Eu não quero seus leitores

Compartilhe este artigo!

Eu não quero roubar leitores de ninguém. Não acredito que haja gente que só leia 10 blogs, e do 11o para baixo todos fiquem de fora. Também não acredito, mas estou vendo com meus próprios olhos gente encarando a mim como feroz competição, como um inimigo a disputar espaço, passo a passo.

Eu não gosto de guerrinhas. Não vou colocar uma seção de clipping ou o que seja. O Charles, neste artigo contestando um texto meu no MeioBit diz que eu estou mais preocupado em ficar famoso do que com o que escrevo. Não mesmo, Charles. Fama de blogueiro é mais ou menos como tomar o ops em canal de MIRC ou ser Secretário Geral da ONU. bonito no Papel mas não é aceito nos bares do Rio de Janeiro como moeda corrente. Meu ego não precisa de massagem, meu bolso sim.

A vantagem é que com isso me dou a liberdade de citar quem eu quiser, eu não reconheço competidores, não pela absoluta e total liderança do Contraditorium no mercado blogal, mas pelo simples fato de ter espaço para todo mundo. Se o leitor não vier hoje, vem amanhã, canso de receber comentários de posts de 6 meses, um ano atrás. Eu não compito (é “compito” mesmo?) com quem eu não gosto, que dirá com quem eu gosto. A Nospheratt do Blogando Por Dinheiro poderia ser vista como uma vampira-competidora maligna, o e-opportunities é um blog cujo dono pretendo esganar em breve, por publicar na frente vários posts que estavam na minha fila, mas nem por isso deixo de referenciá-lo, apesar de seu público-alvo ser praticamente o mesmo do Contraditorium.

Eu não estou vendendo geladeira. Blog não é um produto com um turnover de 10 anos. Blog não é carro, não é absorvente. Blog não é nem programa de televisão, que te obriga a sentar a bunda e dedicar atenção por uma hora.

A competição desenfreada gera gente que não linka para ninguém, pequenas sabotagens, gente se escondendo em torres blindadas e fazendo tudo em segredo, e amigos magoados quando são absolutamente ignorados.

Se você não quer ouvir um “in your face! Eu falei!”, não tente dissuadir um amigo blogueiro iniciante, dizendo que “não vai dar certo”. Não trate quem está começando como competição. Ainda mais quem você conhece de verdade. Se eu sou um humilde blogueiro iniciante e confio na sua opinião, eu quero uma palavra de apoio, e não perceber que você está me enxotando pra fora do palco, pois só há espaço para uma Primma Donna.

Desculpe, mas a internet nunca foi um monólogo.

Eu posso até ser cruel com um blogueiro iniciante, mas no dia em que eu arrasar o blog de alguém, irão junto sugestões para que ele seja MELHORADO. Eu quero mais e melhores blogs, não vou bancar o Herodes e matar blogs ainda na manjedoura.

Mas também posso ser cruel com quem não age assim. Sério, sr McGee, não me irrite. Não vai gostar de me ver irritado. Eu não gosto de gente que torce contra. Não gosto de gente que só se sente bem olhando os outros do alto do trono. Não gosto de gente que enche a boca vomitando seus bilhares de leitores como se fosse o grande diferencial. No dia que eu fizer isso a sério vai aparecer um FDP dizendo “meu blog só tem uma leitora, a Luciana Vendramini” e eu vou enfiar a cara aonde? Você, leitor do Contraditorium, lê o blog por causa do conteúdo ou por causa da quantidade de leitores?

Ao contrário do que pensa o Charles, eu não busco Fama e Fortuna. Só a última. “blogueiro famoso” é algo tão patético que duvido que consiga algo com isso, como comprar Coca com casco de Pepsi.

Como disse o Nizan Guanaes, prefiro minha parte em dinheiro. Isso, e uma visão econômica de que ambientes competitivos são mais rentáveis para todos os envolvidos talvez explique meu desprezo pelos blogueiros em Egotrip Highlander.

“Só pode haver um” my ass. Vai todo mundo subir no palco e cantar We Are The World, ou eu prendo e arrebento. Entendeu, Michael Jackson?



Compartilhe este artigo!