Tutorial: Como garantir visitas eternas

Compartilhe este artigo!

Há um paradoxo interessante no modelo dos [BP]blogs[/BP]: Da mesma forma que é quase impossível manter na tona conteúdo antigo,  alguns posts manterão um fluxo constante de visitantes, mesmo depois de anos de publicados.

Não estou falando dos hypes, embora eu ainda receba visitantes (e comentários) sobre os posts que, bem, vocês sabem de quais estou falando ;) Sim, a Cocó e o Kabum.

O modelo de post mais rentável em termos de visitação é o Tutorial. Sim, é o mais trabalhoso, mas nada compensa mais. Quase todo dia meu tutorial sobre Trackbacks e Pingbacks ganha… um pingback. E isso é ótimo. O cidadão que faz o trackback ficou obviamente satisfeito, o Tio Google reconhece o link e me chuta mais um pouquinho pro alto, eu apareço mais para os [BP]paraquedistas[/BP] e faturo mais uns caraminguás, para desespero e ódio dos que odeiam ProBloggers Profissionais*

No caso eu não recomendo a criação de [BP]tutoriais[/BP] falsos, por mais que atraiam paraquedistas. “Como [BP]desbloquear orkut[/BP]”, “roube [BP]senha[/BP] do MSN” e outros do gênero só vão atrair visitantes não-qualificados, que ficarão insatisfeitos e sairão te xingando, ou pior, vão transformar seus comentários em point de gente sem-noção perguntando coisas idiotas.

Tutoriais legítimos funcionam melhor, são bem-recebidos por todos e agilizam sua vida. É muito melhor do que ficar explicando a mesma coisa várias vezes, ou do que simplesmente não explicar nada.

 

*Valeu, Manson, adorei o termo!



Compartilhe este artigo!