Cara mídia: Você não gosta de mim mas seu anunciante adora

É público e notório que quanto mais tradicional a mídia mais desconfiança e desdenho eles têm em relação aos blogs. Vide os professores mais velhos nas faculdades de comunicação, ou os chefes de redação de veículos menos… progressistas.

Nós blogs ainda somos diários de adolescentes e nem de longe temos credibilidade. No CicarelliGate um blog tentou repetidas vezes dar o furo (epa!) da censura pela justiça, mas os portais preferiram esperar uma fonte confiável, a Info. (sim, eu também ri pacas).

Blogueiros no máximo são figuras exóticas, e acabam sendo usados como bucha de canhão. Eu duvido que se a Bia Kunze fosse Editora-Chefe do Jornal De Bairro de Cracaúma, Roraima do Norte, teriam montado uma armadilha e distorcido suas declarações como fizeram na reportagem da Record. Mas blogueiro pode, né?

Só que blogueiro também tem audiência. Blogueiro tem opinião, e ela em geral é respeitada por seus leitores. E gente com opinião respeitada E audiência é tudo que um anunciante quer.

Hoje já ganhamos dinheiro com o AdSense, Buscapé e tantos outros programas, mas isso está mudando. Com a profissionalização dos blogs estão surgindo os anunciantes diretos, e não mais sites anunciando em sites. É gente “de verdade” anunciando produtos reais.

O MeioBit já publicou vários posts patrocinados, outros blogs também. Agora estou inaugurando meu primeiro post patrocinado, no CarlosCardoso.com.

O que significa isso?

Significa que blogs já são sérios o bastante pra alguém tirar dinheiro do bolso e comprar seu espaço, sem ter um Google intermediando. Também significa que os blogs já estão se vendo como veículos de comunicação, aceitando o conceito de espaço publicitário, praticado por toda mídia profissional.

Abusos, claro, sempre vão ocorrer, do mesmo jeito que há anunciantes caras-de-pau que demandam posts disfarçados, sem indicação do caráter publicitário, com resenhas positivas ditadas pela assessoria de imprensa (O TechCrunch publicou um email de um desses caras-de-pau outro dia) haverá blogueiros dispostos a fazer esse tipo de post.

O que não quer dizer que isso é a regra, como dizem os detratores de tudo que se relacione com dinheiro e blogs. Seria dizer que todo o material editorial da Folha de S. Paulo é comprometido por veicularem publicidade no jornal.

Tratar os blogueiros como culpados até prova em contrário é fazer pouco do nosso caráter, por pura histeria anti-profissionalização.

Para evitar esse tipo de problema, recomendo que o post patrocinado, se você desejar (e for solicitado) esse tipo de serviço, que seja sempre assinalado, tanto com uma categoria própria quanto com um texto ao final deixando clara sua condição de… post patrocinado.

Mas seja sério. Nada de pedidos de desculpas, como já vi por aí. “eu PRECISO deste banner para manter o blog, por favor compreendam.” Tem gente que praticamente se envergonha de seus anúncios. Já nos blogs do exterior é comum ver posts inteiros de “Sponsor Love”, onde os blogueiros agradecem seus anunciantes, com os quais mantém excelentes relações.

Espero sinceramente que a blogosfera atinja esse nível de maturidade, um dia. E que a mídia só perceba tarde demais que se não conseguimos seus corações, atacamos direto seu bolso. A-há!


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • acredito que para passar notícias ao povo, as pessoas já estão dando crédito aos blogs, estou sentindo isso. mas é claro, quando as notícias são genéricas.

    quando é como vc falou, ficam com um pé atrás mesmo.

  • Opa! Isso já é um sinal de que os blogs no Brasil estão atingindo um nível maior de maturidade.

    Alternativas de monetização são sempre bem-vindas, espero que os blogueiros as utilizem com responsabilidade.

  • Ainda bem que os narizes torcidos e bla bla bla contra publicidade vem quase que a maioria dos 300 nerds que têm blog, como diz o Morroida. O público em geral não está nem aí.

  • Daniel

    Que bom que a microsoft resolveu pagar o review. Mas será que eles pararam de financiar o comment spam da semana passada?

  • No Brasil baronil ainda é errado ganhar dinheiro.

    Quem vê o outro se dar bem planeja sempre uma maneira de derrubá-lo e não de superá-lo.

    e quanto ao texto:

    clap! clap! clap!

    Eu tenho um patrocinador oficial, meu sócio, o Google!

    8)

  • Rodrigo

    É bom ver crescer outra mídia pra variar (apesar do blog ser como a velha escrita)… O perigo é começar o boom de posts patrocinados e o dim dim começar a subir à cabeça dos blogueiros. Corre o risco de blogs genéricos virarem nada mais do que um painel de produtos do anunciante.

  • Rafael Gonçal

    Concordo com o Anderssauro, ainda não entendo porque no Brasil é FEIO ganhar dinheiro… Não só na internet, em qualquer parte. Mais uma vez, parabéns Cardoso.

  • é Cardoso …

    Vocês viram essa nova campanha da Nextel, falando do tal do Pimentel que já rima com nextel, alguns videozinhos no Youtube, utilizam o WordPress para a criação do site (mas com tema personalizado), tudo bem estilo Blogueiro, alguns posts com cara de pessoais mas somente para vender o Nextel

    Acessei o site hoje, por curiosidade sobre este post, anunciantes, midia …

    Bela campanha, o cara é o que? um bom ator, um representante descolado da nextel que conseguiu um extra? desconheço mas acredito na 1 opção, o cara é bom na TV

    Mas o que eu acabei de checar foi a posição dele no Alexa, e te falo, fica longe das suas, mesmo com campanha massiva na TV, o acesso ao blog do dito não é grande

    Mas nos faz pensar que essa mídia não está tão despercebida, grandes anunciantes já estão de olho, só que entram em um ponto:

    Não tem a mínima idéia de como funciona!

    Como atrair público, como divulgar, como manter a credibilidade, como ter permanência ao longo do tempo 1 .. 2 .. 3 anos de campanha, já pensou que lindo? Cada vez mais pessoas acessando, falando, comentando ..

    Só que deveriam ter feito o inverso

    Previsão para o futuro:

    Blogueiros de prestigio sendo garotos propaganda

    Previsão para o futuro2:

    Logo mais o Cardoso aparece nas TVs Jornais fotos flicker usando sempre a mesma camiseta de alguma empresa

    Lembra que eu acertei sobre comecaram a vender espaço em tatuagens pelo próprio corpo

  • Olha isso, o povo pensa que todo mundo é trouxa

    http://www.blogdopimentel.com.br/?p=40#comments

    Fizeram parecer um projeto pessoal, quando você checa as informações sobre registro do domínio vê que está tudo na produtora…

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do blog, algumas vezes mal refletem as do autor do comentário.

  • "[…]Só que blogueiro também tem audiência. Blogueiro tem opinião, e ela em geral é respeitada por seus leitores. E gente com opinião respeitada E audiência é tudo que um anunciante quer[…] – Somos, ou podemos ser, mais do que só uma audiência qualificada. Somos, ou podemos ser, o sonho de todo anunciante: um grupo de formadores de opinião capaz de alavancar ou enterrar de vez produtos junto a todo um segmento consumidor. Em especial, produtos ligados à tecnologia. Basta levarmos em conta, por exemplo, os reviews de aparelhos da <a>Bia, ou os comentários sobre jogos, consoles e programas do <a>Meio Bit. Claro, o bom-senso é imperativo. Mas isto também deveria acontecer na mídia tradicional.

  • teste — favor apagar — não está gravando…

  • Eu acredito que um blog possa ser considerado como veículo de comunicação publicitária, a exemplo do blog do Pimental, citado pelo Fábio (guaru.net).

    Mas me ocorrem dois pensamentos:

    O primeiro é que muitos blogueiros não sabem dosar o limite de publicidade expostas em seus blogs, o que realmente irrita muitos leitores.

    O outro é que quando as demais empresas descobrirem o potencial da publicidade em blogs irão investir em seus próprios domínios e não no de terceiros. Isso irá sufocar os pequenos.

    Abraços e Sucesso!

    Gino Netto

  • Pingback: Combinada é mais gostosa | BrPoint()

  • Pingback: CA’BIANCA Comunicação & Relacionamento » Blog Archive » Post Patrocinado - Inf()