Bruno, seja menos preguiçoso

Compartilhe este artigo!

O Bruno Alves fez um post reclamando de blogs que “com certa frequência” plubicam nomes, emails e IPs de comentaristas. Curiosamente ele só coloca o MEU como exemplo. Bruno, se são BLOGS, coloque mais de um. Se é um só, coloque “O CARDOSO PUBLICOU…” fica melhor.

Ele diz:

Aparentemente, nada anormal, a não ser que você coloque no seu tema que o e-mail da pessoa nunca será publicado, como acontece na maioria dos temas para o WordPress.

Concordo plenamente. Acho sacanagem divulgar emails e IPs quando o seu blog diz explicitamente que não vai fazer isso. Também é perfeitamente normal não publicar fotos de mulher pelada se seu blog é voltado para iconografia cristã. Não acha que isso valha um post, embora valha um “disclaimer”. Mas tudo bem.

No final do texto, depois de falar que isso pode dar problema, ele completa:

PS.: Não sei se o tema do Cardoso tem ou não esse texto, foi só o primeiro exemplo que peguei no feed.

Vejamos, no alto de meu conjunto de regras, exibido em TODAS as páginas que aceitam comentários temos:

Regras: Comentários de clones serão apagados. Caso seu comentário contenha ofensas pessoais, textos todos em caixa-alta, palavrões desnecessários ou miguxês você poderá ter seu email e IP expostos publicamente. Anonimato não é um direito, é um privilégio. Use-o bem ou perca-o. Se quiser me xingar, seja criativo, assim há uma leve chance de seu comentário ser aprovado. Do contrário não gaste seu tempo.
As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do blog, algumas vezes mal refletem as do autor do comentário.

Vou destacar:

você poderá ter seu email e IP expostos publicamente

De novo:

<BLINK>você poderá ter seu email e IP expostos publicamente</BLINK>

Bruno, a diferença entre blogs e a grande imprensa é que o veículo “sério” tem um mínimo de comprometimento com a apuração da informação. Uma coisa é dar uma opinião. “publicar emails e IPs mesmo avisando é feito”. Posso entender isso, posso discordar ou não, mas é uma opinião.

Dizer “não sei se o tema do Cardoso tem ou não esse texto” é PREGUIÇA. Você estava a UM clique, UM FUCKING CLIQUE de obter uma informação e poder dizer “o cardoso não publica essa informação, ele é feio” ou “o cardoso avisa, portanto ele está completamente certo”.

É claro que eu entendo o conceito da umbigosfera, mas se a gente chegar a um ponto onde preferimos partir para a especulação ao invés da coleta de FATOS, quando esta é simples como clicar em um link, com que moral vamos reclamar do Estadão que não lê nossos blogs, ou mesmo das salsinhas que não lêem o PRIMEIRO parágrafo de um texto?

Shame on you, Bruno. Shame on you.



Compartilhe este artigo!