Não gosta de paraquedistas? Visitante-bomba é bem pior

Compartilhe este artigo!

Tenho notado um grande preconceito em vários blogs contra os visitantes que chegam via Google. Alguns blogueiros chegam a omitir palavras-chave e não comentar assuntos da moda por medo desses visitantes. Outros literalmente reclamam quando são bem indexados por acaso.

Estudando minhas estatísticas, cheguei a uma conclusão surpreendente: O visitante paraquedista não é nocivo. Ruim é o visitante-bomba.

Explico: O paraquedista do Google chega procurando por algo. Se você abordou o tema, mesmo que não da forma que o visitante esperava, há boas chances de seu artigo ser lido. Eu ganhei vários leitores com a categoria “fenomenologia”, quando o Google resolveu indexá-la alto. 100% desses leitores não queria a minha fenomenologia, mas pararam, leram o texto, e alguns ficaram.

No MeioBit fiz um artigo sobre a tecnologia de controle anticolisão usada em aviões. Muita gente caiu de pára-quedas atrás de informações (e fotos, bah!) sobre o acidente da Gol, e ficou. O artigo é o recordista de comentários, só perdendo para os do Orkut, não que eu considere visitante pedindo convite de Orkut como gente.

As visitas do Google, se não encontram um post-armadilha descarado, tendem a render leitores.

O Leitor-Bomba

Existe outra categoria de leitor que é lançado sobre seu site, com consequências não tão boas. Fiz experiências postando links em sites agregadores de notícias, como o Fark e o Digg (não esses especificamente) e o que acontece: O leitor desses sites quer muita informação, para consumo rápido. Ele não quer ler um artigo de 1500 palavras, ele quer ler uma manchete engraçadinha, eventualmente clicar no artigo, ler mais um pouco de informação e voltar para o site agregador, para ler o resto das notícias.

Esse tipo de leitor não está interessado em adicionar mais um blog em sua coleção, na maioria das vezes ele sequer deixará um comentário. No final você gasta seu Latim, seu tempo e sua banda para satisfazer um leitor que nunca mais vai voltar. É a versão digital do one night stand, mas quem se F#$&*&#$ é você.

Economicamente também não é uma boa. Nas experiências que fiz tive picos de 4000 visitas em um único post, sendo que o ponteiro do AdSense sequer se moveu. Sério, nenhum clique. Nem por acidente. Estatisticamente algo deveria acontecer, mas nada. Mortinho. Me lembrou uma certa noite em _________ mas no caso do AdSense não deu pra culpar a comida do _________. (deixo aos desocupados a tarefa de preencher as lacunas)

Depois dessa experiência vocês não verão aqui links para sites agregadores. Esse tipo de link funciona para sites como o MeioBit, que tem alta rotatividade de notícias curtas, mas não funciona para meus sites, baseados em conteúdo mais complexo e pessoal.

Então, meu conselho: Trate bem os visitantes do Google, não tenha medo de falar de assuntos da moda. Se você for interessante, o visitante vai ficar. Ninguém que liga para a Luciana Vendramini desliga com um “desculpe, for engano” se a Juliana Paes atender.

Quanto aos agregadores, cuidado. Você pode ser invadido por uma horda para descobrir que não ganhou nenhum leitor, detonou seu servidor e no final comeram a sua banda. Com duplo-sentido.



Compartilhe este artigo!