O que vamos fazer com o Aldemir?

Compartilhe este artigo!

O mundo online é uma contradição. Ao mesmo tempo em que tudo é extremamente efêmero, e os próprios laços são muito, muito tênues, temos a ilusão de que vamos viver para sempre.

Ninguém pensa no impensável, de que amanhã não estaremos mais aqui. Não conheço nenhum blogueiro que tenha feito um Testamento Digital, algo como um email encriptado, um pendrive ou mesmo um envelope, com suas senhas, URLs, usuários, links de acesso e instruções sobre o que fazer com eles.

Com sorte algum parente ainda descobre uma senha ou aproveita um cookie, e coloca uma mensagem de aviso, mas e nos outros inúmeros sites onde o sujeito tem conta?

Quem vai fechar a conta do Flickr, quem vai apagar o Orkut para evitar que seu perfil vá para aquelas comunidades idiotas que colecionam perfil de gente morta?

Não conheço também nenhum site que tenha um procedimento público para lidar com usuários falecidos. Quer dizer, com falecimento de usuários. Se um usuário falecido aparecer o procedimento é correr.

Um bom exemplo é o BlogBlogs. No ranking ainda está listado o blog do Aldemir. É algo mórbido, no mau sentido. O blog ainda está lá, sem nenhuma indicação de que seu dono, ao contrário do Polzonoff, parou de blogar de vez.

Não seria uma boa idéia remover esses blogs dessas listas de rankings? Não digo para remover dos nossos blogrolls, acho uma boa homenagem (se for um cara legal como o Aldemir) deixar lá. Talvez com uma cruz discreta ao lado do nome, para indicar que o blog pertence a um blogueiro falecido. Mas nos rankings? Eu só acharia legal uma exposição dessas se houvesse um estilo “in memorian” no layout.

Eu acho um certo desrespeito atrair miguxos e desavisados para um blog, onde fatalmente (ok, péssima escolha de palavra) deixarão comentários idiotas, inclusive reclamando da falta de resposta.

De qualquer forma, é algo que todos devem pensar. Achar alguém de confiança e deixar esse tipo de instrução. Por mais efêmero que um blog seja, é parte de nosso legado. Não é legal que fique jogado às traças, digo, aos paraquedistas. Preferível que seja gerenciado por alguém que confiamos, e que coloque todos os comentários como bloqueados.

DISCLAIMER: EU tenho certeza de que algum idiota vai dizer que estou sugerindo remover o blog do Aldemir do BlogBlogs para ganhar ranking. Gostaria de mandar quem sugerir isso preemptivamente para o quinto dos Infernos. Já deixei bem claro que estou pouco me lixando pra rankings, o Aldemir era um cara super-legal e não merece esse tipo de pensamento medíocre. Minha única preocupação é que com esse tipo de exposição ele deixe de ser um cara legal com um bom blog, e se torne um caso de curiosidade mórbida, visitado por gente que costuma procurar fotos de acidentes aéreos. Não é esse público que o Aldemir queria.



Compartilhe este artigo!