro, não aparece na página principal, nem na página de categorias, mas é acessível através de seu link diretamente.

    Será que este problema acontece com mambo e MT tb? Aliás, eu ainda não verifiquei no WP, mas será que eles consideram isso um bug?

  • Eu testei o link na hora, aparece como página não-encontrada, você só vê por ter senha de administrador. Quanto ao WP, boa pergunta, vale uma pesquisa no Codex.

  • Cardoso, achei hoje no WordPress trac. Este é um problema conhecido desde dezembro e parece que já existe um patch disponível. Está registrado sobre o número 2092. Ver aqui.

    Não entendi direito como funciona este esquema de controle de bugs em opensource, mas pelo que vi, a versão 2.1 resolve o problema de forma definitiva. Pra quem não quiser esperar tem o patch para pingback e trackback. Falta agora descobrir como aplicar estes patchs que são arquivos .diff