Quer mudar o mundo? Deixe de ser Betinho de Sofá

Compartilhe este artigo!

Com o surgimento da Internet apareceu o que batizei de Betinho de Sofá. Tomado de culpa burguesa ou pseudo-consciência social, o sujeito não vai no Hospital do Câncer visitar os velhinhos, não gasta R$100,00 para comprar brinquedos para um orfanato, não deixa a empregada tirar folga no aniversário do filho, mas chega em casa, entra no CliqueFome, aperta “clickclick” e bate as mãos. “fiz minha parte”. Quando aparece um email de criança desaparecida em Cachurropora do Sul, Pará-do-Norte, ou um aviso de alerta de vírus “não abra este email!” o sujeito repassa para todos os contatos no Outlook e já começa a fazer as malas para visitar Estocolmo e receber o Nobel da Paz.

Agora com a Internet 2.0 a moda são as petições online. Antigamente abaixos-assinados eram coisas complicadas. Dava um trabaaaalho… você tinha que ir até um local, entrar em fila, assinar. Quase tão trabalhoso quanto uma eleição. Hoje não. É tão fácil criar petições quanto é assiná-las.

O Ativismo Online é uma piada. GoogleBombs? Façam-me o favor, o quê uma GoogleBomb prova? Que meia-dúzia de nerds sabe fazer links? E petições online? Em dez minutos faço um gerador de emails e nomes e “assino” toneladas de petições. O que isso prova?

A Internet, minha gente, é um MEIO, não é um FIM. Se quiserem que blogs se tornem relevantes, se quiserem que blogueiros se tornem relevantes, temos que parar com a Umbigosfera (tm Pablo Pamplona) um pouquinho. Blogs são importantes como ferramenta de informação? SIM. São importantes como ferramentas de mobilização? COM CERTEZA. Blogs podem levar informação até o leitor, livrando-o do jugo da Velha Mídia? SIM.

Só que com a bunda presa na cadeira ninguém NUNCA fez nada. Se Martin Luther King e Gandhi fossem blogueiros em tempo integral vocês acham que eles teriam feito algo de significativo? IDÉIAS são relevantes. Blogs servem para aglutinar idéias, e só. Sua implementação e popularização tem que ser ao vivo.

“Ah, então blogs não servem para nada”

Não seja idiota. Não é isso que estou dizendo. Se chegou até aqui, acompanhe:

contraditorium-grillo.jpg

Já ouviu falar de Beppe Grillo? Pois é, nem eu. Mas é um comediante e blogueiro italiano. Seu blog, www.beppegrillo.it/ é impressionante. Um artigo do dia 17/9 tem 1089 comentários até agora. Outro do dia 16 está em 1724. ME MOSTREM UM MALDITO BLOG EM TODA A BLOGOSFERA QUE TENHA ESSE GRAU DE PARTICIPAÇÃO!!!!!

O Beppe montou uma campanha para tentar moralizar o Parlamento Italiano. É um projeto de Lei Popular (na Itália qualquer cidadão pode propor uma Lei, se tiver apoio suficiente) Vejam os pontos, conforme o texto da matéria da BBC Brasil sobre o caso:

  1. Impedir que políticos condenados na Justiça permaneçam no Parlamento
  2. Limitar a dois o número máximo de mandatos para cada deputado e senador
  3. Mudar a lei eleitoral, para permitir que as pessoas possam votem em nomes, e não em partidos

A diferença é que Beppe não ficou sentado mandando emails o tempo todo. Ele usou seu blog como uma ferramenta de mobilização. Não se contentou com gente tomando Coca Light e clicando indignado em um “assinar esta petição”. Não fez um post e pronto.

Ele criou um movimento completo, organizou e orquestrou gente no pais inteiro. No dia 8 de Setembro posts em 200 cidades e municípios italianos recolheram mais de 322.000 assinaturas de apoio ao Projeto. Um comício reuniu 50.000 pessoas. Foram realizados eventos e coletas de assinaturas também nos EUA, Austrália, Japão e mesmo Brasil. Veja o Mapa do Google com os eventos mundiais.

Resultado? Matérias na BBC, no International Herald Tribune e atenção da mídia E dos políticos italianos.

Repetindo: 1700 comentários em dois dias. Isso é relevância, o resto é tico-tico brincando de escrever em blog e descobrindo o mundo agora. (sim, eu também estou nesse balaio. Não dá pra discutir com 1700 comentários em dois dias)

Portanto, meus caros, entendam. ISSO é influência. ISSO é ativismo online sério. Os blogs brasileiros precisam crescer, aparecer e tirar o nariz do próprio umbigo, se quiserem ter alguma relevância. Isso, claro, os que querem fazer ativismo. Me incluam fora dessa…

Agradecimentos ao leitor Karlisson pela dica da matéria na BBC.



Compartilhe este artigo!