China de olho nos blogueiros anônimos

Segundo a ZDNet, a Internet Society of China está propondo uma legislação assustadora: O Fim do Blogueiro Anônimo. Basicamente você poderia até blogar com um pseudônimo, mas seus dados reais estariam registrados junto às autoridades competentes. Competentes em quê? Bem, pergunte aos parentes dos milhões de mortos na Revolução Cultural ou aos pais daquele idiota que ficou na frente do tanque na praça Tianamen.

Não é de hoje que as Autoridades Constituídas temem os blogs. Sua dinâmica é ágil demais para quem estava acostumado a lentas e progressivas pressões em empresários, chefes de redação e jornalistas individuais. Quando precisam enfrentar uma mídia eminentemente viral como os blogs, eles não sabem o que fazer, apelam para saídas tradicionais, como o caso do Sarney processando blogueiros, mas o resultado são mais blogs disseminando o caso.

Blogs podem não ser a doença, não creio que sejam a cura, mas são uma danada de uma infecção!

Um sistema de nomes verdadeiros será inevitável se a China quiser padronizar e desenvolver sua indústria de blogs

Claro, se o objetivo for uma indústria de blogs como os blogs de militantes petistas, evangélicos e fás do RBD, somente com notícias positivas, elogios rasgados ao Status Quo e fúria assassina contra qualquer um que ouse discordar. Sendo que na China a parte de “assassina” é a que deve ser levada em conta.

Blogar em um país onde oposição política é proibida em Lei, é reconhecida como Traição, já não é confortável. Dar uma pseudo-liberdade, baseada em um pseudo-anonimato, ao mesmo tempo que exige um registro geral de blogueiros é algo no mínimo patético. Nessas horas eu abaixo a cabeça, fecho os olhos e penso que não gostaria de ser chinês. (em outros momentos eu também abaixo a cabeça e penso que não gostaria de ser chinês, mas estou de olhos abertos) (ta-dum!! obrigado, obrigado, experimentem o filé, estou aqui todas as terças)

Blogueiros disseminando anonimamente informação inverídica na Internet causaam uma influência negativa na sociedade

Com certeza, Pai-Mei, com certeza. Mandar tanques contra estudantes, promover infanticídio e aborto compulsório em caso de gravidez não-autorizada pelo Estado, perseguir religião organizada pacífica, matar quem usava óculos pois era sinal de um intelectual não causou nenhuma influência negativa. Só os blogueiros.

O melhor de tudo é que não vai dar certo. Como sempre o Poder não conhece a Internet. Hoje a informação flúi na China, ela é necessária para manter o regime marketista-leninista que transformou uma grande plantação de arroz em uma potência mundial (tomou, King-Jon-Il?) e não há volta. Sem Internet a China mingua.

Isso pode acontecer no Brasil? Se por alguma reviravolta louca o Sarney se torne Presidente, ele pode propor algo assim? Os blogueiros correriam em pânico, vendo seu direito ao anonimato tungado?

Podem botar o tênis de corrida, meninos e meninas. Uma legislação dessa estaria embasada na Constituição Federal. Vejam o que diz o Artigo 5o, Parágrafo IV:

É livre a manifestação do pensamento,
sendo vedado o anonimato

Pois é, minha gente… falamos tanto da China mas não olhamos nosso próprio labo.

 

Technorati tags: , , , , ,

O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Absurdo, mas infelizmente, os bons pagam pelos maus (mals).

  • Concordo plenamente com a constituição

    Imagina que legal um babaca qualquer escrever todas as inverdades possíveis sobre você, imprimir 100mil cópias em papel couche, e distribuir em sua cidade.

    Aí você não poderia saber quem foi!

    Legal, né?

    Tenho um exemplo mais convincente. Uma gostosa começa a adular o Cardoso em seu blog, mas ela é adepta da sociedade anônima, e assim você nunca poderia conhecer sequer o nome da gostosa.

    Aí ó, é só olhar para os dois lados.

  • Rafael, eu também sou contra o anonimato, mas existe uma diferença entre um modelo Legal onde você possa ser encontrado, pois seus provedores, sob ordem da Justiça entregam seus dados, e um Registro Obrigatório junto a um órgão estatal.

  • Jorge Flávio

    Bom, o que vai acontecer é a negada (ou melhor, caucasianada) correr para as lan houses e postar de lá mesmo.

    Isso se o todo-poderoso chinês não exigir registro também para usar a internet anonimanente (hein?) nos cyber-cafés da vida.

  • Cleber

    "…daquele IDIOTA que ficou na frente do tanque na praça Tianamen."

    tsc, tsc… lamentavel. ( e não estou falando sobre o Chinês)

  • OK, então me diga o que ele conseguiu de prático? Uma bala na cabeça, com a conta indo pra família, jogou os irmãos em desgraça, pois serão todos perseguidos como simpatizantes de um dissidente, o massacre ocorreu do MESMO jeito e não me consta que a China Comunista tenha sofrido alguma mudança de regime, como a falecida URSS.

    QUALQUER UM que tente parar um tanque desarmado é um idiota. Isso é um fato.

  • Cleber

    Provavelmente sim, ele esta morto, mas nunca foi confirmado. Nao se sabe nem o nome do rapaz.

    Se ele tinha irmao(s), a familia ja estaria em desgraça, devido as leis de controle de natalidade chinesas, impostas nos anos 70.

    O que ele conseguiu ?! Influenciar todo um planeta lutando a favor da liberdade, democracia e contra a tirania do governo talvez nao seja mesmo uma coisa pratica…

    Os militantes brasileiros durante a ditadura militar hoje devem se arrepender amargamente… "certamente, se tivessemos ficados quietos, tudo iria melhorar!" E em varios lugares do mundo tambem deveria ter sido assim. Afinal, é inutil protestar, nao é?!

    Pobre de quem ve simplesmente um "homem vs. tanque de guerra".

  • Influenciou? Aonde, fora nas reuniões de estudantes? Quanto aos militantes da esquerda nos anos 70 no Brasil, sugiro que estude um pouco de História. Sua influência para o fim do regime militar foi ZERO.

  • Ta ai o link do Artigo 5, parágrafo 4 :
    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituica

    O pessoal só tem que entender o que seria protesto e o que seria difamação, denúncias baseadas em provas e calúnias.

    Um link interessante: CALÚNIA , DIFAMAÇÃO E INJÚRIA – DIFERENÇAS.
    http://www.advogado.adv.br/artigos/2000/barroso/c

    T+

  • Cardoso, anonimato é o top de linha do mercado. Quem não concorda é porque nunca experimentou de verdade.

  • Zictor

    Experiência de quem já esteve lá, o governo chinês tenta monitorar a internet de todas as formas possíveis, mas não consegue.

    Em muitas cidade onde eu estive, tentei entrar em cybercafés e não pude, porque eles não aceitavam estrangeiros. Muitos exigiam documento de identificação para deixar você acessar os terminais.

    Ouvi falar de um cara que acessou pornografia do quarto de um hotel e foi deportado. Mesmo assim, vi um monte de chineses acessando putaria no computador do lado em vários cybercafés.

    Lembro que depois que bloquearam a wikipedia de novo, entre a estrangeirada correram CENTENAS de endereços de proxies e anonimizadores, que deixavam a gente acessar os sites bloqueados.

    O grande trunfo do Estado é a quase absoluta ignorância da população em relação à língua inglesa, os serviços de internet mais usados são chineses ou em chinês. Mas o governo está mobilizando o país inteiro para aprender chinês.

    Nas universidades chinesas, os dormitórios de chinese e estrangeiros são separados e chineses não entram nos prédios de estrangeiros.

    O povo chinês tá calado porque ainda tá curtindo o dinheiro. O pessoal sabe, em geral, que a maior parte do que o governo fala é papo furado, mas fica calado enquanto estiver se beneficiando do crescimento econômico.

    Por isso que a China PRECISA crescer. É a única coisa que impede outra revolta. Vamos ver por quanto mais tempo eles conseguem.

  • Ser insignificante

    "QUALQUER UM que tente parar um tanque desarmado é um idiota. Isso é um fato."

    Agora sei porque nosso país reelege o Lula, temos um BANDO DE CONFORMISTAS.

  • Pingback: Pra não dizer que não falei das flores ? Revolução Etc()