Vende-se este blog. Tratar aqui.

Compartilhe este artigo!


imagem encontrada no blog Os Vigaristas

O problema não é nem quem queira comprar. Os portais vivem atrás de conteúdo, basta um pouco de marketing pessoal, uma boa visitação e os convites aparecem. O problema é outro: O quê você está vendendo?

Se você tem um blog como o MeioBit, onde um grupo variável de autores segue uma linha editorial e há uma “filosofia” que pode ser replicada, é possível precificar esse know-how, colocá-lo no papel e repassá-lo para um comprador. Além de uma marca, você vende a receita do bolo.

Só que a maioria dos blogs não é assim. Blogs como o Contraditorium são obras individuais, vender a marca não faria sentido. Imagine o Jô Soares 11:30 vendido para a Record, sem o Jô Soares. Imaginem o Programa Sílvio Santos sem o Sílvio Santos (ok, o Gugu apresentou por um tempo mas você entendeu).

O blog individual sozinho não funciona como um produto, ele está intimamente atrelado ao dono. Nenhum portal, mesmo no tempo da bolha compraria um blog individual sem o indivíduo.

O blogueiro que queira monetizar seu site não deve contar com uma futura aquisição, a não ser que queira abrir mão de parte de sua autonomia. Nada impede que um blogueiro aceite um convite e vá de blog e cuia para um grande portal. A única coisa que pode impedir a aceitação de um convite desses é a possibilidade de ter que abrir mão de sua independência, assumir um comprometimento com terceiros (e não falo dos leitores) e, talvez, ter que respeitar uma agenda que não é a sua.

Levar um blog pessoal para um portal nada mais é do que arrumar um emprego. Com tudo que isso implica.

Mas… Devemos tratar os portais como entidades malignas querendo levar nosso sangue, nossos primogênitos, nossa virtude? Não creio. Afinal, se nós queremos ser profissionais, eles também. Um convite significa que seu conteúdo é reconhecido e respeitado o bastante para ser considerado capaz de gerar receita, lado a lado com outros autores profissionais no portal.

Eu sugiro que quando um convite desses chegar, você considere a possibilidade de criar um novo blog, ao invés de simplesmente migrar o antigo. Lembre-se, o que vale é o blogueiro, não o blog. Proponha um blog exclusivo para o portal, com conteúdo diferenciado de seu blog normal. Negocie teasers e banners no seu blog apontando para o novo espaço.

Nessas condições você terá seu blog tradicional para ventilar o que quiser, poderá direcionar tráfego para o blog do portal, ganhará na visitação dupla e na maior especialização entre os dois blogs.

Considero essa situação o melhor de dois mundos, não há nada de errado em ser pago para escrever. Jornalistas vivem disso. A diferença é ser pago para escrever como blogueiro, não como redator. E para permanecer blogueiro, você não pode abrir mão do seu blog.



Compartilhe este artigo!