Dr Roberto, tem site social no Brasil também

Estava vendo esta notícia, sobre dois idiotas pichadores que foram pegos no flagra, em um prédio na Tijuca. RJ.

Achei bem legal a iniciativa, eu gosto quando sites de jornais dão espaço para leitores, sei que muito jornalista jurássico fica irritado, afinal leitor só deveria escrever na seção de cartas, devidamente editado, mas a realidade é que quem consome informação também GERA informação, mesmo que uns não queiram.

Por outro lado, ainda há um longo caminho a seguir. Vejam o rodapé da notícia, padrão no Globo Online:

Notem a parte “compartilhe”. Legal, O Globo tomou conhecimento da Web Social. Del.icio.us, Digg, StumbleUpon…

Mas CACETE, nenhum desses é relevante para o Brasil. No máximo o Del.icio.us. Eu entendo que um link no Digg dá mais retorno que toda a web social brasileira junta, mas quais as chances de um post sobre pichadores cariocas ganhar primeira página?

E o StumbleUpon? Ninguém no Brasil usa esse troço.

Faria muito mais sentido esquecer Digg e similares, e apontar para Ueba, Linkk, diHITT ou Rec6, para ficar com os 4 que já tenho link nos meus sites assim não preciso procurar.

Será pura falta de conhecimento das alternativas nacionais ou a velha e clássica posição da Globo de não citar marcas ou produtos, exceto quando há um contrato de merchandising? Se for isso, lamento informar mas a Web Social não funciona assim.

Se não for, a dica está dada.

Leia Também:

  • marcos

    Certeza que mais gente usa StumbleUpon do que esses três últimos juntos (não que eu esteja defendendo o SU, que não uso).

  • Acredito que eles usaram um plugin com os Del.icio.us, Digg, StumbleUpon e pronto, já tava feito!

  • Eu uso StumbleUpon! E estou no Brasil! Se não gostou… ah, faz nada não. :-P

    Rapaz, você tirou as últimas publicações para arrancar o coro dos profissionais de mídia, hein. E concorco inteiramente com você.

    Profissionais que são considerados geniais e referências em suas áreas (Nizan na propaganda e Globo como divulgador de informações) deveriam estar cientes de como funcionam as coisas nos meios utilizados por eles. E o mais engraçado é que se você for se candidatar a alguma vaga de trabalha nas empresas dos caras vão dizer que esse conhecimento é imprescindível para a vaga…
    http://rafael.bernard-araujo.com

  • "Acredito que eles usaram um plugin com os Del.icio.us, Digg, StumbleUpon e pronto, já tava feito!"

    Tem um plugin para WordPress chamado Sociable, existem dezenas de serviços de 'submissão', talvez eles tenham portado este plugin ao site.

  • StumbleUpon ta crescendo muito no Brasil, ano passado não tinha quase nenhum conteúdo em português, mas agora você já consegue achar alguma coisa com relevancia. Só falta eles botarem uma interface em português.

  • rdt

    Pqp, mas tu gosta de reclamar, hein. Não adianta nem a "velha mídia" dá espaço pro leitor enviar conteúdo: o Cardoso sempre vai acabar achando alguma coisa pra reclamar!

  • Pingback: As formigas somos nozes (ou sistemas emergentes for dummies) « Na aula()