Dizem que escrever é cortar palavras. Eu digo que podem ser textos inteiros

Compartilhe este artigo!

O ato de escrever, por mais prazeroso que seja, ainda é trabalhoso, e quanto mais tempo investimos em um texto, mais ficamos com pena de matá-lo. O problema é que nem todo texto funciona. A idéia pode ser fraca, não achamos o tom, a conclusão não nos agrada… A tentação nos leva a tentar salvar o trabalho, seja com remendos, seja usando só parte dos textos.

Isso é ruim. Um texto fraco sempre será fraco. Com a experiência descobri que por incrível que pareça, escrever um texto do zero é mais rápido e gratificante do que remendar algo ruim de nascença.

Note que nem todo texto que precisa de revisão é ruim. A rigor todo texto precisa de revisão. O texto ruim mesmo é aquele que você olha e diz “legalzinho” e olhe lá. Um texto com uma forma ruim mas uma idéia central excelente dificilmente será um texto ruim. Assim temos quatro tipos de textos:

•    Idéia boa / execução boa: o ideal. Publique imediatamente.
•    Idéia boa / execução ruim: se tiver tempo conserte. Se não, publique assim mesmo
•    Idéia ruim / execução boa: Acontece mais do que você imagina. Não publique, mas guarde, para aprender com ela
•    Idéia ruim / execução ruim: Publique, como comentário, usando o nome de alguém que você não gosta.

Se você quer se destacar, se quer que seu blog faça diferença, seja criterioso. Ter o poder de botar no ar qualquer porcaria não quer dizer que devamos colocar no ar qualquer porcaria, só pra fazer volume. Do contrario você ficará tentado pelo caminho mais fácil, e escrever porcaria é muito, muito fácil.

Difícil é chegar a algum lugar produzindo lixo.



Compartilhe este artigo!