Você prefere brincar de jornalista ou de cronista?

Compartilhe este artigo!

O blog em geral publica muito mais barrigas do que a imprensa tradicional, mas ao mesmo tempo há uma cobrança perene em cima da credibilidade, veracidade, etc, etc.

Isso acaba limitando um lado muito divertido dos blogs, o cronista do cotidiano. Um blog de notícias por exemplo não pode, em teoria, publicar algo que não seja absolutamente verídico.

Eu concordo, inventar notícias é muito feio. Exceto Primeiro de Abril. Este Paparazzo com Blogueiras me rendeu diversas ameaças de castração com boticão, mas valeu cada segundo de joelhos pedindo por minha vida…

Só que algumas vezes a notícia se confunde com a crônica. Um texto sem maiores conseqüências se torna tão deliciosamente irresistível que temos que publicá-lo, mesmo sem lá muitas fontes confáveis.

Neste texto do MeioBit conto o causo de um sujeito que urinou no Playstation 2 e quase foi eletrocutado. Fiquei na dúvida se valia a pena publicar ou não, a história era improvável, mas ao mesmo tempo é uma história inofensiva e divertida, funcionando como uma pequena crônica do cotidiano, com moral da história e tudo.

Qual o perigo aqui? É perder a mão, sair publicando tudo, seguindo aquela máxima de que se está na Internet é verdade. Com isso você perde a sua credibilidade, fazendo papel ridículo como o Jornal de Uberaba, que publicou meu hoax da Gol, lembram?

Fazendo direito, entretanto, você irá temperar seu blog com notícias divertidas e curiosas, sem comprometer os tais fatos que tanto preocupam o pessoal mais sério.

Na dúvida, crie uma categoria “mundo estranho” ou algo assim. A maioria dos sites de notícias têm áreas específicas, onde esse tipo de história pode ser publicado de forma segura. Você não precisa se tornar o Weekly World News mas também não precisa ser chato como o Diário Oficial.



Compartilhe este artigo!