Dani, parabéns. De Hype agora você é Meme

Meme* é um conceito criado por Richard Dawkings para determinados blocos de informação cujo único objetivo é a autopropagação. Da mesma forma que um gene tem por natureza se reproduzir, um meme também, mas no campo das idéias. As correntes com promessas de prêmios ou danação espiritual caso não sejam retransmitidas são memes. Os emails de garotinhos com câncer pedindo emails são memes. Os memes (que já estão enchendo o saco) na blogosfera também são memes.

E a Cicarelli agora é um meme.

Quando essa história surgiu imaginava-se que cairia no ostracismo, como a Paris Hilton (com um vídeo muito mais interessante, aliás). Só que ao invés de deixar quieto, ela resolveu abrir o bocão (e que bocão) reacendendo o caso, no momento em que ele estava prestes a morrer. Trazido das portas da Morte, agora o barraco-cicarelli é um meme, destinado a viver para todo o sempre na Internet. Satisfeita, bocão?

Vejamos o que aconteceu com a Paris Hilton – figurativamente falando, não vou mostrar o vídeo do monstro-verde:

Mesmo sendo uma figura presente na mídia, seu pico (se bem que pico é mais a Lindsay Lohan) foi no começo de 2005, com o famigerado vídeo. Depois teve um ou outro momento de mais atenção, mas o tal vídeo efetivamente é passado.

Vejamos agora a Cicarelli, como era sua presença na Web, até então. (o gráfico é só de 2006 mas acredite, dali pra trás não muda muito)

Como podemos perceber, depois da história do tal vídeo ela caiu completamente no ostracismo de novo. Para todos os efeitos práticos, estava acabada. (não fisicamente, claro) Comparemos com outro assunto que ocupou as manchetes na mesa época, o acidente da gol:

Cicarelli em azul, Gol em vermelho. Aparentemente o hype do vídeo de sexo foi muito maior do que a história do acidente. O que por si só já gera conclusões interessantes. Mas… vamos detalhar o mês de outubro:

eu leio neste gráfico uma queda rumo a uma estabilização. Ambos os assuntos estão mortos e enterrados (sem trocadilhos). Mas… em novembro surgem as histórias de Cicarelli processando eu, tu e o rabo do tatu, vou fechar o youtube, a blogosfera e o Vaticano também. (ela não gostou do Código DaVinci). O que acontece?

    

Começa a aparecer de novo. Uma queda acentuada, ficando abaixo das notícias da Gol começa a se reverter em uma série de picos. E o gráfico parou em 20 de Novembro, aproximadamente.

Hoje ela está em 8 entre as 10 palavras mais buscadas na Internet brasileira, o interesse pelo vídeo reacendeu de forma Saurônica e quem não viu, agora com certeza vai ver.

Só posso agradecer. sobrou até pra mim. A idéia idiota de fechar o YouTube no Brasil rendeu um post em meu blog em inglês, que por sua vez rendeu um post e DOIS links no BoingBoing, o 2o blog mais lido do mundo, com mais de 300 mil unique visitors / dia.

Para a Cicarelli também rendeu. Se ela queria exposição, está tendo. O Leo acabou de me mandar um screenshot:

Isso mesmo, além da praia ela deu na CNN também. Para quem estava preocupada com “a imagem”, os planos foram por água abaixo.

O que tiramos de tudo isso (fora o dinheiro)?

DEIXA QUIETO. Sério. Um escândalo, uma briga online, deixe morrer. Se você se diverte, perfeito, vá em frente. Se é algo que pode te comprometer, se é algo como as fotos daquela menina do interior de SP, esperta até não poder mais, transando com dois e tirando foto do lado da placa do carro, assuma e deixe morrer.

Tentar tampar o sol com a peneira é besteira. Ela ficou muito mais burra ao afirmar que as fotos eram montagem. Pombas, a Vivi Fernandez quando fazia o Dreamcam botava pra quebrar. Golden shower, salto de sapato, caneta esferográfica, dedos sortidos, etc. Foi dar uma entrevista, negou tudo. “é trucagem, efeito de computador”. Claro, claro.

Em 5 ou 10 anos teremos centenas  de Cicarellis (não na minha horta, infelizmente) com a quantidade de fotos e vídeos de “amadoras” que existem por aí. Essas mulheres se tornarão juizas, professoras, jornalistas, dentistas, médicas e mulheres de políticos.

Irão todas tentar fechar a Internet, quando suas fotos e vídeos começarem a aparecer?

Eu acho que quem falar muito, reclamar muito, corre o risco de se tornar um Meme, e um meme maligno, como a história do Mário Gomes e a cenoura, o Richard Gere e o Hamster, as “Garotinhas do Abeu” e várias outras.

Aos blogueiros, o mesmo conselho. O Leandro, do Sampaist. postou um texto na lista da Blogosfera questionando sobre até quando brigar, quando desocupados, xiitas e similares invadem seus comentários, como fizeram neste post onde ele dá sua opinião sobre a “banda” Calypso e a “cantora” Joelma.

Lembre-se que os mais irados e revoltados muito dificilmente possuem algo complexo como um blog (sim, fãs do Calypso na cadeia evolucionária ficam abaixo das miguxas) e o único lugar onde podem expor sua raiva, é no seu blog.

Quem está no comando, então? :)

* Sim, linkei para um artigo na Wikiédia em português. Finalmente um texto bem-feito. Deve ser o Natal. Clarence, você ganhou suas asas.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Em que nivel a cadeia de e volução estaria uma Fã de Harry Potter?

    Só de curiosidade…

    A Cicca desabroxou a meme intão. x;

  • Tiagotb

    literalmente a coisa mais inutil que já vi na internet até hoje… um moça que DÁ em publico e depois quer vir reclamar… e por fim acaba fechando um dos sites mais acessados no Brasil…

    porque não banir a cicarelli do Brasil, teriamos uma "prostituta da midia" a menos no país e todos poderiamos continuar perdendo tempo no youtube :)

    o caso cicarelli mostra como o sistema judiciario ainda está fraco em relação a internet, eles não levaram em conta que o youtube é como um biblioteca… alguem já viu uma biblioteca ser fechada por causa de um livro só?

    Em contrapartida poderiamos acusar ela de atentado gravíssimo ao pudor, posso dizer que as crianças no brasil foram profundamente atingidas "moralmente" e que não seram as mesmas depois disso… e por aí vai o0 :D

    enfim coisas da internet…

    []s

  • He he he, é verdade os fãs do Calypso devem estar bem abaixo dos amiguxos fofuxos por ai…

    Quanto a história da Cicarelli, simplesmente ridiculo. Francamente, dizer que foi montagem? Aff, sem comentários.

    No mais excelente texto Cardoso! Mas comece a rezar, você está brincando com algo muito perigoso. Deixa os fãs da Cicarelli lerem isso. Ou pior, já imaginou se algum fã do Calypso passar por aqui?!

    Mas, pensando bem, acho que o tamanho do texto deve assustar esse tipo de gente. Pelo menos isso. ;)

    Abraços

  • eu devo ter sido o único cara q nunca postou nada da cica no blog.

    droga, perdi grana! :(

  • Julin, a Bia Kunze é tiete descabelada de Harry Potter, então qualquer comentário sobre ele poderá e será utilizado contra mim no tribunal ou em outro lugar pior.

  • Em minha opinião ela não quer ser ressarcida, ela quer é voltar a ser noticia porque essa história de praia lhe rendeu uma bela de uma grana alias quase todos os meios de comunicação fizeram matérias sobre ela aumentado assim sua fama.

    Agora virou mania promover escândalos para reacender a carreira até na blogosfera tem disso (sem citar nomes) , um bom exemplo de “artista” que se promove através de escândalos é aquela Luma de Oliveira que quando chega o carnaval arruma um escândalo para se destacar.

    PS: Odeio carnaval

  • É, eu tô com o Luis.

    Ela é muito mais conhecida agora depois do famigerado vídeo… E como as coisas já estavam esfriando, novamente quem sai ganhando é ela. Não vamos esquecer que a profissão dela é essa: aparecer.

    Isso me faz lembrar um velho ditado popular: "Não importa se falem bem ou falem mal, mas falem de mim."

    até!

  • Pingback: Megalopolis » A Cicarelli conseguiu?()

  • Pingback: Multimidia()

  • Bom, me resta torcer para que matem o Saddam novamente.

  • Em priscas eras, eu até considerada a Cicarelli um ser interessante. Atualmente, só consegui sentir uma profunda aversão (quase igual à que sinto pela Hello Kitty…) dessa criatura…

  • Ela está usando aquela velha conhecida "falem mal, mas falem de mim" e está explorando o máximo que pode dessa história para estar na mídia. Abraço.

  • Carlos, quem utilizava essa tática era o Jânio Quadros…

    Será que a Cicarelli tb está sendo vítima – à semelhança da figura que parece lhe inspirar – de "forças ocultas"???? hehe!

  • esse meme já deixou de ser brincadeira e abriu um precedente muito sério na Internet brasileira…

  • O correto é Richard Dawkins. (sem G)

  • Cardoso

    Tem o fato da lentidão da justiça. O processo teve entrada quando ocorreu o citado fato. A justiça, devagar quase parando, deu parecer favorável agora, ao seu pedido daquela época. Dai voltou tudo à tona.

    Será q estou enganada?

    Maysa

  • Estava olhando minha lista de feeds e é impressionante, quase todos estão com esse assunto nos posts mais recentes.

    Essa pode ser uma boa chance para comprovar se a "Blogosfera" nacional já tem alguma força, sendo para reverter o quadro do Youtube, seja para banir definitivamente essa senhora da mídia brasileira.

  • Cardoso, off-topic. Como você gosta de séries, queria perguntar se você curte 24 Horas.

    Uma semana antes da estréia nos Estados Unidos, acabam de vazar na internet os quatro primeiros episódios da sexta temporada de 24 Horas.

    Os programas estão disponíveis para em redes torrent e sites de download, como o Mininova.

    Será que o fato pode prejudicar a audiência da aguardada estréia da volta de Jack Bauer, no próximo dia 14 de janeiro?

    Ale Rocha

    Poltrona.TV | o blog sobre televisão
    http://www.poltrona.tv

  • 24 Horas foi uma série que não me prendeu. Achei muito exagerada pros meus gostos atuais.

    E não acho que vá prejudicar a audiência. Galactica estreiou na Inglaterra 6 meses antes dos EUA, todo mundo já tinha se atulhado de episódios via Torrent, e a estréia americana foi um evento de público e crítica.

  • É..a censura voltou..

    Com o objetivo de proteger a "intimidade" de Cica, que teve relações em local público, a justiça paulista proibiu o youtube para todo o país. Pelo critério da justiça, a "intimidade" dos ricos e famosos foi um bem mais importante que o direito à informação de todo o país. Portanto, nada de youtube aqui e em todo o país, porque o safado que está escrevendo essa mensagem poderia agora estar espionando o que a Cica anda fazendo nas praias da Espanha.

    Viva a censura!

  • Pingback: Memememememememememememememe | Cabala 1001 Gatos de Schrödinger()

  • Pingback: Techbits()

  • Na boa… Será que eu, enquanto usuária brasileira da internet, posso processar a Cicarelli e o Tato por me acusarem de voyerismo sem provas? Posso processá-los por me impedir de ter direito ao meu lazer ao acessar um dos sites mais divertidos do mundo? E se todos os usuários que tiveram o seu direito de livre navegação pela internet bloqueados, resolvessem "´puní-los" por causa desse "constrangimento", será que a bola (e o topete) dessas pseudo-celebridades diminuiria? É um caso a se pensar, né? Pagar na mesma moeda. A possibilidade de processá-los por restringirem aos outros brasileiros o acesso a algo que por direito é de domínio público.

  • Olha Ollie, eu acho que você poderia processá-la também por atentado ao pudor rs, mais iria envolver muita grana (apesar que se cada usuário brasileiro do YouTube contribuir com um real dinheiro não seria problema), mais em fim se conseguiram ganhar da Microsoft o direito de bloquear os avisos do windows pirata, ganhar da Cicarelli não seria muito difícil.

  • Cardoso, primeiro, parabéns pelo site… cheguei aqui através do VA e curti mto tuas dicas.

    Anyway, é off-post, mas tava precisando de uma resposta meio urgente. O bluehost te dá 6 domínios de grátis? Tipo, são sub-domínios ou domínios mesmo?

    No site deles ficou meio contraditório.

    Podes responder por e-mail?

    Valeu

    Igor

  • Cardoso,

    Pelo visto ela começou pelo "Y" ( de You Tube ).

    A pergunta que não cala, agora é: se ela resolver ir para o "C" de Cardoso ( lembra que ela só busca as melhores audiências.. :o) ), a promessa da sunga, enchimento e algas ainda está de pé ? hehehehe…..

    abraços e parabéns pelo Blog, cada vez melhor.

  • mim / mesmo

    Sobre a "dona" Cicarelli. Vamos a uma teoria da conspiração…. :

    Fatos:

    -Cicarelli Trabalha na MTV

    -A MTV está investindo (pesado) no seu MTV Overdrive, cópia descarada (e concorrente) do YouTube. (Que aliás, só funciona com Internet Explorer*)

    -O Escândalo da "brincadeira" na praia já estava caindo no esquecimento, até pq não era mais novidade, todo mundo já havia assistido.

    Teoria:

    -Não estaria a MTV estimulando ou ajudando, juridica e economicamente a sua "Estrela" com fins de promover o próprio site ? O tal Overdrive.

    *Teoria nova que me dei conta agora… Não estaria a MS ajudando no processo ? Ela é antiga parceira da MTV, ambas promoveram e muito o MSN no país. YouTube é concorrente das duas, MS e MTV….

    Idéias malucas, mas nesse mundo louco…

    :D

  • A coisa vai ficar feia:

    Telefônica também bloqueia YouTube
    http://idgnow.uol.com.br/internet/2007/01/08/idgn

  • Pingback: É inútil a Daniela Cicarelli brigar com o You Tube e ferrar com a vida dos brasileiros at bpf()

  • Pingback: Technorati celebra aniversário com atualização - Gattune!()

  • Cada vez q ela abre o 'bocão', a gente passa a sacolinha ;) Isso tá bom demais Cardoso!

    Vem ver o vídeo de quanto valeu cada foda dela com o Ronaldo e puxa o link http://brazilbusiness.biz/2007/01/09/video-econom… pra cá, vamos arrebentar o cheque do Google deste mês!

    Bj$$$

  • Pingback: Aprenda a dançar com os policiais-dançarinos da Hungria » Diário de um Policial Militar()

  • Pingback: A censura ronda… » Dia de Folga()

  • Pingback: Marmota, mais dos mesmos » - Marmota . org()

  • Ana Lucia – joaninha

    Nunca vi o tal video da "Cica".

    Sinceramente, nunca fui com a cara da distinta senhora, coisa minha. Também não vou com a cara da Meryl Streep. A diferença é que reconheço que esta última é uma grande atriz. Quanto à ex-ronalda… deixa pra lá.

    Uma vez que meu "santo" não cruza com o santo dela, nunca tive a menor intenção de "elevar seu IBOPE" assistindo suas "estripulias aquáticas".

    Depois de toda essa palhaçada, agora é que não quero ver a "obra prima" de jeito nenhum. Assim como não quero comprar revista com ela na capa. Ou produtos por ela anunciados. Ou programas por ela apresentados.

    Que deixem a mulher botar sua "melancia internética" no pescoço.

    Pra mim, só aceito uma Cica se esta for marca de extrato de tomate.

  • Parece ser mentira a entrevista que ela deu à globo tb.

    http://conjur.estadao.com.br/static/text/48727,1

    O nome dela aparece como autora do pedido de censura do you tube.

    Ruim, tb, é a postura da MTV de chamar de censuradores os que fazem campanha contra a emissora.

    Censura só se faz com o poder de impor através de força uma opinião.

    Eu, simplesmente, não assisto mais a MTV. Estou usando o mesmo direito que eu tenho de escolher consumir uma Brahma ou ir dormir mais tarde. Criticar a Cicarelli é cidadão, falar que isso é censura é triste.

    Abraços,

  • Pingback: Yasodara » Blog Archive » Teorias da Conspiração()

  • Pingback: Meme at Informatiquês()

  • Pingback: Devaneios de uma mente doentia » Blog Archive » Youtube inacessivel()

  • Pingback: Techbits()

  • alciel

    No fundo, a parte da qual eu mais gostei foi quando um pessoal foi à mtv pedir a demissão da moça do filme pornô na praia.

    Sobre isso, gostaria de sugerir o último texto deste blog recente, que, ao me ver, fala disso.

    http://evirtus.zip.net/

  • Pingback: Blogger: como você responde aos leitores!? - Gattune!()

  • Pingback: Velho do Farol » Teu inglês()

  • Pingback: Caiu na net: policiais da Hungria em serviço, dançando para uma câmera()

  • Pingback: Teorias da Conspiração : Yaso.in()

  • Pingback: A dependência de serviços on-line | Paulino Michelazzo()