Internet-BR: Os pioneiros são os nanicos

Eu já havia reparado nesse fenômeno, e é algo bem curioso. Convenhamos, se alguém fosse imaginar quem anuncia em Internet, pensaria em grandes empresas, com visão, departamentos de [BP]marketing[/BP] ativos, gente disposta a investir em uma [BP]mídia[/BP] ainda nova demais para sequer ser ensinada de forma eficiente nas [BP]universidades[/BP], certo?

Então me expliquem, como o Google consegue seus anunciantes? Experimente visitar os anunciantes de um blog qualquer. São os suspeitos habituais ([BP]submarino[/BP], o próprio Google, [BP]Microsoft[/BP]) mas também há muitos, muitos anúncios de sites como:

O tal Zap Imóvel aparece inclusive com erro, o site não existe.

Como será que o Google consegue? Os sites são claramente de empresas sem nenhuma tradição de Internet, em geral são amadores, simples mesmo. Não dá pra acreditar que essas empresas tenham, sozinhas, decidido investir em [BP]propaganda[/BP]. Muito menos que eles usem o AdWords e todas as ferramentas do Google para anunciantes.

Sendo sincero, muitos sites desses não deveriam estar anunciando. Primeiro precisam investir em seus sites, do contrário estão espantando o visitante que pagaram para chegar até eles.

Eu imagino que o Google deva ter um grupo de [BP]Jedis[/BP], em seus escritórios de vendas, ligando para empresas aleatoriamente, fazendo o gesto Jedi de controle mental e dizendo “Você vai anunciar em Internet”.

Nenhum outro programa de publicidade tem a capilaridade do AdSense, e se conseguiram isso tudo com um humilde escritório em MG, imagine com as novas instalações em SP. Prevejo um futuro brilhante para o mercado de publicidade online no Brasil, com o Google liderando e a concorrência se aproveitando disso também.

Quer dizer, se resolverem o problema dos pagamentos, do contrário vai começar uma debandada para outros serviços, que culminará com a saída dos anunciantes também. Mas, como dizem por aí, “ema, ema, ema cada um com seu problema”. O meu não é contornar as restrições da [BP]Receita[/BP], o meu é fugir do Seu Barriga.

Leia Também:

  • Realmente eu já tinha percebido isso , cada site que anuncia , não da pra acreditar, e da lista que publicou o melhorzinho é o zap apesar de a url do google estar errada o site até que é bom.

    Eu acredito que o google consegue isso porque todos os sites que usam o adsense fazem propaganda "de gratís" do adword e é todos mesmo sem exceção, além do mais o processo é bem simples, quem souber ler pode criar um anúncio.

  • Boca a Boca meu rapaz

    As grandes empresas já tem seu plano de mídia e querer todos esses dados, fazem controle análise …

    As pequenas empresas, micro empresas, nano empresas apenas ouvem falar que a internet "dá retorno" sabem do valor absurdo / desperdiçado em anunciar em jornais grandes / de bairro ou outras mídias como TV e Revistas, que não são para qualquer um e ficam sabendo que podem anunciar com R$ 0,05 realmente o fazem, alguns choram e acabam saindo depois do 1 mês, por que acabam gastando mais do que o esperado, não entendem esse lance do leilão, querem sempre aparecer na 1 posição … outros acabam entendendo como funcionam e começam a fazer controle análise e ficam fiéis.

    Quanto a divulgação do Google, você já viu algum anuncio do Google na TV ? Placas em estádios de futebol? Adesivos colados na traseira de carros?

    Eu não …. e como eles tem tantos acessos visitas? O que é bom se divulga sozinho

    E se eles não tem um exército de cavaleiros Jedis prontos, creio que seja a hora, ninguém do Google nunca me ligou =/

    Por outro lado …

    Todo dia recebo uma ligação do Império UOL do mal oferecendo links patrocinados, eles sim tem um exército de clones!

  • Márcio

    O ZAP é o antigo Planeta Imóvel e pertence aos jornais O Estado de São Paulo e O Globo. De pequenos eles não têm nada.

  • Se eles não têm competência nem pra colocar a URL certa no AdSense, a mentalidade é de quitanda.

  • Cardoso,

    Ai que esta a grande sacada do Google com o AdSense/AdWords. É muito fácil anunciar dos dois lados, para quem quer pagar para aparecer e para quem quer receber para mostrar.

    O Google desburocratizou total o Marketing na internet.

    Da mesma forma que tem anunciantes pequenos, tem muitos sites/blogs pequenos ganhando com os anúncios de forma amadora as vezes.

    Veja meu exemplo, se eu tivesse que correr atras de um anunciante para manter meu blog, talvez eu nunca faria isso, não é o meu foco. Mas com o AdSense em questão de 1/2 hora fiz o cadastro, peguei os scripts e colei no meu blog e pronto. Não estou ganhando rios de diheiro, mas já estou ganhando* o suficiente para pagar a hospedagem e as despesas com o dominio.

    Veja, até os scripts ele gera, você praticamente faz um Ctr-C Ctr-V.

    * Ganhando apenas virtualmente. Não recebi nada em $$$ vivo, mas vou receber e cobrir meus custos. Espero. :-P

  • Fabio. Não é só "Boca a Boca" não.

    Trabalho com desenvolvimento de websites e uma das primeiras exigências de qualquer cliente mobral, é fazer o seu site aparecer na frente no "guglow".

    Então minha empresa dá a consultoria e ensina a micro-little empresa cliente a se cadastrar, escolher palavras chave, criar regras e fazer o anúncio funcionar.

    No caso da empresa que o Cardoso citou que está com o link errado, isso já é problema dela, mas acho que muita empresa de desenvolvimento dá esse tipo de consultoria (tomara).

  • Realmente isso é interessante. Concordo com o Fabio, as pessoas ouvem falar que o anúncio na internet dá retorno e o fazem. Mas eu acho que o grande diferencial é os valores que podem ser investidos. Com uma soma relativamente pequena você pode anunciar.

  • Cardoso, tem certeza que o link do zap tá ceto?

    porque se estiver, não se trata de uma emprezinha, mas uma join enventure (é assim que escreve?) do jornal "O GLOBO" com o jornal "ESTADÃO", olhe o classificado do globo e você verá a logo do "ZAP" lá…

    e se o endereço que vc escreveu estiver certo, e o endereço deles no adsense estiver errado, é só mais um caso de empresa grande fazendo merda, nada demais :)

  • O Google permitiu que qq dono de empresa, com pouco investimento, tenha seu site anunciado por toda a Internet. E segmentado, o que eh melhor.

    Nada de mega-sites ou mega-investimentos como em 2000… tudo mais real.

    Maysa

  • O certo é "joint venture", Cobalto.

    Imagino que o anúncio do Zap seja antigo, se nós estivermos falando desse Zap que é proveniente da união de O Globo e O Estado de S. Paulo. Anúncio tem data de validade ou pode ser suspendo a qualquer tempo? Essa é minha dúvida.

  • É como o Kico falou. Existem empresas que fornecem consultoria para que o Seu José da padaria consiga anunciar sem se preocupar com CPC máx, ROI etc. Um dos anúncios que mais vejo sobre isso é da http://www.cadastrando.com.br/

    A animação deixa claro que eles trabalham com o AdWords para dar uma boa posição para seus clientes. De qualquer forma, quero mais é que isso continue e que se mantenha um ciclo virtuoso vantajoso para todas as partes.

  • Realmente quem não tem cão caça com gato então é muito mais barato ter um marketing na internet do que em revistas jornais e tv que saem muito mais caro e pode ter até o mesmo retorno do adwords.

  • Fizesse o uso da licença poética no ditado.

    O correto é : "Ema, ema, ema. Cada um com seus pobrema"

  • Veleu Thassius, é isso mesmo que eu queria dizer :)

  • Cardoso,

    Além da equipe Jedi de vendas (que é grande e eficiente), existem umas parcerias tentadoras. Ao assinar um plano na Locaweb por exemplo, o cliente recebe um "bônus" em reais para anunciar no AdWords "de graça".

    Claro que alguns só se utilizam do bônus e pronto. Alguns outros gostam do resultado e realimentam o crédito.

    Abraço

  • "Prevejo um futuro brilhante para o mercado de publicidade online no Brasil"

    "se resolverem o problema dos pagamentos"

    Deus te ouça amigo, Deus te ouça!

  • Já vi o Google na boca da Jennifer Lopez. Já imaginou um boca a boca dela? Entorpece até a mente dos Jedi. Eles não fazem propaganda, fazem marketing pontual e hoje a mídia mais importante que eles têm para usar é o próprio Google. Não é a toa que são essa potência toda, conseguem retorno cíclico.

  • Gente, todas as URLs foram retiradas através de cliques em anúncios em blogs de visitantes do Contraditorium, feitos alguns minutos antes da matéria ter sido publicada. O ZAP está com uma URL inválida mesmo.

  • “Prevejo um futuro brilhante para o mercado de publicidade online no Brasil”

    Uma outra possibilidade(nao digo que seja A verdadeira) é que o que está acontecendo nos sites dos EUA com o google ads é um esquema de pirâmide parecido ao da Bolha dos anos 2000.

    Quando você tem blogs anunciando em outros blogs para ganhar em "arbitragem" temos um problema, pois a arbitragem só existe em economias de especulaçao.

    No brasil, como somos pequeninos, se o google está faturando com o armazém do seu Zé, é porque algo está errado.

    Todos os blogs e sites brasileiros com adgoogle parecem passar anúncios que sao 1-totalmente irrelevantes ao conteúdo do site e 2-de anunciantes desconhecidos, algumas vezes da europa e dos EUA. Isso me parece sinal de uma quantidade substancialmente pequena de anunciadores pagantes.