Blogueiros, Jornalistas e outras buchas de canhão

Compartilhe este artigo!

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que será excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias.

Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos.

Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares.

O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog.

“Incrível, passou um avião baixinho aqui em casa soltando fumaça” é notícia de blog, não de jornal. O leitor que se satisfaz com a chamada acima em um blog, se a vir em um jornal no mínimo fará um post-denúncia sobre a má-qualidade do mesmo.

Um blogueiro dificilmente passará dias compondo um post, nem ficará checando fontes em cima de fontes. Com a exigência de um post por dia pelo menos, simplesmente não há tempo, ao menos para os blogueiros que o fazem por hobby.

Por sua vez um jornalista não tem a mesma segurança do blogueiro, que é editor de si mesmo. Uma informação não pode ser divulgada com a mesma velocidade que em um blog, pois alguém tem que se responsabilizar, e se não estiver satisfeito pode pedir que o jornalista justifique suas conclusões.

Um jornalista tem que tomar cuidado para não falar nada ofensivo ao Jornal em si e/ou anos patrocinadores, além de ter que filtrar tudo que se pareça com uma opinião.

Curiosamente a agilidade dos blogs pode ser superada pela agilidade dos jornalistas, pois é muito mais fácil conseguir um espaço cobrindo algo pela Folha do que pelo Morróida. Como os jornalistas ganham pra escrever, só não superados no quesito pelos ProBloggers.

Cada um na sua, os blogs continuarão insuperáveis – quando o World Trade Center cair, eu quero ler na hora, quase ao vivo, o que está acontecendo, do ponto de vista de quem trabalha ali do lado. Não acho nada melhor do que ler a opinião do quem mora e está lá, ao vivo, acompanhando.

Mas no dia seguinte, para descobrir o que realmente aconteceu, vou ler o jornal.



Compartilhe este artigo!