E a blogosfera perdeu o medo do hype

Compartilhe este artigo!

tam.jpg

Depois do primeiro grande hype da blogosfera, o caso da Gol, pareceu que muitos blogs ficaram com receito de “se envolver” com notícias muito procuradas. A coisa se tornou complicada no caso da Cicarelli, quando o que poderia se tornar uma saudável discussão sobre censura e autoritarismo (se é que esses temas podem ter algo de saudável) foi abortado pela maioria dos blogs mais sérios.

As acusações de caçar paraquedistas, de se aproveitar de hypes para aumentar visitas, etc, fizeram com que os blogueiros preferissem o silêncio, mesmo quando tinham algo a dizer.

Autocensura é muito pior do que censura pura e simples.

De uns tempos pra cá, comecei a perceber que os próprios blogueiros estavam ficando de saco cheio do patrulhamento. Mesmo quando não tinham a menor intenção de atrair paraquedistas, eram acusados disso. Aos poucos assumiram que, já que foram condenados de antemão, então que se danem os críticos.

Com isso muitos blogs perderam o medo de hypes. Começaram a falar dos temas que lhes interessam, mesmo que fossem temas da moda.

Agora com o acidente da TAM, mal terminei meu post indignado com o acontecido -eu ia ser acusado de qualquer jeito, e estou pouco me lixando- comecei a rodar os blogs. Descobri que o sentimento de revolta com a incompetência é geral, e os blogueiros estão todos cantando no mesmo tom.

Vendo minha lista de feeds, acho posts relacionados:

Se há algo de bom que podemos tirar disso tudo, é que o pessoal não está com medo de se expressar, e se alguém ousar acusar um blog sério de capitalizar em cima do acidente, será devidamente convidado a tomar no olho do cu. A situação do transporte aéreo no Brasil já se tornou caótica. Vamos reclamar sim, vamos nos revoltar sim.

Aguardo muitos posts sobre o assunto, agora que o gênio saiu da garrafa e os blogs perceberam que podem SIM emitir opiniões e demonstrar seus sentimentos.

Quem sabe com isso não conseguimos evitar que o próximo acidente aconteça? Se blogs podem ser tão poderosos, que usemos esse poder de forma construtiva.



Compartilhe este artigo!