Nicho é bom mas apertado demais incomoda

Compartilhe este artigo!

O Grande Líder da Silva propôs, outro dia, uma estratégia de monetização envolvendo blogs especializados. É algo que realmente funciona, mas como tudo na vida, é preciso entender seus limites.

Um blog genérico como o carloscardoso.com pode até render uns bons trocados (Efeito Cicarelli que o diga) mas nunca será tão rentável quanto um site especializado. A taxa de retenção de usuários é muito maior quando você recebe gente interessada em seu conteúdo como um todo.

Alguém que chega em um site procurando por, digamos… “Cicarelli” quer o famigerado vídeo. Achando ou não achando, irá embora em seguida. Já alguém que procure por “massa de pizza” e chegue em um site como o Homem Na Cozinha, tem boas chances de se interessar por outras receitas, e como o site é todo centrado no tema, a permanência está assegurada. O percentual de cliques nos anúncios também será maior que em um site genérico.

Isso quer dizer que devemos todos sair fazendo sites especializados? Ou que quanto mais especializado melhor?

Noooooope.

Um blog com dicas de como praticar antropofagia recreativa no Carnaval da Bahia, mais precisamente no desfile dos Filhos de Gandhi, é um blog especializado com um público potencial de milhões de visitantes.

Já um blog sobre Palms não tem tanta esperança. É pura teoria dos conjuntos. Temos os usuários de Internet. Desses temos o subconjunto usuários de Internet com PDAs, desses o de PDAs de linha Palm, desses os usuários que procuram alguma informação online e então os que efetivamente acham nosso blog.

Para dar uma idéia, a maior lista de palms do Brasil, a Palm-BR, tinha da última vez que consultei, 4000 assinantes. Dada a sobreposição, estimo que no total não tenhamos mais de 10 mil usuários individuais assinando listas de Palms no Brasil. Transpondo esses números, se todos os assinantes da palm-br visitarem religiosamente seu blog, você ainda estará anos-luz de ter um rendimento atraente.

Um amigo meu, que escreve para um dos sites mais tradicionais do mercado de Palms no Brasil trocou umas figurinhas, onde descobrimos que o faturamento histórico, acumulado do site era menor do que o meu em dois dias de Efeito Cicarelli. A culpa é do site?

Não, as matérias são legais, eles gostam realmente de suas agendinhas, cuidam do layout, mas estão pregando no deserto.

Se você quer investir em blogs especializados, faça antes uma avaliação do tamanho de seu público. Não adianta ter 100% das visitas do Google relacionadas a um tema, se isso se resumir a 500 ou 1000 visitantes / dia. Também não é interessante ter 100 blogs de 500 visitantes, pois seu custo de manutenção irá crescer muito mais do que se tivesse 2 ou 3 blogs de alta visitação.

Prefira sempre o caminho do meio.

 

Technorati tags: , ,



Compartilhe este artigo!