Deficiente por um dia (ou um pouquinho mais)

Compartilhe este artigo!

Um tempo atrás comecei a ter uma dor no pulso esquerdo, mas não aparecia quando eu estava trabalhando. Como todo bom brasileiro, deixei pra lá. Aos poucos a coisa foi piorando. Não conseguia mais fazer força em movimentos de pinça, nem empurrar nada com a palma da mão.

Fazendo uma pesquisa pela Internet vi que apresentava todos os sintomas de Síndrome do Túnel do Carpo. Inclusive o teste de Phalen.

Fiquei irritado, pois uma lesão ocupacional deveria prejudicar a ocupação, mas ela nem se manifestava quando eu usava o computador.

Bancando o Gregory House, fui adiante nas pesquisas. A mão direita (sou destro) não apresentava sinal nenhum de desgaste. Utilizei compressas por um tempo mas depois descobri que comprimir a região é pior, então tentei imobilização. Não adiantou muito.

Aos poucos percebi que tinha que forçar o uso da mão esquerda, inconscientemente, por ela doer, eu evitava. E acreditem, era muito estranho não ter força na mesma. Girar a chave na porta do banheiro exigia esforço e determinação.. Abrir latas era um inferno, e quando fui subir em um ônibus e puxei a balaustrada (é esse o termo?) com a mão esquerda sem-querer, eu vi estrelas.

Perder o uso diário da mão afeta todo pequeno movimento do dia-a-dia. (aquilo também, seus pervertidos) Até levantar da cadeira, apoiando-se nos braços da mesma, era difícil. Curiosamente movimentos delicados, precisos, não eram problema. Também podia fazer força em movimento de tração. Torção e pressão eram onde doía.

Fiz uma pesquisa sobre minhas opções. Poderia tentar um tratamento via infiltrações, com 80% de chance do negócio voltar em um ano, ou poderia partir direto pra cirurgia. Que seria cara, ainda mais a feita via endoscópica, para não deixar o braço do sujeito parecendo adereço de cena de filme de Frankenstein.

A alternativa poderia ser tentar dar um descanso pra mão. Legal, mas para quem escreve, não adianta. Pensei em usar o reconhecimento de voz do Vista (o em Inglês funciona muito bem) mas continuo me sentindo idiota falando com um computador. Não estou preparado para o futuro.

Já estava resignado a entrar pra faca, tirar dezenas de fotos e postar, pra ver se ao menos rendia uns cliques, quando percebi que estava usando a mão normalmente.

Pois é. Meu Fator de Cura Mutante voltou à ativa. Nem sinal da lesão, passo com louvor nos testes e recuperei toda a força na mão. Ufa.

Nós que temos as quatro patas funcionando não damos importância, mas acredite. Mesmo algo menor como perder um pouco de funcionalidade de uma das mãos pode ser muito limitante.

Devo dizer que foram duas semanas muito… interessantes. Síndrome do Túnel do Carpo é algo que pelo visto eu não tive (ou tive só um gostinho, ou tive uma recuperação milagrosa) mas que não recomendo a ninguém. Portanto, sigam os conselhos médicos:

Descansem a mão de vez em quando, nunca digitem sem apoio para o pulso, usem dispositivos diferentes, como um trackball, durante algum tempo. Teclados sem-fio geralmente permitem maior mobilidade, dá pra achar uma posição confortável para você e para seu pulso.

Sobretudo, não espere piorar. Nem todo mundo tem um fator de cura mutante, a maioria das vezes você não vai melhorar se não fizer nada. Se começar a sentir dor ou desconforto, procure seu médico. A não ser que a dor e desconforto sejam acompanhados de um bafo quente na nuca. Aí recomendo KY.

Powered by ScribeFire.



Compartilhe este artigo!