THIS POST HAS NO TITLE

Compartilhe este artigo!

Feed completo, feed parcial. Rolou por um tempo uma campanha por feeds completos. Não dei bola, eu mesmo já libero os meus assim faz tempo. Só fui me meter quando o  Henrique, do Revolução, etc se queimou com a imposição que vinha recebendo, quase no estilo “se você não tem feed completo você é chato feio, bobo e odeia o Brasil”. Eu não gostei. A decisão do que é disponibilizado no blog é do autor. Blogs pessoais não são democracias. É óbvio que todo autor com mais de 3 neurônios (ok, eliminei 80% dos blogs do UOL aqui) escuta seus leitores e aproveita suas sugestões, mas são sugestões.

Ele tem todo o direito de tomar uma posição que eu mesmo não tomo (soou esquisito,não? Depois piora) e eu fico do lado dele contra qualquer um que não entenda um “obrigado, mas não obrigado” e insista em moldar o blog dos outros à sua imagem.

Henrique, sofreu uma campanha de perseguição assombrosa, inclusive na mão de uma tal de Rosângela, versão nacional da Glen Close que muito provavelmente quer arrumar barriga com ele. Está perdendo seu tempo, querida, ele é designer ;)

Para piorar, a Osama-Sem-Fio complicou a vida de todo mundo oferecendo uma terceira via. (quem ler isso na maldade leva porrada!): Os feeds só com título, para dispositivos móveis.

Nesse caso eu sou contra.

Motivo? Simples: O ato de blogar tem que ser, acima de tudo, divertido. No meu caso uma das partes mais legais é criar os títulos, e desenvolver o texto em torno deles. Se eu disponibilizar um feed somente de títulos, não farão sentido.

Veja a lista completa de posts do Contraditorium. Sejamos realistas, a maioria dos títulos não funciona isoladamente. Não vai atrair ninguém. Você não abriria este post em seu leitor RSS, baseado somente no título “THIS FEED HAS NO TITLE”, abriria?

Para que um título seja eficiente sozinho, ou ele é maçante e meramente informativo “desbloqueie seu celular” ou é genial, instigante, sexy e sedutor.

Se eu conseguisse ser genial, instigante, sexy e sedutor, ao menos uma fração mensurável de meu tempo, estaria usando esses poderes para o Mal.

Assim, obrigado mas não obrigado. Feeds só de título aqui não. Programe seu dispositivo móvel para baixar o primeiro parágrafo somente, e assim terá uma idéia do conteúdo. Não vou trocar minhas gracinhas (que ME divertem) por uma vida de títulos chatos e burocráticos.

Quem não concordar, é livre para expor sua opinião, só mantenha a linha, senão mando a Rosângela atrás de vocês.



Compartilhe este artigo!