Evite vergonha pública, cheque suas fontes

Compartilhe este artigo!

Às vezes antes de responder algo, devemos gastar 2 minutinhos checando nossas informações. Se você está escrevendo uma matéria para publicação, então gaste pelo menos 5 minutos.

Semana passada rolou uma discussão na lista da blogosfera, sobre o tal código de conduta proposto pelo Tim O’Reilly, que queria unificar os blogs sob um código ético/moral único, com todo mundo se comportando bem, amestrados como cordeirinhos.

Fui radicalmente contra, pois todo tipo de grupo assim sempre cria “os outros”, não no sentido daquela série chata (isso sim vai dar polêmica) mas no sentido de que se você não segue o código… tsc tsc… não espero nada de seu blog.

expliquei que isso logo descambaria para discriminação, com criação de selinhos de aprovação, exibidos nas páginas dos que seguem o tal código. O Manoel (esqueci o blog dele e não vou procurar, se alguém quiser, pode comentar que eu linko) me atacou dizendo que eu estava sendo histérico, exagerado, que ninguém havia falado de selinho, que era uma idéia absurda minha.

Pois bem; no site oficial do Tim O’Reilly não só havia um selinho, como também havia um selinho para os blogs que NÃO seguem o código. Algo como pedir para todos os bandidos usarem calças azuis, camisas laranjas, máscaras e plaquinhas 171-717. Visto que era uma idéia idiota, o O’Reilly voltou atrás. Manoel também, pediu desculpas por ter se precipitado e elogiou minha visão e meu conhecimento do comportamento humano.

Nahh.. ele simplesmente desconsiderou o que tinha dito nas mensagens anteriores, tentando reescrever a História. Mas poderia ter evitado a vergonha se tivesse visitado o site do Código de Conduta que defendeu tão veementemente.

Hoje, abro o Uol Tecnologia e dou de cara um uma matéria onde um OpenXiita da Free Software Foundation ataca a Receita Federal. Reclama que o programda IRPF2007 não tem licença, portanto é ilegal. Depois explica que eles são contra programas proprietários, e detonam o programa da Receita por rodar somente em Windows. É chato feio bobo, etc.

O que o jornalista, o Daniel Pinheiro não fez foi gastar 5 minutos visitando a Receita.

Lá ele veria que seu entrevistado MENTIU ao afirmar que o programa da Receita só roda em Windows. Há uma versão Java, atualizada, em pacotes para Linux, Windows, Mac e até Solaris.

“Mas Alexandre, como você pode dizer que só roda em Windows se no próprio site da Receita há versões para Linux?” Seria uma excelente pergunta, tornaria a entrevista bem mais do que uma peça de propaganda, no melhor estilo FUD para a Free Software Foundation.

Portanto, meninos e meninas, cinco minutinhos antes de qualquer declaração bombástica podem salvar a sua cara, caso encontrem um leitor que tenha cinco minutos e disposição de pesquisar.



Compartilhe este artigo!