Usando o iPhone para gerenciar seu (digo, meu) blog

Compartilhe este artigo!

Eu sempre disse que nevegar em dispositivos portáteis é como ver a Luciana Vendramini tomando banho, pelo buraco da fechadura. Por melhor que seja o dispositivo, é desconfortável. Frustrante, eu diria.

Com o advento do iPod Touch / iPhone, eu fiquei MUITO impressionado com o Safari. Pela primeira vez eu me vi usando um navegador portátil porque queria, não porque precisava.

Mesmo assim, ainda é apertado. Para consultas é excelente mas para “interação” não se compara com um computador de verdade. Mas… e para blogueiros?

Vejamos como fica a tela de administração do WordPress no iPod Touch:

Bonito, eu sei, idêntico ao desktop, mas… e se fosse possível otimizar a administração de um site WordPress, aproveitando mais a interface do iPhone, e tornando o seu acesso mais rápido, simples e objetivo?

Pois seus problemas acabaram! Com o plugin WPhone você acessa a área de administração de seu blog via iPhone OU qualquer outro celular (desde que minimamente decente) sem carregar toneladas de imagens e textos inúteis. Vejam como fica, no Touch, a administração de um dos blogs, depois de instalado o plugin:

Bem diferente, não? Mas será essa interface limitada? Vejamos a opção “Write”, onde você pode criar posts ou páginas:

Como você pode ver, estão lá as configurações básicas para criar um post. Na parte de Atividades Recentes temos toda aquela listagem do Dashboard, de quem comentou, quem linkou, etc. Lembre-se que a tela abaixo é só a parte de cima, ainda tem muito dado pra ser exibido.

E quanto aos plugins?

Boa pergunta. Dá para gerenciar plugins sim. Ele lista os plugins instalados, assim:

Ele indica com um botão preto o plugin desligado, com um clarinho o plugin ativo. Clicando no plugin, vem a configuração detalhada:

Também é possível editar categorias, adicionar e remover usuários, gerenciar posts já publicados ou em rascunho, e editar aprovar ou eliminar comentários:

O WPhone é, com certeza, depois do Akismet o melhor plugin que já coloquei em meus blogs. Depois de um dia inteiro no computador, ficar no sofá aprovando comentários via iPod é muito mais confortável do que tostar as jóias da coroa com um Macbook superaquecido no colo.

Quem tem iPhone, iPod Touch, celular decente e WordPress, recomendo a instalação, que não inflúi em nada com o acesso via PC. Ele detecta automaticamente seu telefone.



Compartilhe este artigo!