Ganhe dinheiro sendo simples e rasteiro

Compartilhe este artigo!

Você quer ganhar muito dinheiro? Eu também. Vamos nos unir. Explique sua idéia, escreva um texto contando-a. Envie para mim.

Mas atenção: se sua descrição tiver mais de um parágrafo vou apagar sem ler.

Radical? Não. É apenas fruto da observação. Ter idéias complexas é fácil. Complicado mesmo, lucrativo mesmo é o óbvio. Pouca gente pensa no que todo mundo deveria ter pensado antes. As idéias que pegam, que vendem, que mudam o mundo (mesmo que só um pouquinho) são as que qualquer um poderia ter tido.

O verdadeiro gênio não é o sujeito que pesquisa 10 anos até produzir uma mala de viagens com cobertura de Kevlar, triplo isolamento térmico, gabinete para recém-nascidos, sistema de giroscópios de estabilização e laser de defesa.

Gênio é o sujeito que experimentou colocar rodinhas em uma mala.

Óbvio, não? Algo que faz tanto sentido. Mas que levou uns 4 mil anos (assumindo que os egípcios já tinham baús de madeira) para ser inventado.

Na Internet temos o mesmo efeito. Idéias óbvias conquistam multidões, sites feitos com pouco dinheiro e muito brilhantismo desbancam corporações inteiras.

Isso não vale só para serviços. Algumas idéias absurdamente óbvias florescem mesmo sem uma utilidade aparente. A Página de Um Milhão de Dólares  Foi uma iniciativa onde o autor loteou uma área de tela equivalente a 1 milhão de pixels, 1000×1000. Cobrou US$1,00 por pixel e contou com a divulgação dos próprios internautas. Estes gostaram da idéias e investiram. Logo empresas apareciam querendo comprar espaço na tal página.

Seu criador? Alex Tew, um estudante de 21 anos.

Ele não só ganhou seu milhão de dólares como no primeiro mês arrecadou US$152.900.

Ele poderia seguir o modelo tradicional e acreditar que somente pesquisadores e engenheiros e artistas e magos de Hollywood podem ter idéias genialmente que rendam milhões. Ou poderia achar que por ter 21 anos de idade, dificilmente seria capaz de algo realmente genial.
Ainda bem que Alex acreditou mais em si mesmo do que no “conhecimento vigente”.

Curiosamente há uma espécie de “justiça poética” nesses casos, bem rara de acontecer fora dessa situação que envolve idéias genialmente simples.

Os imitadores nunca se dão bem. A segunda página de um milhão de dólares foi um fracasso, bem como todas as outras. Idéias genialmente simples só funcionam da primeira vez, na Internet.

A inveja positiva de ver alguém ganhando uma bolada com uma idéia é complementada pela satisfação de ver um imitador se dando mal.

Tenha idéias, mas não perca tempo tentando ser complexo, complicado e sofisticado. Tenha as idéias mais simples, óbvias, rasteiras e ululantes que puder, desde que ninguém mais tenha pensado nelas. Não vai se arrepender.



Compartilhe este artigo!