É viral sim, obrigado.

Eu já tive problemas com anunciantes que não entendiam blogs, o Morróida duas vezes por semana me escreve reclamando da mesma coisa, e a insatisfação parece ser geral. Os anunciantes, que ainda não se acostumaram com essa coisa de televisão e merchandising, foram engolidos pela Internet.

A idéia de veicular algo em um veículo, onde não têm sequer controle sobre o que vai ser escrito pode ser assustadora. Por essas e outras não invejo quem tem que vender essa nova mídia para os anunciantes mais tradicionais.

Ou melhor, invejo sim, quando aparece uma campanha bem-feita.

Outro dia me fizeram uma proposta pra lá de curiosa: Queriam colocar anúncios do AdSense (isso muito me agrada) contando pequenas fofocas e curiosidades de blogueiros, para isso queriam alguma informação minha que fosse “suculenta”.

Como meu Caderninho Preto e a pasta (encriptada) Sex Tapes (não, não tenho a do Inagaki) estavam fora de questão, relatei um pequeno causo, de quando caí no esgoto (e, dizem as más línguas, nunca mais saí).

Não perguntei qual era o cliente, qual era a campanha, quais eram os detalhes. Eu GOSTO desse tipo de brincadeira, funcionam melhor quando a gente sabe menos.

Logo depois os anúncios começaram a pipocar, em vários blogs além do meu. O link apontava para o Twitter da Fofoqueira, ou Gossip Girl, depois que desistimos de traduzir nomes das séries, lá na metade dos anos 90.

O Sim, Viral fez um resumo da história, só acho que errou na conclusão. A idéia, a meu ver, não era fazer com que os blogs escrevessem sobre a série, e sim que os leitores dos blogs se interessassem pelas fofocas sobre os blogueiros, e assim visitassem o site.

A parte feita para atrair blogueiros que gostam de um hype foi usar o Twitter. Isso foi genial. O negócio está estourando, todo mundo antenado está lá, e a instantaneidade e brevidade (existe brevidade, digo, fora o doce?) do Twitter é excelente para esse tipo de divulgação.

Junte a isso convites para festas distribuídos por modelos em limousines pela cidade de SP, e já temos outro bom ingrediente pro buzz em torno da série.

Esse meme/buzz/hype conseguiu atrair a atenção de muita gente, como o Brainstorm9, o BlognaTV e o Futilidade Pública.

Espero que surjam novas campanhas com estratégias pouco ortodoxas. Podem não ser tão lucrativas quanto posts pagos (não acho que o impacto no AdSense seja sequer mensurável) mas são bem divertidas, e para quem vive de escrever, idéias criativas são sempre um estímulo.

PS: ao que me consta as fofocas dos blogueiros são verdadeiras.

Leia Também:

  • Aquela do Mr. Manson falando francês foi o que me fez questionar a veracidade das fofocas. :P

  • Este fato e o do Cardoso me fez questionar, vim aqui e no outro blog, pesquisei, mas não tinha nada, mas agora ele disse que caiu mesmo. Vai ver que o Manson…
    Acho que o Sim Viral tem uma ponta de razão, afinal, seria meio logico se esperar que alguem fale do assunto e por consequencia fale do seriado (que continuo achando muito ruim, como vários outros que a Warner andou colocando no ar, inclusive desenterraram o Jack Guillian e o juiz que enxerga no escuro, deve ser a greve dos roteiristas hahaha).
    Achei engraçada e legal a idéia, pena que continuo não gostando deste twitter, não vi utilidade pratica para mim ainda, quem sabe no futuro.

  • teste

  • O mais interessante é ver que eles usaram bem o aspecto ser humano. Se um visitante-leitor chegasse a qualquer blog, por exemplo, Blog do Fulano, e encontrasse qualquer historinha do "Fulano" que despertasse a curiosidade, ele clicaria! Não precisa nem ser verdade, basta despertar a curiosidade.

  • Rafael leandro

    Fui no blog da maysa, deixei um comentario dizendo que tinha palavra errada no post, ela corrigiu e me deletou./ ..A mas ela ta no direito dela /
    Tudo bem.
    NUNCA MAIS ACESSO.

    Tamanha escrotisse.

  • testando de novo

  • TESTEAOSDHASOIDHASOIDJHASIDHAOSDHAOSDHA
    é, meu teclado também funciona.

  • Só a parte do biquinho é mentirosa. Sou a única pessoa na face da terra que consegue falar francês de uma maneira viril.

  • Realmente cardoso, não tinha me tocado disso. É que eu não sabia da parte de "pré-pesquisa" do anunciante. Achei que eram fofoquinhas gratuitas mesmo, inventadas. Não tenho dúvidas que foi a melhor maneira de utilizar o twitter para uma campanha na internet até agora.

    Abraço!

  • Hello east upsiders!
    O pessoal do Blog Na TV ficou tão feliz em ver um link no Contraditorium! A questão agora é: será que o Cardoso acompanha o blog? Será que ele chora assistindo Grey’s Anatomy? Será que ele também se pergunta o que diabos será o monstro de fumaça?
    Enfim, de qualquer maneira vi os editores do blog combinando no MSN que eles nunca, jamais, farão parte de qualquer liga de saco rôxo, verde, ou qualquer que seja a cor – até porque a Gisele não tem saco.

    xoxo
    Gossip Girl

  • "Só a parte do biquinho é mentirosa. Sou a única pessoa na face da terra que consegue falar francês de uma maneira viril."

    RÁ. Sei.
    Manson, meu caro, francês é uma língua naturalmente boiola. Nem você escapa.

    – nota mental: cobrar o francês dele no próximo barcamp.

  • Achei bastante interessante a utilização do Twitter para esta divulgação de Gossip Girls e o lançamento de fofoquinhas sobre os blogueiros por lá, coisa que tem tudo a ver com a proposta de fofoca tecnológica desta nova série da Warner.

    Se elas usarem o Twitter para lançar um disse-me-disse em algum capítulo da série, será um prato cheio e suculento para a nerdaiada de plantão cair em cima e falar de boca cheia.

    Abraço Cardoso!

  • Essa foto estilo 'primo americano rico do RBD' é do tal seriado?

  • Carlos Batista

    Cardoso,

    Você a nossa celebridade !!! :)

    Agora o que você fizer será observado.

    Abs,
    http://copilador.blogspot.com/

  • Pingback: estalo.org » Blog Archive » How to write killer ads?()

  • Explicado como eles conseguiram as fofocas, finalmente.
    A idéia foi sensacional. E aparentemente o viral deu certo.

  • Achei genial essa idéia.
    Uma coisa é sair na rua entregando folhetos, bonequinhas, e gloss para os miguxos.
    Outra é tentar tirar algo de dentro da série, como a limusine, as fofocas em celulares por exemplo e transformá-las em marketing.
    De fato, eu adoro o seriado, e torço pra ficar muito tempo em exibição.

    Ah, só pra destacar. Nos Estados Unidos é comum estamparem imagens de séries em veículos públicos, como os ônibus.
    Essa idéia aqui pode ter sido inspirada nisso.

  • Pingback: Overséries :: Um novo conceito em televisão » Marketing Inteligente()

  • Caro Romullo

    “nerdaiada de plantão cair em cima e falar de boca cheia” EPA!!!

  • Olá.

    São verdadeiras e os emails andam numa "fona".

    Parece que encontraram na net o único espaço possível onde podem dizer alguma coisa e manterem-se escondidos: canalha.

    Parabéns pelo post, porque é muito verdadeiro.

  • Bem, é mais uma boa notícia para quem gosta de fofoca. E quem não gosta, que continue acessando os blogs. (Alguns…:))
    http://relaxeesejafeliz.wordpress.com

  • Genial a idéia!
    Não conheço o seriado, mas pela foto parece ser um RBD mais ajeitadinho :P

  • Where is cardoso????????

  • "Where is cardoso????????"

    Ta escondido do Custódio :-)

  • Boa idéia de propaganda.