Ele até disfarça, mas no fundo é um analfabeto funcional

Compartilhe este artigo!

É algo muito frustrante, a sensação é atirar pérolas aos porcos. São citações, referências, construções originais, frases da mais fina (e nem tão fina) ironia, duplo sentido, formando um texto rico, para ser lido com  a cabeça inclinada, procurando nas entrelinhas.

Aí vem um corno, via Google, olha o título da bosta do texto, tira todas as suas conclusões e escreve um comentário cheio de som, fúria e erros de português, ortografia, gramática, lógica, bom-senso e conhecimentos gerais. Alguns são tão patéticos que conseguem errar o próprio nome.

Assumindo que moramos em um país onde quem faz três refeições por dia é elite, acho alarmante o nível das escolas. Gente fazendo faculdade tem uma dificuldade imensa em organizar um pensamento em uma estrutura lógica. (OK, estou sendo otimista, assumi que o sujeito conseguiu formular o tal pensamento em primeiro lugar.) Outros têm um déficit de atenção que os impede de permanecer no mesmo texto mais de 10 segundos.

O Contraditorium não foi feito para esses, foi feito para uma elite de leitores, com exigências rígidas. Para poder apreciar este site corretamente, é preciso:

  1. Ter o número correto de cromossomos
  2. Ter 1o Grau Completo
  3. Ter a capacidade de ler um selo postal do começo ao fim

Não é todo mundo que se qualifica, mas eles continuam vindo.

Neste artigo sobre as fotos do acidente da Gol, escrevi um libelo contra essa sede de sangue que surge quando um acidente maior acontece. Peguei pesado, chamei de psicopatas os que correm atrás dessas fotos.

Dos 63 comentários, 4/5 são de gente pedindo fotos. Apaguei vários pedidos, coloquei um comentário com todas as letras dizendo que não tenho fotos. Depois já surgirar 33 novos comentários pedindo fotos. Um idiota inclusive escreveu me xingando a ponto de me levar a apagar sua mensagem, dizendo que se eu fiz um post dizendo que tinha as fotos, deveria mostrá-las. Sendo que meu título, “Quem quer ver as fotos dos corpos do acidente da Gol?”, é só uma pergunta.

Meu post Jesus Cristo Era Gay? falo sobre um artigo do Luiz Mott, representante do Grupo Gay da Bahia, que A-DO-RA uma polêmica. Meu texto é todo contra a atitude do Mott (não por defender a masculinidade de Jesus, segundo Dan Brown ele só pegou A Madá e ela era da vida, isso é pesque-e-pague, não conta) mas mesmo assim fui atacado, tanto nos comentários quanto via formulário de contato. Logo eu que não sou Jesus, não sou cristão, não sou gay, não me chamo Manoel e nem moro em Nychteroy.

Neste post faço uma brincadeira com a alegoria mais descaradamente óbvia de sexo anal da história dos desenhos animados, em um episódio de Drawn Together. Digo que desconfio de uma mensagem subliminar. Alguns leitores riem, concordam que “pode haver um indício”, já outros levam a sério, mandam links de sites sobre mensagens subliminares. A maioria me chama de idiota, pois “é óbvia” a referência, e me explicam em detalhes o significado da cena.

Esse me irritou tanto que coloquei tags <IRONIA></IRONIA> entre o texto do post.

Economizando uma pergunta nos comentários, não, não adiantou. Mesmo assim ainda colocam comentários explicando a cena para este que vos escreve.

Eu já escrevi dos perigos de assumir seu leitor como burro. Continuo defendendo a idéia de que tratar seu leitor de forma inteligente é benéfico a longo prazo, mas o que a realidade está demonstrando é que existem os burros leitores, que vão aparecer no seu blog, via Google, atrás de programas para mandar scrap no Orkut, dicas de como quebrar senha do MSN, invadir conta do Hotmail, gerar créditos e celular e outras palavras-chave que fatalmente aparecerão em seu texto, de forma intencional ou não (cicarelli! cicarelli! cicarelli!) <== OK, não funcionou. Mas deu certo com o Michael Keaton.

E o que dizer dos Arigós visitantes que se oferecem para vagas inexistentes, como bem lembrou o Grande Líder? Neste post aqui respondi a uma convocação cívica d´A Companhia, que como todos sabem não é uma empresa convencional. (se fosse não seria líder absoluta em seu segmento) Pois bem; dois apareceram nos comentários, se oferecendo. A sério. Um chegou a dizer “Olha, não sei muito bem do que se trata, mas…eu quero desesperadamente trabalhar”.

Não sei quanto a vocês, mas eu não contrataria alguém que se candidata sem sequer se dar ao trabalho de clicar em um link e verificar o conteúdo de um site.

O meu lado otimista diria que essa queda do QI do usuário de Internet vem da popularização e Inclusão Digital. Mas meu lado realista diria que a (que deveria ser a) elite pensante continua tendo acesso, mas as mensagens dos universitários não são muito melhores do que as dos evangélicos fanáticos no post do vídeo do Bispo Macedo.

A vantagem que vejo é que as qualificações para vencer no mercado e na vida diminuíram. Basta saber ler e escrever, e se você chegou aqui, tem tudo para se dar bem e mais dia menos dia gritar “I´m the king of the world!”.

 



Compartilhe este artigo!