Esse Google me paga…

Compartilhe este artigo!

E paga mesmo. Mas melhor que o cheque é saber que tem gente torcendo o nariz, por ver que meu projeto de me tornar o primeiro Blogueiro Profissional do Brasil está andando, e melhor do que eu esperava. Já perdi a conta de quantos salários de médicos cubanos estou ganhando.

A “Operação Overlord”, como é chamada internamente, começou em Fevereiro, com o lançamento do Contraditorium e a retomada do Carloscardoso.com. O Contraditorium começou com monstruosos 428 Unique Visitors em Fevereiro de 2006. O faturamento? Tão deprimente que nem vou me dar ao trabalho de olhar. Mesmo assim, à medida que os textos foram aparecendo, começaram a ser linkados por blogs que os consideravam interessantes, fui mais achado pelo Google, os feeds começaram a ser assinados e hoje já tenho 592 assinantes. Levando-se em conta que 4% da Internet sequer sabe o que são feeds RSS… Quanto a usuários, em outubro foram 85263 unique visitors, comendo 32.69 GB de banda trafegada.

Grande parte do sucesso deste blog vem do fato dos textos contarem todos os segredos. Não há nada que eu faça aqui ou nos outros blogs da Cardoso News Network que não tenha saído em um artigo, em geral bem detalhado (até demais). Não sou paladino da liberdade, cruzado embuçado do open source. Eu acredito em sigilo comercial, assim como acredito em liberdade de informação. Ambos são modelos válidos. Se eu tivesse inventado um refrigerante como a Coca-Cola não iria querer meus métodos de fabricação espalhados por aí. Só que no modelo que escolhi, o blog, um modelo fechado seria antipático, improdutivo e inútil.

Ao demonstrar que consigo montar um modelo de negócios viável blogando e entregar todos os “sensacionais segredos de como ficar rico com a Internet” eu não posso esconder o jogo. Os leitores não são burros. No dia em que eu pregar A e fizer B, isso ficará claro e evidente.

Ainda não planejei onde o blog estará daqui a um ano, mas provavelmente estará melhor do que eu poderia imaginar. Aliás, a única previsão que faço é que estarei publicando fotos de vários cheques de blogueiros que começaram incentivados por meus textos. Isso, aliás, é essencial para um ecosistema saudável: Diversidade. Mais e melhores blogs, mais oportunidade de linkar para boas histórias e principalmente entender que a postura do blogueiro egoísta não leva a nada. O blogueiro que não linka para ninguém por achar que seu prestígio é valioso demais para ser dado de graça, o blogueiro última bolacha do pacote no final só ganha o desprezo e o silêncio. E em blogs, ísso é a morte.

Agradeço a todos os visitantes frequentes, os eventuais e até aos paraquedistas do Google, como a Marina, que não achou o que queria mas deixou um comentário super-legal. A cada dia que passa eu dedico mais tempo aos blogs (incluindo o MeioBit) e paradoxalmente me sinto menos “trabalhando”.



Compartilhe este artigo!