Meu Blog não é seu palanque

Existe um tipo de SPAM em comentários que é chato. O “adorei seu blog, visite o meu – http://algumaurldofotolog”. Tudo bem, são miguxos achando que são espertos, fazendo copiar/colar. Esses a gente mata e pronto. (o comentário, calma)

Outra categoria, muito mais perniciosa, são as rêmoras.

Para quem desperdiçou as manhãs de sábado jogando bola ao invés de assistir Mundo Animal e Jacques Costeau, Rêmora é um peixe com uma estrutura no alto da cabeça especializada para grudar em um tubarão ou outro peixe grande. Não são parasitas, pois não consomem recursos do hospedeiro (no máximo prejudicam a hidrodinâmica) mas também não vivem uma relação de colaboração, muito menos uma simbiose.

São apenas… caronistas, comendo as sobras do peixe grande.

[atualização] O Rafael tem um exemplo excelente. Vejam neste post aqui, os comentários, do 42 em diante. Sequestraram os comentários e transformaram em palanque.

Nos blogs temos comentaristas que aproveitam o espaço para vender seu peixe. Não no sentido “visite meu blog”, ou mesmo “Compre meu Vi@gr/\ natural”. Os caronistas gostam de fazer “denúncias graves”, contra a Rede Globo, a ONU, Papai Noel, etc. Assim temos um post sobre… “Psicoagronomia Marciana” e o sujeito posta um comentário de 250 linhas comecando com: “Denúncia Grave – A Saúde em Caicó” seguido de números de processos, o causo pessoal de como sua tia-avó teve a próstata removida por engano, bla bla bla.

Esses são eliminados sem dó nem piedade, e num dia ruim o email é colocado na lista negra do WordPress.

Entenda, caro peixe-parasita: Blog não é Palanque. Ou melhor: É. Meu. Ele reflete as MINHAS opiniões e a MINHA agenda pessoal. Se você acha que algo merece ser divulgado aqui, faça como o Fabiano, divulgando a campanha do Fábio, que quer trabalhar no Google: Mande um email.Entre em contato. Exponha sua idéia.

Dá certo? Nem sempre. Muitas vezes eu vou dizer “obrigado, mas não obrigado”. Outras vezes em vou achar legal, interessante e vou fazer uma puta campanha em cima da coisa.

Você só não vai conseguir simpatia, de mim e de mais ninguém, se entrar em nossos comentários e ficar deixando seu lixo por lá.

Notem, não estou reclamando de textos longos, ou de links. A função de um comentário é discutir sobre o assunto do post, e se com isso o visitante escrever um tratado, com links para posts em seu próprio blog, excelente. Quanto mais discussões melhor. Blogueiros gostam de discussões.

O que não gostamos é de que roubem o nosso palanque.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Dá até medo de comentar assim

    levanto a mão antes de comentar?

  • Não, só pra pedir pra ir no banheiro ;)

  • Onde eu assino?

  • Tu acredita que eu ainda recebo visitas buscando o nome de um troll amigo teu? Aquele que te chamou de "Orzon Welles brasileiro" por causa das fotos do vôo da gol e tu disse que ia processar, lembra?

    Mas ele não tem mais comentado, pelo menos.

  • Hey, ola!

    Realmente, acabamos ficando intimidados a comentar nesse post, principalmente um desconhecido e principiante nesse mundo virtual, como eu ;]

    Caí no seu blog… Fui lendo uns, passeando por outros até que cheguei por aqui.

    Decidi deixar esse comentário aqui só para cantar "Amém" ao que você falou (metaforicamente).

    Até logo, e um abraço :]

  • Não importa o que falam e sim que falem! Ou melhor, comentem!!!

  • Mesmo sob os plugins anti span ainda aparecem caronistas!?

    Deu medo de comentar! Até porque os plugins daqui já me barraram duas vezes, e nunca tentei colocar link extra ou coisa assim!

    Mudando de assunto:

    Carlos, parece que você está usando o ScribeFire, pelo visto você teve que ficar com ele mesmo, ou era o painel do wordpress mesmo!

    abraços!

  • Calebe, os plugins não pegam os caronistas, justamente pq eles colocam às vezes nenhum link e escrevem muito texto.

    De resto todo mundo de vez em quando vira "falso positivo", mas eu tento sempre liberar manualmente.

    Estou usando o ScribeFire no notebook, no PC continuo com o Zoundry e o Windows Live Writer.

  • Lindo seu blog migo, passa la no meu …

    hehe brincadeiras a parte, acho que este tipo de comentário foi (e ainda é) influencia de blogs "cute's".

    Comentários assim são facilmente encontrados também no orkut, internet infelizmente influencia o atrofismo mental!

  • Cardoso, você já atualizou o seu firefox?? Agora ele vem com um corretor ortográfico em português que é show de bola. Assim você não precisa usar mais nada além do próprio WordPress.

  • Merece até outro clique no adsense…

    =) QQ hora dessas os blogs vão ter que vir com uma plaquinha: "Não alimente os trolls"

  • Fabiano, escrever direto no WordPress é coisa da idade da pedra. Não se compara a ferramentas como o Zoundry ou o Windows Live Writer.

  • sim sim merece até um click no adsense!

  • E palanque de militar.

  • DOMINGUES

    Ah é? Duvido se não vai clicar nesse aqui:
    http://www.marqueumdiaparasaircomalucianavendrami
    hehehhe

  • Server not found :(

  • Bah, hilário mesmo são os comentários com elogios à cantora Joelma no Blog das Fraudes da Internet…

    <a href="http://www.fraudesonline.org/47/joelma-vai-posa-pelada/

    " title="Joelma Pelada">

    Desconfio que alguém inventou todos os comentários… Não é possível tanta criatividade de desconhecimento da língua portuguesa…

  • Não só os SPAMS, mas o simples fato de um comentário não estar dentro do contexto do post já deixa uma impressão ruim. Eu penso o seguinte: se o texto me atraiu e me fez ler inteiro eu comento a respeito do mesmo, senão eu saio… Infelismente nem todos tem a consciência de que o importante é a pessoa querer ver o seu blog e não clicar nele por curiosidade apenas porque viu um "visite o meu blog", que neste caso ainda tem o sério risco de ser um "deixa ver o blog desta m**** de Spammer)…

  • Será que é tão difícil assim abrir um blog???

    Não tem cabimento uma coisa dessas.

    As vezes é até chato a gente escrever sobre um assunto e a pessoa comentar outro que não tem nada a ver…

  • Eu achei válido como exemplo o ilustrado pelo Rafael, mas, Cardoso, vc não acha que era simplesmente o caso do editor excluir os comentários inadequados? Ou acha que a exclusão seria uma espécie de autoritarismo? Blog é um espaço aberto, depende em muito das opiniões dos leitores, mas não é a casa da mãe Joana, né?! No meu caso, eu excluiria o primeiro que desviasse do asunto e acho que isso inibiria os demais. Por outro lado, vejo que tem blogueiro que permite isso porque, na realidade, depois aumenta a audiência. O que vc acha? E o que faria? Abraços, Mário.

  • Mário, é caso de excluir sem dó nem piedade. É abuso. O comentário de um post existe para que assuntos relacionados a ele sejam discutidos. CLARO, problema nenhum rolar um off-topic, mas existe uma ENORME diferença entre um "Ah, falar nisso olha que legal eu achei" e um sujeito que NUNCA entrou no seu blog, e só posta o comentário pq você tem visitação deixar uma mensagem de 500 linhas com uma "denúncia" qualquer.

    Eu não sou poste, pra ficarem colando cartazes.

  • Pingback: Digital Drops()

  • lucas castro

    ô Cardosão

    Relaxa aí miguxo!

    Faz uma visitinha lá no meu blog pra me dá uma audiênciazinha faz?

    hahahhahaha

    No fundo eu acho vc uma merda boiando na água.

    O q é que essa blogosfera tem na cabeça pra se deixar seguir por um general dos tempos da idade da pedra feito você?

    Ah sai dessa!

  • Lucas, eu não creio que ninguém me siga, nem nunca falei que tinha seguidores.

    Acho que você está com inveja. E sabe o motivo? Você não tem nenhuma audiência no seu bloguinho de merda, pois não sabe defender uma opinião sem xingar ninguém.

    Pior ainda, é um hipócrita, que vem aqui me xingar mas deixa sua URL.

    Por causa disso seu comentário grosseiro não será removido, mas seu LINK sim. Como se sente, fazendo papel de idiota e nem a propaganda fazendo?

  • pelo visto este é um assunto que te irrita bastante, ehehe nunca vi tantas respostas suas em um mesmo tópico.

    Mas realmente existem os aproveitadores… é só ignora-los.. (excluir antes) …

    []s

  • Blog blog blog! ve se blog uma coisa dessas!

  • V

    so acho que se vc nao quer que introduzam em vc (seu blog) a possibilidade de olhar outro (propaganda) akilo que vc chama de spam! deveria remover o script que permite enviar link direto! caso contrario e mei concoradtivo da sua parte e incoerente protestar!

  • Pingback: Quer anunciar? Bem fácil, pague… | Bruno Godoi()