Cara mídia: Você não gosta de mim mas seu anunciante adora

Compartilhe este artigo!

É público e notório que quanto mais tradicional a mídia mais desconfiança e desdenho eles têm em relação aos blogs. Vide os professores mais velhos nas faculdades de comunicação, ou os chefes de redação de veículos menos… progressistas.

Nós blogs ainda somos diários de adolescentes e nem de longe temos credibilidade. No CicarelliGate um blog tentou repetidas vezes dar o furo (epa!) da censura pela justiça, mas os portais preferiram esperar uma fonte confiável, a Info. (sim, eu também ri pacas).

Blogueiros no máximo são figuras exóticas, e acabam sendo usados como bucha de canhão. Eu duvido que se a Bia Kunze fosse Editora-Chefe do Jornal De Bairro de Cracaúma, Roraima do Norte, teriam montado uma armadilha e distorcido suas declarações como fizeram na reportagem da Record. Mas blogueiro pode, né?

Só que blogueiro também tem audiência. Blogueiro tem opinião, e ela em geral é respeitada por seus leitores. E gente com opinião respeitada E audiência é tudo que um anunciante quer.

Hoje já ganhamos dinheiro com o AdSense, Buscapé e tantos outros programas, mas isso está mudando. Com a profissionalização dos blogs estão surgindo os anunciantes diretos, e não mais sites anunciando em sites. É gente “de verdade” anunciando produtos reais.

O MeioBit já publicou vários posts patrocinados, outros blogs também. Agora estou inaugurando meu primeiro post patrocinado, no CarlosCardoso.com.

O que significa isso?

Significa que blogs já são sérios o bastante pra alguém tirar dinheiro do bolso e comprar seu espaço, sem ter um Google intermediando. Também significa que os blogs já estão se vendo como veículos de comunicação, aceitando o conceito de espaço publicitário, praticado por toda mídia profissional.

Abusos, claro, sempre vão ocorrer, do mesmo jeito que há anunciantes caras-de-pau que demandam posts disfarçados, sem indicação do caráter publicitário, com resenhas positivas ditadas pela assessoria de imprensa (O TechCrunch publicou um email de um desses caras-de-pau outro dia) haverá blogueiros dispostos a fazer esse tipo de post.

O que não quer dizer que isso é a regra, como dizem os detratores de tudo que se relacione com dinheiro e blogs. Seria dizer que todo o material editorial da Folha de S. Paulo é comprometido por veicularem publicidade no jornal.

Tratar os blogueiros como culpados até prova em contrário é fazer pouco do nosso caráter, por pura histeria anti-profissionalização.

Para evitar esse tipo de problema, recomendo que o post patrocinado, se você desejar (e for solicitado) esse tipo de serviço, que seja sempre assinalado, tanto com uma categoria própria quanto com um texto ao final deixando clara sua condição de… post patrocinado.

Mas seja sério. Nada de pedidos de desculpas, como já vi por aí. “eu PRECISO deste banner para manter o blog, por favor compreendam.” Tem gente que praticamente se envergonha de seus anúncios. Já nos blogs do exterior é comum ver posts inteiros de “Sponsor Love”, onde os blogueiros agradecem seus anunciantes, com os quais mantém excelentes relações.

Espero sinceramente que a blogosfera atinja esse nível de maturidade, um dia. E que a mídia só perceba tarde demais que se não conseguimos seus corações, atacamos direto seu bolso. A-há!



Compartilhe este artigo!