Jabá, ironia e a Dra Liliana morrendo de fome

Compartilhe este artigo!

Um efeito colateral que eu não esperava, do post do hoax, são os comentários. O potencial humorístico do pessoal que não entende o que lê, quando lê havia me escapado. Só que em outros posts fui percebendo o quanto é difícil entender uma boa ironia, ou mesmo uma ironia.

Como sou teimoso, fiz de novo. Desta vez com má intenção. De propósito. À vera.

Aos que não acompanham meu outro blog, um retrospecto: Achei um episódio de um seriado americano onde os personagens, de um comando militar de elite, vêm ao Rio de Janeiro atrás de um traficante de armas que está para vender mísseis a um terrorista.

Fiz um texto no melhor estilo “americanos malvados passam imagem falsa do Brasil“. Só que a imagem “falsa” é de que há violência policial nas favelas, que traficantes recrutam crianças, que aviões podem cair sem o controle de tráfego aéreo saber, etc.

Vejam o parágrafo de abertura:

A cena de abertura do episódio 1×09, “Eating the Young”, mostra uma favela do Rio de Janeiro. A cena é claramente falsa, pois os barracos são limpinhos, a região é arborizada, não há esgoto nas ruas e, se é Rio de Janeiro, onde estão os sambistas?

Se essa favela mostrada é irreal, erraram pro lado errado.

O texto é recheado de pérolas, como:

  • Todo brasileiro honesto e trabalhador sabe que não precisa ter medo da polícia
  • Esses malditos imperialistas estão querendo dizer que nossa polícia é corrupta, que nossos policiais poderiam aceitar suborno. Tsc tsc tsc.
  • Desde quando a PM atira em crianças ou inocentes?
  • o que me deixou espantado foi acharem que os traficantes brasileiros têm acesso a armamento sofisticado. Isso seria rir da cara da Polícia Federal e do Exército, nós sabemos que eles jamais deixariam que coisas como bazucas e metralhadoras pesadas caíssem nas mãos dos traficantes.
  • Aqui a prova de que os roteiristas estavam emaconhados: Crianças trabalhando para o tráfico portando armas? Isso pode acontecer pelas bandas de Los Angeles. De onde inventaram que no Rio de Janeiro tem isso?
  • O objetivo desta cena é denegrir nossas estradas. Como todos sabemos não há estradas de terra no Rio de Janeiro, nossos impostos, nosso IPVA é muito bem aplicado na conservação e modernização das mesmas.

Cada uma dessas acompanhada de uma imagem do episódio, MAIS um link para alguma notícia local mostrando exatamente o contrário.

Dá pra adivinhar o resultado, não?

Pois é. Eu recomendo: Se você gosta de uma boa risada, acompanhe o feed RSS dos comentários. O texto está sendo reblogado, e outros blogueiros estão sofrendo também, pois os leitores estão levando a sério.

Um cidadão sem-querer me comparou ao Borat, o que considerei excelente, visto que ele também sofre quando levam seu personagem a sério, ao invés de entender a ironia.

Só um exemplo dos comentários:

o criador desse texto é só mais um mongolóide ignorante que deve rir que nem louco de filmes como Eurotrip e Borat, e quando aparece falando do Brasil ele começa disparar esse monte de merda..

não acreditei quando eu li
Isso seria rir da cara da Polícia Federal e do Exército, nós sabemos que eles jamais deixariam que coisas como bazucas e metralhadoras pesadas caíssem nas mãos dos traficantes. Bola fora dos roteiristas.

é os PF são santos canonizados morra ignorante

Há, claro, gente que percebe a ironia, mas são uma minoria absoluta.

Onde a Dra Liliana entra nessa história toda? É óbvio: Ela é neurocirurgiã. Existe profissão mais irrelevante, para os autores desses comentários? Se depender deles o bipe dela não tocará nunca.



Compartilhe este artigo!