Link não é esmola

Compartilhe este artigo!

esmola.jpg

É impressionante a quantidade de gente que escreve pedindo links. Chego quase a achar que um link em um blog visitado pode efetivamente alavancar um blog pequeno.
Não funciona. Desculpe, gente, mas no máximo vocês vão ganhar uma visitação extra, mas no final o número de novos leitores não será significativo.

Meu blogroll aqui do lado é a parte mais negligenciada deste site, só não tirei para não ficar com fama de antipático e também para não receber emails “buá, você não me ama mais, tirou meu blog da lista”.

Ser listado nesse balaio não é vantagem, ainda mais quando não há nenhum trabalho editorial. Se o blogueiro não faz uma descrição dos blogs, não dá uma razão para o visitante clicar, fica o quê? Meus belos olhos, como motivo? Muito pouco.

O melhor link que você pode ter é o “link editorial”, colocado no meio de uma matéria, onde geralmente é feita uma defesa veemente para que o mesmo seja clicado. Esse link aparece quando algo interessante é descoberto no “blog menor” (ou nem tão menor assim).

Mais ainda: Esse link não é negociável. Uma troca de links, no estilo “fale de mim que falo de você” é algo que chega ao nível do anti-ético. Não é algo que você verá aqui. Não perca tempo pedindo para que eu fale de você apenas por seus belos olhos (exceto se você for a Luciana Vendramini, mas aí estará perdendo tempo mesmo, eu falo de qualquer jeito).

A melhor forma de ser linkado e elogiado por seu blog preferido é mostrando serviço. Viu algo que gostou, não gostou ou que o inspirou? Escreva um belo post sobre isso, coloque um trackback. Blogueiro é bicho curioso. VAI fuçar o blog de quem o está referenciando. (a não ser que você seja celebridade multimídia que não tem tempo pra nada, e acaba lendo somente o próprio blog, dada sua agenda apertadíssima)

Se o blogueiro gostar do que você escreve, vai assinar seu feed, e mais dia, menos dia você dará de cara com um post linkando pra você. Não por favor, não por pena, nem por favores sexuais (link pro blog da Juliana Paes aqui) mas por mérito.

Seja ativo e participativo, como diz o Camarada Sérgio, blogs são conversações. Visite vários blogs, deixe comentários, escreva e faça trackbacks sobre o que leu nesses blogs. Mostre serviço.

Não peça links. Link não é esmola e você é muito melhor que isso.

(a parte sobre não trocar links por favores sexuais é exagero, claro. Blogueiras iniciantes, jovens bonitas e carinhosas que façam o ProBlogger gemer sem sentir dor são sempre bem-vindas)

UPDATE

Não deixem de visitar o Blog da Maysa, eu recomendo!



Compartilhe este artigo!