Um mundo sem hypes

Compartilhe este artigo!

Outro dia um amigo veio perguntar como estavam os negócios. Disse que estavam bem. Quando ele perguntou do crescimento dos sites, ficou decepcionado, pois não estavam mais crescendo 100% a cada 15 dias como na época do hype da Cicarelli.

Brasileiro é bicho muito mal-acostumado. Ganhamos em um dia o que um investidor na Civilização ganha em um mês, e reclamamos. Colocamos lucro de mais de 100% nos produtos, e ainda reclamamos. Crescemos, popularizamos e monetizamos um site, mas se ele não dobra todo mês, ainda reclamam.

Não é assim que a banda toca, gente. Menos ganância, mais realismo, por favor.

Quando apareceram os hypes dos últimos seis meses um monte de gente pulou no trem, só que na falta de conteúdo real, viram a visitação despencar até quase zero, quando a onda passou. Aí ficam se desesperando, como aquele canalha do Rafael Cardoso. Tenho vergonha de ter um primo assim.

Eu disse na época: Você pode, e deve aproveitar um hype, mas se seu conteúdo não for significativo para o leitor, ele não voltará. Mesmo descontados os paraquedistas.

Durante um tempo vi tentativas de criação de hypes. Recebi várias sugestões e propostas, a mais criativa tinha a ver com fazer um vídeo do acidente da Gol. Tá. O pessoal ficou meio desesperado.

Alguns que cresceram durante o hype aprenderam a diversificar, como o Slonik. Outros estão no ostracismo. Disseram outro dia que Darwin é uma de minhas obsessões. É verdade, pois como podemos ver, se aplica perfeitamente. Quem se adapta sobrevive.

Curiosamente agora é uma excelente época para começar um blog. Sem hypes, sem memes, sem nenhum grande tema. É um momento onde você pode se dedicar a gerar conteúdo, aprimorar seu texto, achar seu estilo. Assim, quando chegar o próximo hype, você não será um iniciante postando qualquer besteira aproveitando uma moda, e sim um blogueiro rodado (se eu falasse blogueira rodada e ameaçasse citar nomes, uau!) produzindo material de qualidade.

Essa é a diferença. Um post-lixo sobre um hype vai embora em algumas semanas. Um post bom continua, e continua, e continua…



Compartilhe este artigo!