Se encontro de blogueiro fosse bom tinha todo dia

Compartilhe este artigo!

No Início dos Tempos (ou final dos anos 80, como preferir) tínhamos os BBSs, comunidados online locais, em geral reunindo gente da mesma cidade, no máximo do mesmo Estado. Havia alguns loucos, como o Daniel Lobato, que acessava de Belém do Pará o Unikey, um BBS carioca. Mas era exceção. Existia, graças a um negócio chamado FIDONET alguma troca de mensagens entre os BBSs, mas como o SYSOP (céus, anos que não uso o termo SYSOP) pagava do próprio bolso, era raro um BBS com troca liberada e fóruns envolvendo gente de vários Estados.

Com a Internet a geografia perdeu a razão de ser, meu ICQ tinha gente do mundo inteiro. Listas de discussão podem ter gente de Curitiba, Macapá, Brasília e até do Piauí, se este existisse. Só que… algo se perdeu. Eu diria que foi o lado humano. Passamos a nos acostumar com as personas online, a distância tornou o “quando vamos nos encontrar” dos BBSs, que era algo inevitável, em algo pouco mais que uma esperança distante. Pombas, eu adoraria passar a tarde inteira com a Nospheratt tomando vinho e falando mal dos outros, mas ela mora no Uruguay. Complica. E com isso, fomos perdendo a idéia de encontros. O que é ruim.

Agora estou vendo uma mudança nessa situação. Os eventos estão começando a acontecer, seja o Encontro BLS do Beto Largman aqui no Rio, seja o BlogCamp.

Melhor ainda, o pessoal está vendo que não é preciso mais depender do eixo Rio-São Paulo, que um Encontro de blogueiros pode ser tão divertido e produtivo em Caicó quanto em São Paulo. Vejam por exemplo o…

contraditorium-fortal.jpg

Esse encontro em Fortaleza tem até marca, que chique! E a lista de convidados, que você pode conferir aqui, é bem significativa. Tirando o Inagaki, que é arroz de festa e aparece até em velório, uma espécie de Tourist Guy da blogosfera ;)

Será neste final de semana, 1/Setembro.

E do BarCamp/BlogCamp de Vitória, vocês ficaram sabendo? Fizeram no Sábado, dia 27, mesmo dia do BlogCamp SP. Uma pena, seria bem legal ir nos dois.

Mas o importante é que o pessoal está se mexendo. O Nick Ellis está armando um evento no Rio, o Leo Baiano já se animou a fazer alguma coisa, faltam os encontros de Brasília, Minas e, claro, Curitiba, totalmente patrocinado pela Slonik Corporation Inc. Ltda. Na verdade faltam encontros em todos os lugares. O pessoal tem que sair mais de casa, botar a cara na rua, ir se encontrar, falar besteira, conhecer gente. Blogs são muito melhores quando você conhece quem está por trás deles.

Da minha parte eu adoro viajar, e tirando o Piauí, que não existe, estou disposto a participar e divulgar eventos em qualquer lugar, desde que haja uma certa antecedência no planejamento, e cheguemos a um acordo sobre o meu cachê, é claro.

Nota: Meus incríveis poderes premonitórios estão dizendo que vou receber emails de gente perguntando se cobro mesmo cachê pra aparecer em um BlogCamp. Ainda não decidi se a resposta mais desaforada (e consequentemente a melhor) é “claro!” ou “ainda não.”.



Compartilhe este artigo!