Não sabe brincar, não desce pro Play

Compartilhe este artigo!

Estou bloqueando a Sky. E outros anunciantes do AdSense. Simples assim. Não vou trabalhar de graça, isso é para relógio, onde certinho é elogio, e não quero me digam isso de mim.

Como blogueiro profissional, o que quero mais no mundo é que os visitantes cliquem nos anúncios. (ok, na verdade o que quero mais no mundo é a Luciana Vendramini, mas sigamos)

O ideal é que o blog tenha um excelente conteúdo, interessante para o leitor. Isso, junto com um algoritmo inteligente como o do AdSense, irá gerar anúncios pertinentes e interessantes, eficientes, eu diria. Anúncios que o visitante clicará por legítimo interesse. Clicar por clicar é ruim para todos. Para os anunciantes, que não terão um bom retorno de seu investimento, e para mim, que perderei anunciantes, a médio prazo. Um negócio que é bom para ambas as partes é chamado de simbiose. É isso que ocorre entre leitores, blogueiros e anunciantes. Quando alguém rompe esse modelo, a coisa fica feia.

Vendo este post no blog do Doufer, tomei um susto. Realmente, alguns anunciantes divulgam número de telefone no anúncio do AdSense. Sendo que a única razão da existência daquele anúncio em nossas páginas, é para que eles sejam clicados. No Brasil a maioria dos anunciantes paga por clique, não por exibições.

Se você tem um anúncio que diz tudo que o consumir quer, com um número de telefone, ele não tem incentivo nenhum em clicar. O anunciante otimiza sua verba, exibe mais banners sem ser cobrado, e o único que se ferra é o blogueiro.

Entrei em contato com o Darren Rowse, do www.problogger.net. Segundo ele a prática não afeta muito blogueiros americanos, pois muitos anunciantes estão preferindo campanhas CPM, pagando por exibição. No Brasil a maioria esmagadora escolhe a remuneração por clique.

Utilizando um canal direto com o Google AdSense Brasil, recebi a seguinte resposta:

Esse tipo de anúncio é permitido pelos regulamentos do Google AdWords.

Foi sugerido que eu poderia bloquear esses anúncios através da interface do AdSense. A técnica é a mesma indicada neste post.

Eu sugiro que todo mundo que use o AdSense tome essa atitude. O órgão mais sensível das empresas curiosamente é o mesmo do corpo humano, o bolso. Se diminuirmos a eficácia de sua mídia online até o ponto em que percebam que há algo errado, terão que tomar uma atitude.

EU, como odeio “espertos”, já tomei a minha.

Abaixo uma lista de anunciantes que usam dessa prática desleal no AdSense. Se você encontrar algum outro, mande uma captura de tela do banner, e adicionarei á minha Lista de Schindler ao contrário.

update

Para facilitar a vida de todo mundo (e principalmente a minha) passei a usar o del.icio.us para manter a lista.

Você pode acessá-la neste link, e se quiser assinar o RSS dela, é neste link aqui.



Compartilhe este artigo!