Constatação: Bruno Alves é um herói

Compartilhe este artigo!

Estava adiando o máximo que podia a migração do Contraditorium pro servidor dedicado no MediaTemple, mas se não tomasse uma atitude acabaria perdendo dinheiro e, principalmente, leitores.

As mensagens de erro estavam começando a incomodar muita gente, e dada a característica deste blog, de atrair audiência qualificada em picos de visitação, quando mais necessário, ele ficava fora do ar. O www.carloscardoso.com passou por isso, e foi migrado para o serviço de Alta Performance do Bluehost, mas o Contraditorium dividia servidor com vários outros blogs, entre agregados e projetos paralelos. Migrar para o serviço de alta performance não resolveria, ainda mais com planos de rodar ferramentas pesadas como o OpenAds, para poder gerenciar melhor os banners e oferecer um espaço personalizado aos anunciantes.

Por isso escolhi contratar um servidor Dedicado Virtual no Media Temple. Infelizmente o Bluehost não oferece esse tipo de serviço, senão continuaria concentrando lá todos os meus projetos. OK, decisão deles, ninguém vai chorar por isso. Só eu, na hora de pagar. O custo aumentou consideravelmente, pois de US$6,95 ao mês passei a US$50,00.

Também aumentei bastante a parte de infra, estou tendo que ralar para dar manutenção a um servidor inteiro, com diversos subdomínios, módulos, etc, etc e mais etc para configurar. Com direito a banco de dados com mais de 1GB (culpa da Stattraq). E nem vou falar do quanto eu amo configurar arquivos-texto via linha de comando.

contraditorium-hero.jpg

Houve uma época em que eu me divertia com isso, mas hoje em dia quase pago para não ter que lidar com infraestrutura. Se há algo que não é divertido no dia de um problogger é essa parte. Gente como o Bruno Alves, que não só fazem isso para seus blogs como para diversos clientes são heróis.

Depois de ver infra o dia inteiro (comecei umas 3 da manhã de ontem, são 5:52 da manhã do dia seguinte) eu não quero nem chegar perto de blog. Assim que der umas 11h vou pro bar, enquanto o DNS não propaga o novo endereço IP (sim, eu sei, está fora do ar, é assim mesmo) e nem email tenho. E nem por isso estou arrancando os cabelos.



Compartilhe este artigo!