Blogs e Jornalistas? Causa perdida

Compartilhe este artigo!

Costumamos falar dos blogs nos EUA como falamos da banda larga na Coréia e no Japão, uma visão maravilhosa de uma utopia com a qual sonhamos, sem esperança de ver tão cedo. Quem pesquisa mais um pouco vê que não é assim que a banda toca, e mesmo nos EUA os blos não são tão importantes nem tão compreendidos assim.

É comum ver piadinhas na mídia sacaneando os blogueiros, e fora os nichos, a mídia tradicional continua sendo soberana.

Mais ainda: A percepção que a mídia tem dos blogs aqui não parece ser tão diferente da de . Vejam uma pesquisa que a Fusion PR, uma empresa de relações públicas, patrocinou:

Dos 1100 jornalistas entrevistados…

78% lêem blogs (incluindo blogs de jornalistas)

49% lêem acompanham 1 e 3 blogs

35% têm blogs próprios

67% citam blogs em ses artigos

A maioria prefere conseguir informações via email, uma minoria considera RSS importante

A maioria dos jornalistas considera os sites das empresas como fontes importantes de informação. Podcasts não são relevantes. A maioria é neutra em relaão a blogs, wikis e videocasts.

31% consideram blogs fontes confiáveis de informação.

Então, vamos analizar. (com S ou Z? Desisto, chutei) Jornalistas de Tecnologia e 22% não lêem blogs? Como alguém pode ser jornalista de tecnologia nos EUA sem ler sequer o Fake Steve Jobs? 78% dos jornalistas lendo blogs parece ser um valor atraente, mas em uma segunda visão, desses 78%, 49% só lêem entre 1 e 3 blogs.

Desculpe, gente, mas se você vai ler entre 1 e 3 blogs, melhor não ler nada. Aliás, melhor reciclar seu diploma em papel macio de folha dupla. Tudo menos escrever sobre tecnologia.

A cereja do bolo são esses 67% que citam blogs em seus artigos, mas 69% consideram blog fontes de informação não-confiáveis.

Se nos EUA a coisa está assim, eu acho que qualquer interpretação de que o Estadão está com medo dos blogs é falha. A Imprensa tradicional não nos conhece, não gosta da gente e não devemos esperar ver mudanças tão cedo.

Portanto, sugiro que continuemos tocando nossa vida normalmente, mas sem ilusões de que “2008 será o ano dos blogs”. Vamos fazer com que 2007, 2008, 2009 sejam o ano dos blogs para os leitores de blogs. Afinal, segundo as próprias pesquisas esse leitor continua mais importante do que nunca.



Compartilhe este artigo!