Mais um blog, mais um servidor, mais um experimento

Compartilhe este artigo!

Eu estava com um problema. Bem, na verdade vários. Todo mundo já viu (e reclamou) dos erros de HighCPU em meus blogs. A demanda cresceu, ultrapassando os limites de conexões simultâneas e percentual de CPU alocada pelo Bluehost. Acho até válido, se um servidor de $6,95 for escalado ad infinitum, a Microsoft só precisaria contratar um serviço desses e botar o Hotmail rodando lá. Mas não funciona assim.

Tive que desativar temporariamente o serviço “Quanto Vale Seu Blog”, estava contribuindo para botar meu servidor de joelhos. O tráfego crescente mais o hype da TAM da última semana também não ajudaram. Assim migrei o www.carloscardoso.com para um servidor de alta performance do BlueHost, bem mais caro ($19,90) que o servidor normal.

Como já contei aqui, ele já estava em um servidor só dele. (Não um dedicado, mas um de $6,95 exclusivo)

O Contraditorium, por sua vez, também vai crescendo. Foram 122.510 unique visitors em junho, e em julho já está com 145.742. O servidor seguraria, mas ele está dividindo com vários outros blogs. Isso vem gerado aqueles erros de CPU que tanto irritam os visitantes e a mim.

Já era hora de assumir que se todo mundo gasta um bom dinheiro para hospedar seus sites, eu não teria como não fazer o mesmo. Assim, investi em um modelo interessante: O MediaTemple, onde o MeioBit está hospedado oferece um servidor, chamado “Dedicado Virtual” onde tenho um custo aceitável (US$50,00 / mês) e todas as facilidades de um servidor Linux de alta performance.

Com isso irei transferir o Contraditorium para lá, por ser um blog com alta demanda de processamento.

Também passarei para lá os serviços como o “Quanto Vale Seu Blog”. Com a folga de servidor poderei investir mais nos blogs que tenho hospedados no Bluehost #1 (ex-contraditorium), e o Bluehost#2 (carloscardoso.com) vai muito bem obrigado. Chegou a aguentar picos de 30.000 usuários únicos / dia no auge do hype da TAM. Nada mal por $19,90.

A parte chata é que tenho muito mais trabalho de infraestrutura e manutenção no MediaTemple do que no BlueHost. O painel de controle da MT é excelente mas não faz mágica. Também há muita configuração e otimização manual.

A parte boa é que estou com processamento sobrando. Posso até sublocar ;)

Um Novo Experimento

Como não sou doido de sair migrando sem testar antes e aprender a usar o serviço, resolvi testar com algo que pudesse render bons posts e visitas, assim teria o melhor de dois mundos. Criei um blog -mais um- para concentrar… os memes.

Ao invés de usar meus outros blogs, posso colocar no www.memeblog.net os memes que me interessem, sem que estes percam espaço para o conteúdo normal dos blogs, ou se tornem off-topics.

O Memeblog está cadastrado no Technorati, BlogBlogs, Feedburner, pacote completo. Também está cadastrado no StatCounter. Disponibilizei um contador visível, e um link para as estatísticas completas, assim todos podem acompanhar o desempenho, desde seu nascimento.



Compartilhe este artigo!