Senhor Secretário, a segurança no Rio é uma BOSTA! (fora do tom o bastante?)

“Não vamos admitir que façam reivindicações fora do tom, usando sites e blogs”
José Mariano Beltrame, Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro

Eu normalmente não gosto de grevistas e “catigorias”, mas se existe uma classe que é SIM muito mal-paga e SIM precisa de salários excelentes, tanto para atrair bons candidatos quanto para tornar a profissão mais uma vez digna -assim afastando a tentação da corrupção- são os policiais.

Entretanto pelo visto é melhor fazer com que os policiais-blogueiros se calem, do que viabilizar uma polícia bem-paga, bem-treinada, bem-armada E, ASSIM, bem-cobrada.

Nossas “otoridades políticas” esquecem convenientemente casos bem-sucedidos como o de Nova York, onde uma força policial falida foi transformada em uma instituição respeitada, apenas pagando bem, treinando bem, selecionando bem e cobrando de acordo.

Está começando uma caça às bruxas, onde as bruxas são blogueiros de uniforme (os distintivo). É a mesma reclamação (justa) que fazemos quando há blitzes enormes atrapalhando o trânsito, enquanto os bandidos estão confortáveis no alto dos morros. A cúpula da segurança pública (sem maiúsculas) está indo pelo caminho mais fácil. Melhor do que investir, ou mesmo RESPONDER aos blogueiros, preferem usar do Estatuto e “eliminar” os tagarelas.

Lembram do Coronel Paúl, que foi exonerado por cometer o terrível crime de denunciar em seu blog as condições de trabalho da polícia militar do RJ?

E a isso tudo o Sr Secretário de Segurança responde mandando prender, quiçá arrebentar?

Secretário, desça de sua torre de marfim, ande pela Avenida Rio Branco falando ao celular. Fique nos bares do Centro até 11 da noite, depois vá para casa no subúrbio de ônibus.

Isso o senhor não faz.

Pois bem, senhor secretário, já que não quer se expor ao risco diário de seus conterrâneos, e já que não quer dar ouvidos aos seus subalternos (não por opção deles, acredite) ao menos tenha a hombridade de não calá-los.

No dia que fizerem uma reivindicação injusta, no dia que o Alexandre exigir para sair em ronda ser acompanhado pela Patrícia, eu serei o primeiro a chamá-lo de folgado, mas enquanto eles exigirem salários decentes e condições de trabalho, estarei do lado deles, pois a situação caótica, onde o carioca anda com medo, e quando pode FOGE da cidade é muito menos culpa deles e muito mais culpa de políticos como o senhor, que prometem muito mais deixam o Estado na lama como sempre.

Fora do tom? Pode ser, mas infelizmente para o senhor, secretário, eu não sou PM.

Fontes: Flit Paralisante via Diário de um PM

Leia Também:

  • CLAP CLAP CLAP…

    Sobre o texto e o conteúdo não tenho mais nada a dizer, mas eu tirei um screenshot da tela… Não é todo dia que o Cardoso participa de um movimento de trabalhadores :-)

  • Gordo@work

    O sálario do PM do Rio é o mais baixo do Brasil, porque está de acordo com a importância de seu serviço. Como não há crime, não existem motivos para um sálario alto, já o salário do PM do Distrito Federal é o mais alto justamente porque seu serviço é o mais importante. Afinal, oque será do Brasil se ninguem proteger nossos honrados políticos e o Grande Líder da Silva?*

    *Para o bem-estar das salsinhas cardíacas, declaro que o texto é sarcástico.

  • Acho que mais do que defender uma classe trabalhadora, essa é uma questão universal, pois o verdadeiro alvo do secretário é o mais importante direito que um cidadão que vive em nação democratica possui: A liberdade de expressão.

  • Bom! Muito bom saber que outros blogueiros, que não os PMs, também estão de olho nessa palahaçada.

  • Só existe crítica a PM, dizer que é violenta, e tal.
    Mas Meu Deus, quem fala essas coisas colocaria uma farda da polícia e subiria o morro?

  • Fabrício

    Se eu morasse no Rio, imprimiria seu post e iria distribuir na secretaria de segurança pública.

  • Nando

    Muito bom Cardoso.
    Esses secretários gostam de falar e fazer pose, mas quero ver abrir mão do gordo salário deles e enfrentar a bandidagem de peito aberto e cheio de restrições ao abordar criminosos armados.
    Por quê não sobe em uma favela da Rio e pede pros bandidos não saírem do tom durante os tiroteios.
    E a gente ainda tem que aguentar político saindo do tom antes e depois de campanha eleitoral. A diferença é que esse ganham muito bem pra isso.

  • Senhores o Secretario de Segurança fêz um grande beneficio para sociedade em exonerar o Cel. ubirantan na lógica o Cel é gente boa mas não serve para ser Policial porque protege os bandidos que tem dentro da corporação,e a PM tem que ser feita uma limpesa urgrnte afinal hojê tem mais bandido do que Policial Honesto e os que tem boa vontade de trabalhar os PM bandido não deixam.e tambem não é dificil ver Soldado da PM andando de carro importado portanto eu acho que não ganha male são muitos e tem outra se não esta contente com o salario do Estado peça demissão todos tem pratica e conhecimento com bandidagem do morro o traficante te aguarda.

  • Pingback: Meu Google Reader (30/01 - 10/02) | 30 & Alguns()

  • Essa atitude, é comum do sistema. Nas igrejas, e fui evangélico por 17 anos, ocorre o mesmo! Assim é que funciona o sistema. Quanto a situação policial, só dizer que aqui nas bandas do nordeste, é mui semelhante!

  • mateus

    “Senhores o Secretario de Segurança fêz um grande beneficio para sociedade em exonerar o Cel. ubirantan na lógica o Cel é gente boa mas não serve para ser Policial porque protege os bandidos que tem dentro da corporação,e a PM tem que ser feita uma limpesa urgrnte afinal hojê tem mais bandido do que Policial Honesto e os que tem boa vontade de trabalhar os PM bandido não deixam.e tambem não é dificil ver Soldado da PM andando de carro importado portanto eu acho que não ganha male são muitos e tem outra se não esta contente com o salario do Estado peça demissão todos tem pratica e conhecimento com bandidagem do morro o traficante te aguarda.”

    Caro amigo Juarez Salsinha Pereira, reveja seu texto antes de publica-lo você não conseguiu se expressar claramente, mesmo eu, um garoto de 16 anos, consigo o fazer melhor que você =/, alem disso sua opnião é COMPLETAMENTE equivocada e hipócrita, é o tipo de comentario que eu prefiro não ler!

  • Pingback: Meu Google Reader (30/01 - 10/02) | 30 & Alguns()

  • brincadeira !