Não seja um Eco-chato com seu Twitter

Compartilhe este artigo!

garbage.jpg

O Twitter foi subvertido, no Brasil, e virou uma espécie de MSN assíncrono. As pessoas usam o Twitter mais para falar umas com as outras do que para fazer microblogging. Os que fazem -direito- acabam sendo absorvidos, tanto que a Bia reclamou que o Fábio Seixas não escreve mais no blog. Pode ser que ele esteja escondido do Jeremias, mas o mais provável é que tenha resolvido suas necessidades bloguísticas via Twitter, daí falta assunto para o blog.

Só que nem todo mundo faz isso. O que mais vejo por aí é:

Uso o Twitter para divulgar aquilo que não vale a pena botar no blog

E antes do Twitter? O que acontecia com aquele conteúdo de segunda?

É MUITO comum em blogs publicarem “resumos da semana”, “drops”, “coisas interessantes que quase valem um post”, “links de fim de semana” e similares. Um material que não vale um post vale muito bem uma referência.

Mas se o material não vale nem uma referência em um post desses em seu blog, ele é obviamente Lixo.

O Twitter então está sendo usado para publicar lixo reciclado. Material que não é nobre o bastante para o blog, em qualquer formato, e que seria jogado fora.

Será que é sábio usar uma ferramenta pessoal, talvez mais pessoal do que o blog, quase um diálogo direto entre duas partes, para divulgar o material mais chato e desinteressante que você encontra?

O Twitter funcionou muito bem como ferramenta de microblogging na MacWorld e na CES (até o servidor cair, claro) mas quanta gente acompanharia o Twitter de um blogueiro que estivesse no evento, se diariamente esse blogueiro usasse o Twitter para enviar lixo? Muito provavelmente você já teria cancelado a assinatura antes, e pensaria 3 vezes antes de re-assinar para acompanhar o evento.

Se você usa o Twitter como MSN, tudo bem. Mas se você usa o Twitter como ferramenta de microblogging, cuidado. Por incrível que pareça, é muito mais fácil parecer irrelevante em 140 caracteres do que em um blog inteiro.

PS: O artigo acima não se aplica a mim. Eu não levo o Twitter a sério.



Compartilhe este artigo!