Garimpando Conteúdo – achado não é roubado

Eu vou contar um segredo: Sou preguiçoso. MUITO. Nos anos 80 eu reclamava com uma namorada, pois ela morava do outro lado do bairro. (anos depois o Universo cuidou de me punir lindamente, mas isso é outra história)

Eu gosto de escrever, gosto mesmo, mas começar é complicado. Todos os meus contos invariavelmente começam com “Era uma noite escura. A chuva caía na sarjeta…”. Depois que a história de desenvolve em apago o começo, mas para não me penalizar demais, começo assim.

Nos blogs a mesma coisa. Achar o tema de um post é algo chato. Eu varro toneladas de feeds para achar assunto pro MeioBit. Há dias em que nada se salva. Exigente demais? Talvez.

Nos meus blogs, é pior ainda. Como faço textos maiores, preciso de uma idéia forte, e nem sempre dá pra apertar o botão ou puxar a alavanca (dependendo do seu gênero) e sair com uma idéia.

Nessas horas o melhor é deixar o subconsciente trabalhar. Vou ler os blogs que gosto, e sempre acabo com um post, pois depois de ler 100 ou 200 feeds, três coisas acontecem:

1 – Post de Follow-Up

Eu leio algo que gosto (ou não). Acho que posso contribuir com a discussão, então faço um texto expondo minha opinião. Geralmente rende muitos trackbacks, pois acabo citando vários participantes. Como sou esquisito, eu leio comentários, e isso rende mais trackbacks ainda. Acabo com um texto rico e cheio de referências. Eu gosto, com diz o Borat

2 – Post-Notícia

Quando leio alguma notícia em um jornal ou blog que foge da blogosfera (sim, existe mundo fora da blogosfera) e acho interessante comentar. Fiz isso com o Henry Sobel, também fiz com a história do ônibus 174. Só corre o risco de cair na irrelevância, se for um dia sem grandes notícias. Convenhamos, ninguém aguenta mais professoras louras gostosonas abusando de pobres meninos de 15 anos e padres pedófilos comendo garotinhos. O potencial, seja de humor, seja de mundo-cão desse tipo de notícia está mais que esgotado. Gracinhas com fotos também não funcionam pra mim. Para produzir conteúdo preciso partir de algum conteúdo, e quanto mais rala a origem, pior o resultado.

3 – Post Inspirado

É o melhor de todos. Aparece geralmente no final do dia, depois de ruminar o material lido durante a tarde. Acaba tendo poucos trackbacks, pois a inspiração vem de muitos blogs e sites diferentes. Esse é o tipo de post que flui naturalmente, parece que se escreve sozinho, mas depende de toda a informação absorvida durante o dia.

Esse post é o que rende melhor resultado, é o mais trabalhoso mas como você não percebe que está processando a informação, se sente até culpado por ter escrito algo tão bom de forma tão fácil.

O cenário ideal para mim é quando surge algum email com uma sugestão interessante, ou mesmo um convite com tema. Ter um ponto de partida é o sonho dourado do escritor preguiçoso. Agora mesmo estou produzindo um material grande, mas não passei do sumário. Eu juro, pelo Olho de Thundera, que se tivesse um sumário pronto em minha mão o trabalho já estaria acabado.

Leia Também:

  • Sou o 1º a comentar? Milagre!

    Sabe, também acontece dessas coisas comigo. Principalmente a dificuldade pra começar e terminar um texto.

    Quando o Contraditorium faz aniversário, Cardoso?

    Aproveito pra lembrar que te convidei a participar deste meme http://noelnetblog.blogspot.com/2007/04/meme-obje… . Tem a ver com isso.

    Abraço!

  • Lu

    Se eu tivesse um sumário pronto, escreveria até uma enciclopédia. Pontos de partida também são meu calo, provavelmente porque não sou uma pessoa criativa. Meus melhores textos (ou aqueles de que mais gosto) foram escritos depois de alguma pergunta que me fizeram.

  • Putha que pariu, você escreve isso justamente quando eu estou atrás de coisa para postar. Mas com uma preguiça lascinante.

  • O universo te puniu com uma namorada de Curitiba?

    Tranquilo, ela tá indo pra São Paulo.

  • ahhahahahaha quem dera. Se eu tivesse uma namorada em Curitiba não estaria no Rio. Se bem que atualmente se for de Jaú pra mim já seria perfeito.

  • Pingback: Estou Entediado » Inspiração ou transpiração?()

  • Tenho mania de querer compensar falta de assunto com fotos expressivas ou então algum vídeo do YouTube que fale o que meus dedos não querem escrever. =D

    ps: "Depois que a história de desenvolve em apago o começo"

    Cardoso, esse trecho do post precisa de uma correção.

    Abraço

  • Cardoso, estava com esse problema agora mesmo, sobre o que escrever hoje, como não achei nada de muito interessante que já não contenha em no mínimo 15 blogs dei continuidade a minha jornada Criação de layouts tableless com (X)HTML + CSS.

    Pensei que só eu sofria desse mal… mas existem pessoas que compartilham do mesmo problema.

    Post oportuno em hora oportuna.

  • Uma boa idéia geralmente gera um bom texto, o problemas vezes está em ter esta boa idéia que vai te inspirar a escrever o que você estava querendo, e realmente tem dias que nem reza braba faz surgir a tal idéia. Ela pode estar as vezes onde menos esperamos, o bom emsmo é sempre ter onde escrever, para não deixar para depois, o que pode ocasionar a perca de um bom texto muitas vezes. tem dias que vou dormir e do nada vem uma idéia para um texto e vou formando na cabeça, e sou obrigado a levantar e redigir algumas linhas para o dia seguinte dar coninuidade, pois sei que se não o fizer amanha já nem lembrarei mais dela, e começa a caça por um bom texto tudo outra vez… essa é a vida de quem gosta de escrever…

    Abraços Cardoso, belo texto!

  • Eu já funciono ao contrário, os melhores posts saem de uma idéia instantânea, daquelas de desenho animado. O zen-bloguismo ajuda para aqueles posts irritados, mas os trackbacks, ultimamente, têm vindo de onde menos espero resultado.

  • Pingback: Matheus Zeuch » O primeiro passo de um post()

  • tai, sugestao de tema sempre funciona bem.

    como boa baiana sou peguicosa hehe!

    :*

    .

    .

    .

  • Pingback: evandronunes.net()

  • Nem me fale em preguiça… estou há mais de uma semana lendo posts e artivos de finanças, comecei alguns rascunhos (3 para ser mais exata) e nada de conseguir finalizar…

    Sem falar na minha auto-cobrança de postar quase diariamente no meu blog.

    Ok, não é só preguiça, às vezes os problemas do cotidiano acabam te pedindo mais atenção.

    Vamos ver se me inspiro amanhã.

  • Muito bom o texto. Me identifiquei muito com o terceiro tipo, praticamente só escrevo desse tipo, raramente sai alguma coisa diferente disso. É uma mistura desse tipo com o tipo "escrever sobre o que está sentindo" de um post anterior seu.

    E Sacanitas, talvez todA baianA seja preguiçosa, mas isso não acontece com todO baianO. ^^

  • E ae grande Cardoso,

    O seu amigo vai para a Globo<a>, vai ficar pra traz? que tal e Rercord do saldoso Edir? Ou o SBT do nosso amigo de trabalho do baú? =)

  • Cara! Se você é esquisito porque lê os comentários, então somos dois.

    t+

  • Tô eu aqui lendo os posts também, tenho que saber a opinião dos outros não é?.. dá mais "pano pra manga"…

    E quem não tem dificuldade?…

    Inspiração eu vejo bastante, mas quando me pego, to escrevendo prosa olhando pra uma rosa (ops…quase saiu uma aqui) me puxo as orelhas , assim é fácil demais, quero me ver escrevendo coisa séria, e não coisa de mulherzinha! ecas.

    é aí que o bicho pega…

    :[]

    Valeu Cardoso, por tirar as palavras da nossa boca…

  • Classificação um tanto reducionista, mas é isso aí mesmo… (risos)

  • eu me sinto sortudo de trabalhar somente com noticias, nessas horas…. tenho um blog pessoal também, e nele é super dificil criar conteudo… acabou postando a cada uma semana mais ou menos..

  • eu me sinto sortudo de trabalhar somente com noticias, nessas horas…. tenho um blog pessoal também, e nele é super dificil criar conteudo… acabou postando a cada uma semana mais ou menos..

  • Pingback: Vivendo e aprendendo sempre… » Blog Archive » Até o Yahoo anuncia no Google AdSens()

  • Pingback: Vivendo e aprendendo sempre… » Blog Archive » Até o Yahoo anuncia no Google AdSens()

  • Pingback: Contraditorium » Se funcionar tá valendo()

  • Pingback: Engenharia da Computação :: O melhor da semana 15 de 2007()

  • Pingback: O melhor da semana 15 de 2007()

  • Pingback: Cambio Desligo! =D | Entretenimento & humor, tudo o que você gosta em um só lugar!  &n()