Et Tu, Coca-Cola?

Muito tempo atrás, em uma galáxia distante, uma galera de primeira dava shows diários nas agências de propaganda. Era gente do nível do Alcides Fidalgo, João Galhardo, Enio Mainardi, Julio Ribeiro, Lula Vieira (um dia peçam no bar para eu contar a história dos cachorros), Nizan, Washington, puxando mais no passado Orígenes Lessa…

Esses caras escreviam textos lindos, com excelentes sacadas. Quando davam de fazer poesia, saíam com peças como o Jingle da Varig ou a música de natal no Banco Nacional.

Agora, a frase do Poeta “Já que ficou chato ser moderno, agora serei eterno” foi desvirtuada. “Já que ficou chato ser moderno, agora serei retardado”.

Vejam o anúncio que achei na Superinteressante:

Isso mesmo que você está lendo. A Coca-Cola, que já fez campanhas brilhantes, como a dos ursinhos, que fazia comerciais disputando pau-a-pau com a Pepsi, abriu mão de mais de 100 anos de tradição de propaganda de qualidade e fez um anúncio em miguxês.

Pela Meleca Sagrada de Cristo, quem aprova uma coisa dessas? Pior, quem ESCREVE um anúncio desses? Meu amigo, me desculpe, mas não dá pra se dizer REDATOR com um anúncio assim. Você não redigiu nada, no máximo regurgitou. Desligou o cérebro, deixou ligados somente os neurônios mínimos para sua sobrevivência, e em um momento de folga deles cuspiu essa obra de arte.

Eu sei que as salsinhas não devem ser superestimadas, mas mesmo um miguxo, retardado funcional target dessa campanha merece um mínimo de respeito. Façam o seguinte: Abram na página 8 há um encarte da Pepsi Twist, são quatro páginas, voltado para o MESMO público, escrito de forma informal, bem coloquial, usando termos como “mané”, “mermão”, “zoeira”.

Só que o português está correto, há um tema real fechando o anúncio, os personagens, limões (ok, talvez sejam mais espertos que salsinhas) falam normalmente, não como uma versão da Hello Kitty com paralisia cerebral.

Eu não sou o target de nenhum dos dois anúncios, mas eu prefiro a Coca-Cola que apóia artes e cultura, tem seu tradicional prêmio de teatro infantil e mantém bibliotecas pelo país. Essa Coca-Cola do Sprite, que apóia e legitimiza essa aberração linguística criada por estudantes ignorantes para esconder sua própria inabilidade com o idioma, essa Coca-Cola eu prefiro esquecer.

Só não vou declarar um boicote, pelo singelo fato de não beber Sprite anyway.

Leia Também:

  • Cada vez mais vejo a decadência de nossa mídia, dando valor a pobreza cultural.

  • Nando

    Infelizmente isso já é uma tendência. Cada vez mais eu acredito que a humanidade está mesmo indo em direção ao futuro descrito naquele filme "Idiocracy" do Mike Judge.

  • Keaton

    Nunca gostei de sprite, agora sabemos que os miguxos são aqueles que tomam sprite. :P

    E sim, boicotemos a Sprite!1! (mas eu prefiro Fanta mesmo..)

  • Eles deveriam pelo menos ter contratado um miguxo de verdade… assim nem miguxo entende!

  • Cardoso te mandei uma mensagem (acho que semana passada) fazendo uma perguntinha básica sobre a hospedagem no bluehost, talvez tenha caido no limbo dos salsinhas… seria possível verificar… obrigada. Se não puder, tudo bem. Obrigada, raquel

  • Exceto pelo design "bacaninha", o restante é descartável – e não retornável, como a embalagem da Sprite. Não é de hoje que a qualidade da nossa propaganda anda batendo a canela nas quinas e mirando a testa em porta de armário. Essa agora foi a gota d'agua (ou seria de Sprite?). Eu, que não leio e nem escrevo nesta linguagem (se é que se pode chamar isto de linguagem), tive dificuldades para entender o texto. A Coca-Cola parece que ignorou o fato de que neste país ainda se fala – e se escreve, em Português. Uma salva de silêncio aos gênios responsáveis pela criação desta peça.

  • Não sabia que as coisas estavam tao ruim para a Sprite…esse tipo de anúncio "apelativo" não parece levar à muita coisa. Será que o pessoal já está naqueles esquemas de usar qualquer "hype" (estou exagerando dizendo que miguxês é algum tipo de hype) para tentar fisgar…sei lá quem?

  • O que raios quer dizer dixavar? Deve ser o primeiro caso de analfabeto até em miguxês.

  • Rafael Iop

    PODRE pra caralho! Total apelação aos idiotas mais sem cultura da face da terra.
    Pior que vai te véio e véia achando legal isso ae ! sahhusauhsauhuhsahu

    O que raios quer dizer dixavar? (2)

    Até :}

  • Igor

    Depois de reler umas sete vezes, acho que posso afirmar com bastante segurança que dixavar = disfarçar. Só assim a frase faz sentido. Divagar ou devagar não encaixam.

  • Hoje presenciei uma cena dessas, minha prima entra no msn e fica trocando mensagens do tipo: OOOOOOOoiiiiiiiiiieeee.
    O ser humano se dá ao trabalho de comprar um pc novo e pagar banda larga pra ficar no msn maldito escrevendo isso a todo momento. Mongolismo.

  • Ontem mesmo escrevi no meu blog um texto relebrando o comercial "Sonhos de Garoto" – dos Chocolates Garoto – veiculado nos anos 90. Tinha conteúdo. Divertia, entretia, informava… A mídia de hoje está cada vez pior, ou sou eu que estou ficando velho…. Abs,

  • É sério que ninguém entendeu a ironia da propaganda??

  • O pior de tudo são os comercias que scrubows (sei lá como se escreve isso), os últimos comerciais da fanta… quanto lixo. Mas isso tem um motivo, em países na Europa ou mesmo nos Estados Unidos a lingua pátria é ensinada de forma gratuita. Agora procura aqui no Brasil algum curso de português ou literatura de graça? Cada vez mais os políticos nos querem analfabetos, e a mídia mais ainda. E na necessidade de um bom emprego somos obrigados a aprender uma ou duas linguas estrangeira a custos exorbitantes, enquanto não sabemos nem falar nossa lingua direito. Esse é o Brazil.

  • Teve ironia, Quintino? Então, por favor, explique-a. Acho que virei salsinha, mas não entendi ironia alguma…
    Só entendi que o "redator" nem se deu ao trabalho de usar o miguxeitor, que seria tão útil para ele…

  • Pedro

    Dentro do contexto da propaganda (Leiam as palavras no pé da página) acho perfeitamente válida a propaganda. Sim, tal como o Quintino acho que há uma ironia maior nesta propaganda, que nada mais mostra do que a realidade de pessoas que se comunicam através de uma sub-linguagem como forma de esconder os erros gramaticais e ortográficos. Infelizmente a as coisas são assim, e uma crítica bem humorada aos que escrevem desta maneir talvez não seja de todo o mal (Lugar comum: É rindo que se corrigem os vícios), mesmo que o criador da campanha tenha que desligar seu lobo frontal momentaneamente.

  • Que saudades dos tempo de comerciais da coca-cola vs pepsi.
    Adorava aqueles dos macacos (lembra um ficou esperto e o outro sumiu, ai no comercial da concorrência o outro aparecia se divertindo na praia)

    Sempre gostei dos comerciais de natal da coca-cola também!

    Só que em termos de refrigerante… pra mim, nada supera o pepsi twist!

  • Por falar em comerciais bons!
    O único bom e original (na minha humilde opinião) e aquele do Futura que passa toda hora na Globo.
    Aquele sim foi feito com arte!

  • Novamente: que ironia? Eu perdi e muito a ironia. A única coisa que se assemelha a ironia é a relação entre o slogan "Sprite: as coisas como são" e o texto da campanha.

    O problema pra mim é que o texto é ininteligível pra alguém que leia uma revista. "dixavar" não parece em quase nada com "disfarçar"(se é que é realmente o que seignifica), poderia ser até "deslavar" e ninguém notaria a diferença. Me parece até a idéia "genial" do canal Telecine de exibir uma sessão de filme legendado com legendas em "internetês". Sem mais comentários sobre a felizmente extinta idéia…

    Pra mim, o marco da queda dos comerciais começou com as propagandas de cerveja: boazudas gratuitas, incoerências lógicas aos montes e, claro, a "Zeca-Feira". Caralhas…

  • É pra cair o c* da bunda… eu, como consumidor da propaganda (nem estou falando do produto), me sinto ofendido… triste, muito triste.
    Depois de acabar de carregar a página, só passei os olhos pela propaganda e achei q fosse outra língua… infelizmente chego à conclusão que é!
    Abraço

  • ze

    pra mim esse anuncio respeita o atual posicionamento de comunicaçao da Sprite "as coisas como são"
    essa campanha brinca com a autenticidade das coisas…
    que o namorado da menina usa oculos escuros na praia só pra olhar a bunda das meninas, etc
    nesse caso, fala que as pessoas só escrevem em miguxes pra disfarçar os erros de portugues…ou seja, ta chamando esse povo de BURRO
    e dixavar é gíria para esconder mesmo…nao é uma palavra normal miguxada
    alias, como voces nunca nem ouviram a palavra dixavar? nao é nenhuma palavra nova.
    enfim, acho pertinente ao contexto todo
    e não to comparando com outras propagandas, só analisando o que ela quis dizer…

  • Ironico Louco

    Poxa, não sei em qual sentido que fizeram a propaganda, mas se fizeram em tom de ironia, com certeza esta existe.

    "Geral escreve assim só para disfarçar(será que é isso?) os erros"

    Poxa, definitivamente, o pessoal que escreve assim pode sim simplesmente escrever assim por ser um completo retardado sem capacidade de escrever frases corretas utilizando o português convencional, então, para "disfarçar" essa burrice, eles preferem escrever assim.

  • Há!

    isso ai é questão de marketing, eles não estão nem um pouco preocupados.

    hehehe

    abraços

  • Abominável.

    E, pior para os não-salsinhas, deve ser tendência.

    Cardoso, confere esse comentário no Digital Drops:
    http://www.digitaldrops.com.br/drops/2007/04/phil

  • A primeira vez que vi "miguxês" foi quando ainda tinha conta na AOL e mensagem instantânea. Uma prima do meu marido, francesa, passava o dia no meu Mac a escrever em francês miguxo. Isso foi no tempo do primerio iMac.
    Para entender o francês dela só lendo em voz alta. Deu-me apertão no peito. Depois disso, uns anos depois vejo a trivialização do português.
    POW, né Carlos Cardoso? (literalmente.)

  • Esse "miguxes" devia ser proibido por lei em anuncios e etc… que palhaçada!

  • Achei!! o/ (http://tinyurl.com/2cpxxe)
    Dixavar = esconder. Então, a frase enigmática diz "Geral, escrevi assim só para esconder os erros". Devia ter uma nota de rodapé com a "tradução", né?

  • Conhecia este termo (dixava) de 1993, qd morava em Vila Velha (ES).. coisa de adolescente, nem sabia que existia mais.

    Deprimente o miguxes na revista. Minha mãe teria ignorado.

    Maysa

  • Eu também não bebo Sprite, prefiro aquela outra garrafa verde…Heineken! :D

  • Larga mão cara. Se você não gosta há quem goste. Parabéns pro cara que fez o anúncio.

    Que mania da porra achar que X tá certo e Y é errado.

  • Evandro

    Custei pra fazer a "tradução", mas eu achei bem legal. A frase é bastante irônica. (Geral escreve assim só para esconder os erros.)

    Vocês se lembram da propaganda do guaraná Kuat, que tinha como slogan "Abra a Kbça"?
    Esta sim eu concordo que é idiota.

  • Das pessoas que leram a revista: A diferença da quantidade de pessoas que se encaixam no perfil de 'não ter gostado da propaganda' das que só conhecem é, clara e predominantemente, o público álvo da propaganda. E a razão entre as duas quantidades deve ser multiplicada na crítica, à titulo de correção, antes da sua saida. Acredito que a lógica da garantia e lucro permita fazer isto. Deve valer a pena :)

  • Cynara, concordo q podia ter uma nota de rodapé, seria mais uma chance pra agradar um outro perfil de pessoas.

  • Cynara, concordo q podia ter uma nota de rodapé, seria mais uma chance pra agradar um outro perfil de pessoas. Uma garantia a mais de que nao é um incentivo, mas tbm nao perderia quem gosta do miguxês.

  • Pepsi

    OFFTopic, desculpa misturar os assuntos, mas olhando as imagens nos calendários das blogueiras aqui http://www.trankera.org/blog/2007/12/04/fotos-das
    e reparei que consta sim o link pra cá abaixo do nome Carlos Cardoso. Segundo o comentário no seu post sobre o assunto você tinha falado que não havia link. Eu por acaso estou olhando no lugar errado? Se for isso já fica o link pro pessoal ver as fotos. Até.

  • Pepsi, essa versão que está sendo "divulgada" pelos blogs foi alterada digitalmente por um blogueiro (não eu) para corrigir a sacanagem.

    A versão impressa traz apenas os nomes.

  • Ah, achei que foi mais uma avacalhação com os adeptos do miguxês haha

    mas isso não tira o fato que o anúncio ficou uma droga, comparando com outras campanhas

  • Não consigo perceber como um anúncio que faz pessoas de 26 anos, como eu, se sentirem velhas, e possivelmente causar mais ruído do que se fazer entendido pode ser taxada de lucrativa?! O publico que lê superinteressante entende o que está escrito ali? Alguém com mais de 20 anos, entende o que está escrito ali? A propaganda, dizia um professor conhecido meu, segue a lógica da piada, se você precisa explicar, é porque ela é ruim.

  • Pingback: blahblando.com » Blog Archive » Miguxes ataca a Coca-Cola()

  • EAD

    parabéns pelo blog

    com ótimos temas!!

    continue assim!!

    abrço

  • Hawk

    Pra mim isto está com cara de "tiração de sarro" da Sprite. Acho que eles estão dizendo que estes miguxos não são bem vindos, ou sei lá o que…

  • Geeko

    Ja tinha reparado nesse LIXO da Sprite.

  • boicote total, sem piedade. Morte aos miguxos.

  • Giuliano

    Eu particularmente não consegui ler o anuncio… dois nos 2 olhos….