Presenteie seu blogueiro neste Natal

badsanta.jpg

Eu não sou exatamente o sujeito mais cristão do mundo, até porque ao contrário das Salsinhas de Cristo, quando eu mando alguém pro Inferno eu não desejo realmente isso, mas o espírito de Natal está aí, e não sou ninguém para negar sua essência: Presentes.

Qual o presente para o blogueiro que já tem tudo? Fora uma encenação ao vivo do calendário das blogueiras, não consegui pensar em nada, até que…

Vejamos: mesmo os blogueiros que adoram dinheiro gostam muito de feedback. É importante sabermos que estamos sendo lidos. Ajuda a orientar os textos, ajuda a manter o pé no chão, evita que migremos para a blogosfera intelectual, onde o único leitor que importa é o umbigo. Então, ao invés de dar CDs e gravatas de presente pra meia-dúzia de quatro ou cinco, pensei em um presente bem melhor:

É fato que comentar em blogs cansa. Quem acompanha via RSS então, só se sente tentado a comentar se o post foi MUITO interessante. O RSS é bom para quem lê, mas péssimo para quem escreve, sob esse ponto de vista. Eu mesmo ando comentando muito pouco. Nem neste excelente post do Mr Manson sobre o kibe eu comentei, pura preguiça.

Outro dia deixei um comentário em um blog que eu lia desde o ano passado, e o blogueiro se surpreendeu. Quantos casos iguais acontecem?

Então, vamos presentar os blogs que visitamos e gostamos: Neste final de ano me esforçarei para comentar em todos os posts que ler e achar que tenho algo relevante a dizer (comentário “cool”, “first post”, “legal” é melhor não fazer). Sugiro que você siga esse exemplo. Faça um blogueiro feliz, neste Natal, deixe um comentário.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Jack Stone

    HO HO HO

    Feliz Natal Cardoso!

    O Blog ta campeao!

    So nao fique mais tanto tempo sem atualizar!!!

    Um abraco e feliz natal e prospero ano novo !!!

  • Beleza Cardoso,

    Vou quebrar teu galho, mas não acostuma…

    []'s
    Compulsivo

  • Opa! Cardoso, esse não é primeiro!
    Eu me pergunto, será que blogueiros como o senhor (SENHOR) lêem todos os comentários que recebe?! :D Não precisa responder!

    Bom, gostaria de indicar um texto:
    Código para comentários em blogues

    Abraço!
    PS:Poderíamos fazer uma campanha para este blogueiro desespera:[LINK]

  • Então está aqui meu presente de natal. Bem em conta, diga-se de passagem. Se a idéia pega, eu poderia economizar uma grana colando post-it na testa da parentada que tá esperando um agradinho.

    Fora isso, a única questão que coloco no Contraditorium é a frequencia dos posts. Ler coisas interessantes é sempre bom. E quanto mais, melhor. Faz falta um conteúdo de boa qualidade, como o seu.

  • dalmoh

    Então tá, Feliz Natal!!! E um ano novo de muitas postagens polêmicas e muita salada de salsinha!

  • Pior é que é verdade, uma massagem no ego faz mais bem que um presente físico (não safardanagicamente falando).

    Mas se alguém quiser me dar aquela mulher da foto acima, eu ficaria muito feliz.

  • Apesar de fazer parte da Liga dos Blogueiros de Saco Rôxo, acho seu blogue do caralho, e não comentava por preguiça. Mas o natal tocou mu coração! Passa lá no meu e deixa um "belo post", rs. Abraços.

  • Jojo

    Poxa é mesmo. Eu sempre leio seu blog mas raramente comento.
    Mas é porque eu nunca sei o que comentar (como agora). Sempre acho que meu comentário será inutil! ;)

  • Tentei ser o mais rápido para o óbvio comentário infame mas não consegui.

    Eu tinha acabado de mandar um trackback sobre o pinto de Cristo. Isso sim que é presente de Natal :P

  • Presente pra você, Cardoso: o seu foi o primeiro blog que li, acompanhei, me influenciou e do qual sou leitor até hoje.

    E se me chamar de baba-ovo eu mando tomar no cú.

  • Feliz Natal, aqui seu comentário! hehe.

    Agora, falando sério: gosto bastante tanto do Contraditorium quanto do Blog do Cardoso. Já tinha conhecimento dos blogs há um tempo, mas passei a acompanhá-los de fato após a treta no Radinho. Ultimamente o sr. tem postado pouco, o que é uma pena.

    Abraços,

  • Cá está meu presentinho. Te leio há quase um ano, mas acho que nunca comentei texto nenhum. Como você falou, dá uma preguicinha quando a gente lê por rss. Sem contar que fico meio tímida em comentar nos blogs parrudos como o seu. De qualquer maneira, gosto muito do que você escreve; você é muito engraçado e tem idéias excelentes. Como essa do 'presentei seu blogueiro', hehehe… Beijos!!!

  • Pois é Cardoso, primeiro como leitor, confesso que tenho preguiça de comentar, principalmente porque acompanho pelos feeds. Agora como blogueiro novato, um mês pra dizer a verdade, é dificil começar a se balizar com poucos comentários. Mas tá ai, vou me esforçar.
    Abraços.

  • Pô Cardoso, você até me comoveu agora (já passou) ;). Com um pedido humilde desses como podemos negar. Feliz Natal! ho ho ho!!

    Um abraço quebra costelas do Beto.

  • Opa, valeu pelo comentário!
    A blogueira aqui ficou feliz, e comovida com a campanha! Vou sair um pouco da comodidade dos meus feeds e comentar um pouco por aí também…

    Feliz Natal, tudo de bom!

    Beijo

  • Ótima campanha, Cardoso. Se no Contraditorium, que sempre recebe vários comentários, você veio pedir pra a gente comentar, imagina então o quanto isso importa para os blogs que estão começando agora!

    Em 2008 vamos procurar usar o RSS mais como agregador e menos como substituto dos blogs.

  • valeu o comentário no blog… hehehe

  • pqp! Agora seguindo sua sugestão vou passar por todos os blogs que gosto, quer dizer, bela invenção essa sua, vai levar umas 5 horas pra fazer esse caminho de doido! E me faça um favor, mesmo que não goste ou nunca tenha visto meu blog, dá uma passadinha lá, deixa um comentário mesmo que me mandando pro inferno, quem sabe eu arrumo mais leitores… ;) Que 2008 seja pura fortuna e glória! Abraços

  • Realmente Cardoso, devo admitir que depois que comecei a ler blogs por RSS, eu praticamente parei de comentar em outros blogs.

    E muitas vezes são tantos posts para ler, que acabo passando quase todo o tempo livre lendo outros blogs e o meu fica parado, esperando uma atualização que nunca vem.

    Acho que está na hora de fazer uma filtragem nos RSSs que assino! hehehehe

  • idéia legal, abraço :P

  • Leandro Belisário

    ok…. sou leitor assiduo dos seus blogs….(contraditorium, este e meiobit) acho vc muito criativo…. só que não tenho tempo pra postar…
    Continua assim….
    Seu blog eh mto bom…..

  • Eu raramente saio do leitor de feeds para comentar, mas pedindo dessa maneira não dá pra deixar de atender.

    Daniel Hypeman (ex-Copiador Descarado) do Sr Hype (ex-Cópia Carbono)

  • Você tem razão, Cardoso. Leio muitos blogs por meio do sistema RSS e só se for MUITO chocante eu comento, e olhe lá. Ficamos todos acomodados! Por isso, saí da janela de feeds e vim aqui te desejar Feliz Natal!

  • Pingback: Feliz Natal | Tecnoclasta()

  • Senhor Cardoso,
    Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
    Eu leio sempre os seus blogs e gosto muito.
    Continue sempre a escrever.
    Atenciosamente,
    Liliana Pellegrini

    PS- O seu presente eu dou pessoalmente.

  • Senhor Cardoso,
    Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
    Eu leio sempre os seus blogs e gosto muito.
    Continue sempre a escrever.
    Atenciosamente,
    Liliana Pellegrini

    PS- O seu presente você pega pessoalmente.

  • Por isso que é bom ser blogueiro famoso… rs rs
    E o meu Liliana, não tem?! :(
    kkkkkk

  • Outra idéia interessante seria dar ao blogueiro um produto que o AdSense tenha publicado no blog. Se fosse pra fazer isso você teria acabado de ganhar uma Estampa do Sagrado Coração, já benta!

    O detalhe mais bizarro é o "já benta"!

    É engraçado entrar no seu blog e dar de cara com esses anúncios. E pelo o tanto que você fala das salsinhas de Cristo eles devem dar um bom retorno.

    Feliz Natal Cardoso!
    Sucesso!!!
    rics

  • Felipe Elia

    Ah vai, o post nem foi tão bom assim, mas pelo menos deu o que pensar…

    Cliquei no link do meu Google Reader só pra dizer que acompanho o blog a muito tempo!!

    Parabéns pelo trabalho e quando eu criar meu blog espero ser citado (nada muito grande…) por vc!

    Abração!

  • Carlos

    Apesar de ser leitor compulsivo de blogs, nao costumo comentar porque os leio pelo google reader, mas como acho que pelo ótimo trabalho que vcs fazem, merecem saber que estão sendo lidos e seguidos então Feliz Natal.

  • uma possibilidade de 'meme' onde todos tem a ganhar. é uma boa idéia!

  • ótima campanha Cardoso, todo blogueiro ao escrever um post torce para que seja bastante lido, e torce mais ainda para que seja comentado.
    Feliz natal e um 2008 de sucesso.
    abraços

  • Cardozão, é aquela velha estória…
    Vou puxar teu saco agora, pra não me arrepender depois.
    O tempo para sua dominação-virtual já começou a se esgotar.
    E não duvido muito que já não tenha conseguido.
    Eu não posso te dar um presente extremamente relevante. Mas eu deixo aqui o meu muito obrigado pelo blog e a inspiração que passa à nós blogueiros iniciantes.

    Eu acesso, respeito e busco inspiração em 3 blogs, os quais merecem uma grandesa e respeito muito maior. são esses:
    http://img504.imageshack.us/img504/2613/imagemfd2

    Agora chega de puxar o saco.

  • Moisés

    cardoooso..
    bah, faz um tempão q eu leio teu blog..
    mais pra fala a verdade acho q só comentei em uns 3 ou 4 post teus..
    i olha q eram no meio bit..

    pior que eu sempre leio o meio bit(principalmente quando tu comenta), blog do cardoso, e contraditorium..
    as vezes o morróida..

    mais sempre acho muita coisa interessante..

    mais acho q ta ai..
    obrigado por esse pequeno pedaço de "Cultura"na nossa vida..

    tá, parei de puxar o saco também

    abraço

    feliz natal, e um 2008 repleto de comentarios..

  • Que idéia maravilhosa…
    Cara eu me surpreendo demais com sua facilidade de escrever, acho muito bacana como vc lida com coisas sérias sem perder o senso de humor.

    Acompanho teu blog no RSS há muito tempo mas quase não comento.

    Continue assim cara.
    Feliz Natal e um 2008 cheio de ninfetinhas :D

  • London

    Vais renegar o dreidel agora ? mendigando comentários, a que ponto chegamos.. tsc, tsc, tsc

    O mundo está perdido mesmo !!

    brincadeira !! achei tudo muito "cool" "legal" "valeu" e outros adjetivos bem salsinhas !!

    Shalom,

    London

  • TG

    Mais um comentário de um Cavaleiro da Liga. Feliz natal e um 2008 repleto de felicidades, realizaçoes e adsense.

    Um abraço

  • Cardoso,

    Feliz Natal adiantado.
    Na verdade eu te linkei ontem (não sei se leste o artigo), mas como não dói nada, resolvi comentar também.
    Grande abraço!

  • Acho interessante esse artigo principalmente se levamos em conta que a opção de "comentar" num blog é talvez o recurso mais poderoso que se tem na net. Imagine se pudessemos postar, opinando ou contestando em qualquer tipo de mídia, isso daria ao povo um poder jamais imaginado em qualquer sonho de utopia. Mas enquanto esse dia não chega, vou comentar aqui mesmo, hehe

    Feliz Natal Cardoso

  • Santiago Carvalho

    O que dizer quando se está de mau humor? O quando não há a menor vontade de dizer coisa nenhuma? Mas, já que vc pediu…
    Tenha um feliz natal, um próspero ano novo e que vc receba muitas visitas e muitos comentários! Desejo que vc descubra também um tipo de vacina anti-salsinha, pois se já existisse alguma nos pouparia de muitos aborrecimentos. Se for anti-salsinha-evangélica, então, perfeito! KKKKKKKKKK Meu humor já melhorou. Obrigado, Cardoso!

  • Realmente. Acompanhar o RSS e comentar está se tornando cada vez mais difícil. Vou começar essa campanha por aqui então, hehehehe.

  • RafaelLeandro

    DROGA,
    não consigo mais parar de ler esse blog. Está se tornando viciante. Eu entro aqui e quero saber por exemplo o que o Cardoso acha de Jesus.
    Aí vou até a busca e digito Jesus :)

  • Bem sacada a iniciativa… comentários realmente fazem um blog "respirar"…

    Pronto… tá feliz??? :D

    Abraço!

  • Cardoso, faça você também um blogueiro feliz…

    comente!!! http://techcube.blogspot.com

  • Oláaaa !!

    Recém iserida neste meio que tanto pediu minha presença, ando fuçando e fuxicando os blogs alheios para ver o que acho de interessante .

    Sintonia entre blogueiros (ou não) outro dia eu estava pensando exatamente no que vc fala no post: os comentários e os efeitos que têm em nossa "produção" …

    Post digno de um comentário, texto quase estraído de meus pensamentos e presente de Natal cá estou …. ! Parabéns, gostei muito da forma como vc escreve …. !!

    beijossss e um feliz natal (muitos presentes!!), é claro !! ;)

  • Isso não é um comentário, é um presente.

  • Oi, Cá!

  • Bela idéia de presente. Espero ganhar uns extras.

  • Eduardo

    Muito interessante e inteligente este teu blog. Parabéns! Tenha um feliz natal e… feliz ano novo também!

  • Serve um comentário quando a gente não tem nada a dizer mas se sente absolutamente compelido a deixar os parabéns pela idéia?

    Se servir, taí. Foda!

    Abraço.

  • Verdade. Muito estranho a não participação dos membros, se é que podemos chamar assim os usuários de uma comundiade virtual. É fácil de ver isso em grandes forums, onde os acessos são muitos mas a participação é mínima. Eu mesmo tenho um site muito acessado, mas poucos participam efetivamente. Tanto para comentários quanto para click em anuncios. Se eu tivesse a participação de metade dos meus visitantes, caramba eu estaria numa bem melhor..

  • Vivian Martins

    Não é a primeira nem vai ser a última vez q digo isso Cardoso,mas seu blog é muito bom!Feliz ano novo pra vc!

  • Cardoso, vai aí o meu presente.. pena que não tem emoticon da Hello Kitty pra acompanhar..ehehehe beijos

  • Tenho um certo bloqueio pra comentar blogs, principalmente os mais conhecidos. Nunca tenho nada legal pra dizer/acrescentar, e medo de escrever algo muito idiota, então prefiro ficar na minha. =]

  • Ok, vou esperar meu presente :D :D :D

  • Sentimental que sou, fico morrendo de dó quando entro num blog de bom conteúdo e vejo sob os posts nenhum comentário. Acabo deixando pelo menos um 'muito bom, continua', por que eu sei que quando não há comentários no blog, dá a impressão de que se gritou no deserto. Eu não peço (acho dose blog que fica implorando comentários) mas fico realmente contente quando recebo algum comentário. Acho que prá blogueiro é mesmo o melhor presente! O meu fica aqui: adoro seus blogs, um abraço!

  • Hoje recebi meu primeiro comentário de uma pessoa estranha e que eu não comentei no blog. Fiquei feliz como se tivesse ganhado um presente.
    Se veio do Google não me importa, legal é que me deu esse presente.

  • Hehe tá aí meu presentinho!

    Deve ter um tempão que leio seu blog por feed… algumas vezes já comentei, mas geralmente não comento em nenhum dos que leio por falta de tempo mesmo… :P

    E não sou blogueira… quer dizer, já fui, e estou com um projeto de outro, mas… atualmente… ;o)

    Parabéns pelo blog Cardoso…

  • Feliz Natal Cardoso!

    Certa vez te vi lá no centro do Rio e não falei contigo, senão você fica com pinta de celebridade e aí já viu né. E do jeito que eu sou feio, você ia sair correndo.

    Como você queria um feedback, aí vai um: Qual a diferença ideológica entre o Contraditorium e o CarlosCardoso.com? Aquele artigo sobre o "Santo Prepúcio" ficaria muito bom aqui no Contraditorium.

  • Magno, em teoria o Contraditorium seria o blog sério e respeitável, e o carloscardoso.com o blog-bagunça pra falar besteira e ganhar dinheiro.

  • Achei que fosse isso mesmo, valeu.

  • Pingback: navegantes.blog()

  • Caiado

    Feliz Natal Cardoso!

    Acompanho sempre seu blog, mesmo assinando os feeds, eu abro o site principal.

    Geralmente comento mais no meiobit, apesar de achar super bacana o contraditorium.

    Abraços!