Blogueiros e Jornais: Que tal nos aliarmos?

Compartilhe este artigo!

O Lúcio Dias, do Marketing Easy queria comentar sobre esse rebu do Estadão, mas não tinha aonde, seu blog é em inglês. Sendo assim ele rascunhou um texto e me mandou, direto do Google Docs.

Como eu gosto de opiniões bem fundamentas e gosto mais ainda quando fazem meu trabalho por mim, publicarei abaixo o texto dele. Realmente é uma excelente sugestão, mostrando como blogs não só podem ser aliados dos jornais, como podem ser estratégicos para seu crescimento.

Porque os jornais não veem os bloggers como aliados?

Jornais e seus jornalistas deveriam abrir as boas vindas para a diversidade de opinião agora disponível na Internet por meios de bloggers e não teme-los como ameaçadores ou mesmo tentar descaracterizá-los como formadores de opinião.
Essa aliança estrategica parece lógica e e questão de sobrevivência para veículos dinossauros.
O século 21 e caracterizado pelo consumo de informação, os consumidores tem mais ferramentas do que jamais tiveram em toda a historia. Hoje o mesmo consumidor consegue ter diferentes opiniões (senão lados) do mesmo fato.
O grande problema da media impressa e a completa alienação e completa falha em alinhar seu potencial de lucro (classificados e anúncios) com o que esta ocorrendo na Internet.
Serão os jornais e revistas (sim revistas agora) Tao cegos em enxergar a potencialidade que blogueiros por serem formadores de opinião tem de dirigir tráfego de alta qualidade para os portal de noticia?
Serão eles Tao cegos em enxergar que eu mesmo como blogueiro sempre que tiver a chance de linkar para um fato que o Estadão, a Folha, O globo, etc., publicou eu vou fazê-lo como complemento do meu artigo e não exclusão?!
Ao invés de venderem anúncios dentro do conteúdo exclusivo, por exemplo, porque não fazer o portal livre para consulta. Você pode imaginar quanto tráfego iria ser gerado por blogueiros com acesso a essas informações relevantes para os posts?
Blogueiros poderiam adicionar milhões de links para aquele enorme arquivo de noticias velhas. Quem realmente acha que usuários vao pagar para acessar o que eh noticia velha?
Eles fariam muito mais dinheiro se eles tivessem boas relações e se abrissem seus arquivos.
Veja o caso do The Boston Globe, que tem arquivos abertos e voila…sua área digital da lucro provindos de anúncios (inclusive AdSense).
Simpatizo com a declaração do blogger canadense Cory Doctorow, “Eu (se fosse editor de jornal) contrataria uma equipe com bom conhecimento de Internet e daria a eles a função de reconhecer e identificar bloggers que estão dirigindo tráfego para o meu jornal.
Então iria estreitar ainda mais minha relação com eles”.
Eu faria o máximo possivel para que bloggers escrevessem sobre artigos que estão esquecidos no meu arquivo digital, gerando tráfego e consequentemente lucro para o meu website.



Compartilhe este artigo!