Deixem a MariMoon em paz!

Compartilhe este artigo!

A Marimoon, fotologueira e musa dos miguxos vai apresentar um programa na MTV. Os miguxos estão em festa, já os blogueiros, bem, digamos que não estão muito felizes. Os comentários dos leitores também detonam a menina E a MTV, por sua escolha.

Desculpe, gente, mas mesmo eu não acho que isso seja o fim do mundo. Sem nem partir pra linha “antes ela que a Cicarelli”, vamos pensar: A MTV vai contratar a Nospheratt, para falar de monetização, a Prefeita de São Francisco Xavier pra falar de neurofisiologia ou a Veri pra falar de gadgets?

Esse é o tipo de apresentadora que fala ao público da MTV?

Do mesmo jeito que não gostamos de miguxos nos nossos blogs, eles não gostam de gente que escreva muito, use palavras compridas em seus fotologs. Nós lá, eles aqui (ou algo assim) e todos convivendo pacificamente.

O Noronha critica corretamente a repórter da Capricho por ter chamado a MariMoon de blogueira. Concordo, ela não tem nada de blogueira. Fotologueiro no máximo escreve legendas. Mas daí…. vamos criticá-la por isso? Que me conste o Sebastião Salvado e o Cartier Bresson não escreviam muito em suas fotos. O fato do trabalho dela ser visual não a torna pior do que ninguém.

Só o fato do trabalho ser um infinito showzinho poser, mas isso é outra história.

O fato é que ela fala para o público da MTV. Ela não está sendo chamada para a Academia Brasileira de Letras, não recebeu um convite para criar um blog no Gawker.com. Não está sendo elogiada pelo Veríssimo e pelo João Ubaldo.

Ela é uma fotologueira conhecida, bonitinha, que tem uma enorme legião de seguidores. Por acaso não somos parte dessa legião, mas não somos parte de um monte de outras tribos, e nem por isso atacamos seus membros quando conseguem mais exposição que nós.

Eu entendo perfeitamente a “revolta” do pessoal, afinal estamos falando de Fotolog, algo que só perde para o Orkut. Pior que isso só se surgisse uma notícia “maior piadista do MSN convidado para escrever para o Pânico na TV”. Entendo que é uma exposição “injusta”, afinal ela não cria conteúdo real, no máximo de vez em quando mostra as tufas, mas gente, ENTENDAM: Ela satisfaz seu público.

A Fabiane pode agradar seus leitores quando fala sobre tipografia, mas a verdade é que esse público é a minoria da minoria. Ler um texto sobre técnica tipográfica pode ser interessante para mim, mas é uma tortura para o miguxo fã da MariMoon. Devemos executá-lo por isso? Eu prefiro guardar a munição pra quando esse miguxo adentrar MEUS domínios.

Há blogs onde amam a Hello Kitty, blogs das Salsinhas de Cristo, blogs de atrizes falando sobre sua higiene íntima. Nem por isso ficamos revoltados quando surge um blog mais esquisito, um blog mais “inútil”. Eu ABOMINO poesia, nem por isso prego o fim dos blogs de poesia.

Se podemos ser tão tolerantes com a diversidade, se podemos aceitar tão facilmente que há blogs diferentes para públicos, diferentes, porque não ampliar isso? Vamos aceitar que existe mais do que blogs na Internet, e que internautas não-blogueiros podem atrair um público considerável.

Afinal, ninguém chiou tanto quanto o kibe foi pra Globo. Alguém vai dizer que o Tabet é melhor que a MariMoon? Ela ao menos dá um caldo…



Compartilhe este artigo!