A blogosfera é Darwinista, não Marxista

Compartilhe este artigo!

Estava lendo este artigo sobre monetização em blogs, onde o Fábio fala que o modelo atual, onde um blog é rentabilizado via publicidade comissionada só funciona “de verdade” para poucos.

Ele fala sobre vários pontos fracos no modelo atual (cegueira do leitor, dificuldade em estabelecer um valor para o espaço, etc) mas esbarra em alguns pontos no mínimo estranhos:

Em uma escala de benefício, quem se dá bem primeiro é a empresa de publicidade, depois o blogueiro e em terceiro, o leitor, mesmo assim pode-se dizer que o leitor nada ganha com a publicidade que lhe é apresentada.

Eu sempre pensei que o leitor viesse ao blog atrás do conteúdo, e não da publicidade. O Fábio completa a frase acima com:

No máximo dizer que ele descobriu algo relevante clicando em algum anúncio.

Fábio, se um leitor veio no blog, consumiu o conteúdo (gratuito) e ainda por cima viu um anúncio que o interessou, que achou relevante, eu acho que na verdade ele ganhou duas vezes. Lembre-se, estamos disponibilizando conteúdo gratuito. Não somos como a Veja ou a Playboy. Não temos um “preço de capa”. Como você pode dizer que o leitor “nada ganha”?

A publicidade apresentada viabiliza o conteúdo que ele está usufruindo. Rádio e TV funcionam assim. E melhor: O leitor habitual NÃO clica nos anúncios, isso já está contabilizado na equação. O grosso da renda vem dos paraquedistas. Você considera não ganhar ele usufruir de um conteúdo, viabilizado por uma publicidade que ele pode, de consciência limpa, ignorar?

Também não concordo que “poucos” sejam beneficiados pelo modelo. TODOS, literalmente TODOS os blogs com boa audiência que são monetizados se beneficiam desse modelo. Não conheço ninguém que tenha uma boa visitação, um conteúdo condizente (sem pirataria, pornografia, etc) que não esteja tirando seu dinheirinho. Desse ponto de vista o AdSense é a ferramenta mais democrática que conheço.

Qualquer um pode montar um blog e tirar um trocado. Se não conseguir visitação por falta de divulgação, se só ficar copiando posts dos outros, se fizer mais um flogão de miguxa, a culpa não é do modelo. Como você quer viabilizar um blog com 10, 20 visitas/dia? Em verdade nesse modelo a blogosfera já é quase marxista, nossa remuneração é diretamente proporcional ao nosso trabalho. O Edney só começou a ganhar dinheiro mesmo quando dedicou 100% de seu tempo ao blog. Alguém que só escreve no final de semana, copia um post do MeioBit e diz que tem blog vai concordar contigo que o modelo não funciona.

Claro que não funciona. É um dos preceitos básicos da economia, você não pode ganhar mais do que você produz. Não é culpa do Google. Nenhum dos modelos que você apresentou foge disso. Uma empresa NÃO vai aceitar patrocinar um blog sem audiência. O blogueiro cuidar ele mesmo do agenciamento de publicidade é algo muito, muito complicado. Acima de um certo grau de profissionalização exige envio de nota fiscal ou RPA, contabilidade, contato com anunciantes, negociação, assinatura de contratos… se para um problogger isso já é quase inviável, dado o tempo consumido, imagine para um blogueiro eventual?

A criação de uma empresa/grupo para cuidar disso seria reinventar a roda. Já há várias empresas oferecendo esses serviços, inclusive uma tal de Google. Eu entendo a comissão do Google como um preço a pagar para justamente não ter que lidar com toda a parte burocrática da publicidade.

Já a segunda parte do seu post, merece uma resposta isolada, pois é algo que vem me encafifando faz tempo…



Compartilhe este artigo!