Eu vou te dar o céu, meu bem…

Compartilhe este artigo!

No último ano do Segundo Grau uma aluna em meu antigo [BP]colégio[/BP] estava ferrada. Em um monte de matérias. Resolveu apelar. Deu mole para o professor de [BP]biologia[/BP], rolou um lance, foram passar um final de semana em [BP]Teresópolis[/BP] e tudo.

Quando vieram os resultados ela levou pau em todas as matérias, inclusive a dele. Quando foi cobrar, a resposta foi simples:

“Você nunca me falou nada, se tivesse pedido eu teria te aprovado”

O erro dos dois foi não sincronizar as expectativas. Isso pode ser fatal, gerando mal-entendidos e insatisfação em todos os envolvidos.

Blogs que se propõe a ensinar sobre blogueiros profissionais, monetização, técnicas de captação de leitores podem ser muito decepcionantes, se o visitante não ficou obscenamente rico nos primeiros dois meses do “[BP]Flogão do Juvenal[/BP]”, e for essa a idéia que o blog passe.

Uma coisa que deve ficar bem clara, é que ninguém vai ficar rico com blogs no Brasil. Nem vai ganhar dinheiro sem fazer nada. Fazer sites prometendo qualquer coisa além de uma recompensa justa por trabalho duro é subestimar a inteligência de seu leitor, sugerir ganhos absurdos gerará uma insatisfação clara, e posterior perda de credibilidade.

Eu sei que pode ser tentador fazer um site Made For AdSense com uma série de dicas óbvias, armadilhas de links onde só se sai clicando em banners, e títulos “Faça US$1500,00 por dia vendo fotos de mulher pelada” mas sejamos realistas, não é assim que a banda toca.

Se você quer que seu blog seja respeitado, não alardeie a condição de Blogueiro de Vida Fácil. Não exagere seus ganhos nem menospreze seu esforço. Eu prefiro um leitor satisfeito que não quer virar ProBlogger, a um leitor que investiu tempo e dinheiro, para descobrir que nem tudo é tão cor-de-rosa quanto nos folhetos de propaganda, e coloca uma vendeta em mim. Acordar com uma cabeça de cavalo no [BP]travesseiro[/BP] do lado não deve ser agradável. 

E nada de pedestal também. Não se valorize além da conta. Se você assumir uma postura arrogante de MegaProBlogger Profissional, com profundos conhecimentos arcanos e detentor dos Segredos da Monetização, seus leitores não irão nem tentar profissionalizar seus blogs, dada a dificuldade que você demonstrou.

Acredite, é muito mais gratificante receber um email de gente dizendo que começou a escrever por sua causa, do que um fanmail dizendo o quanto adora seu blog e jamais conseguirá fazer um igual.

Como muito bem disse o Fábio Seixas, “Ser ProBlogger é como ser um profissional liberal. O que não significa que você irá ficar rico com isso”. É a pura verdade. Acredite em quem defende a profissionalização dos blogs como fonte de renda, como um meio de sustento BOM, mas desconfie de quem fala de centenas de milhares de Reais sem nenhum esforço. Você pode ser bem-sucedido como profissional liberal, conheço dentista que tem Porsche na garagem, mas isso é a exceção.

Seja realista em suas promessas e seus leitores serão realistas nas expectativas. Do contrário você logo será desmascarado, como blogueiros que posam de santos absolutos e reclamam em emails privados dos mesmos leitores que afagam em público. Coerência é sempre melhor, por mais antidiplomático que pareça.

Já imaginou eu ter que falar bem do Kibe em público?



Compartilhe este artigo!